Contabilidade e patrimonio

Categories: Trabalhos

0

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumariando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de declsbes. Evidentemente, o processo decisório decorrente das informações apuradas pela contabilidade não se restringe apenas aos limites da empresa, aos administradores e gerentes, mas também a outros segmentos: investidores, fornecedores de bens e serviços de crédito, bancos, governo, sindicatos, outros bei, S”ipe to Swipe to nex: page interessados.

Relatório contábil é colhidos pela contabi utilizam os dados co aquele setor em det como informes contá or6 ordenada de dados ar às pessoas que f s registrados por ém conhecidos ária de uma empresa é conhecida a traves de dados gerados pela contabilidade, ordenados e padronizados conforme normas, esses dados que permitem conhecer, saber os resultados alcançados pela empresa e também que facilitam a administração da empresa distinguem-se em obrigatórios e não-obrigatórios. Os relatórios contábeis obrigatórios são aqueles exigidos por lei, endo conhecidos como demonstrações contábeis.

A Lel das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada exercício social (ano (ano), a contabilidade fará elaborar com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações contábeis: • Balanço Patrimonial • Demonstração do Resultado do Exercício • Demonstração dos Lucro ou Prejuízos Acumulados • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos • Demonstração dos Fluxo de Caixa • Demonstração do Valor Adicionado • Notas Explicativas

Os relatórios contábeis não-obrigatórios, evidentemente, são aqueles não exigidos por lei, o que não significa que sejam menos importantes. Há relatórios não-obrigatórios imprescindívels para administração. Esses relatórios são criados de acordo com a necessidade de cada um, com o objetivo de facilitar o dia a dia de pessoas com eles envolvidas. Pode ser um relatório de contas a pagar, contas a receber, de custos ou despesas, sobre vendas, inadimplência e assim por diante, como já citei, são criados de acordo com a necessidade de cada um, em cada setor, em cada mpresa, inclusive independente do porte ou ramo de atividade.

Os fatos contábeis são ocorrências que alteram a composição do patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou específico, se propondo assim a apresentar as divergências e evidencias existentes em torno da conceituação dos fatos contábeis. Contudo podemos observar que o controle e a informação sobre o patrimônio. A informação hoje é um dos grandes diferenciais da passagem para o terceiro milênio. Atualmente, o valor está centra dos grandes diferenciais da passagem para o terceiro milênio.

Atualmente, o valor está centrado na cabeça e no esforço inteligente. Quem tem informação tem poder. E isto significa que a contabilidade por ser uma ciência cuja aplicação tem por objetivo, o controle e a informação de todo o Patrimônio. Os fatos contábeis podem ser classificados em: Permutativos, Mistos Modificativos. Os fatos Permutativos não alteram o Patrimônio Líquido, só há uma troca de valores entre duas ou mais contas.

Podemos entender o que existe é uma redução de um valor e o aumento de outro integrante do patrimônio, ou simplesmente a inexistência de uma obrigação. Sendo que os modificam apenas a natureza dos elementos patrimoniais desenvolvidos. Os Fatos Mistos são fatos que acarretam os dois fatos citados acima ocorrendo assim uma permuta juntamente integrada a uma modificação do patrimônio líquido, podendo ser um aumento ou redução, em que se distinguira conforme for a operação realizada pela empresa.

Os fatos Modificativos diminutivos ou aumentativos, não há somente uma troca entre duas contas, e sim o aumento das contas a serem utilizadas no ato em que se encontram, podendo aumentar as despesas, que consequentemente acarretaria uma edução no patrimônio líquido da empresa, ou poderia haver o aumento das receitas, que ao contrario do fato modificativo diminutivo, não existiria a redução do patrimônio liquido e sim o aumento deste propriamente dito. O processo contábil é a maneira pela PAGF3rl(F6 patrimônio liquido e sim o aumento deste propriamente dito.

O processo contábil é a maneira pela qual se realiza uma operação, segundo determinadas normas, métodos e técnicas. O processo contábil envolve: A entidade contábil; O profisslonal contábil; Ocorrência dos atos e fatos; Numa empresa, desde uma micro a uma megaempresa, ocorrem atos administrativos ou de gestão. Um ato administrativo é uma ação que pode ou não resultar em um fato administrativo, mas em si não motiva um registro contábil. Um fato administrativo é toda ocorrência que se verifica no patrimônio e lhe trás variações, específicas ou quantitativas.

São fatos suscetíveis de contabilização e por isso denominados fatos contábeis. para que esse processo contábll seja eficaz, há a necessidade de que algumas etapas sejam desenvolvidas com muita eficiência: Coleta de dados de fatos contábeis com documentação idônea; – Plano de contas adequado; Escrituração feita por profissionais habilitados; – Obsen,’açao integral dos princípios contábeis; Dessa forma haverá eficácia na elaboração dos relatórios e na colaboração dos relatórios à tomada de decisões pelos administradores da empresa. lano de contas é o agrupamento de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa e deve trazer um maior detalhamento de valores. O mesmo pode ser alterado, a fim de acrescentar novas. Cada profissional deve considerar as necessidades específicas de cada empresa e de seus usuár PAGF rofissional deve considerar as necessidades específicas de cada empresa e de seus usuários para a colaboração do plano de contas. Todas as vezes que procedermos a escrituração, precisaremos consultar esse plano de Contas. ? através das contas que a contabilidade consegue desempenhar o seu papel. Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela sua gestão, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos, são registrados em livros próprios através dessas contas. As contas podem ser classificadas em dois grupos: Contas Patrimoniais e Contas de Resultados. As Contas Patrimoniais são as que representamos elementos componentes do patrimônio. Dividem-se em Ativas (Bens e Direitos) e Passivas (Obrigações e Patrimônio Líquido). As Contas de Resultados são as que representam as variações patrimoniais.

Dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas. Existem Contas de Resultados que podem aparecer tanto no grupo das Despesas, quanto no grupo das Receitas. É o caso dos Aluguéis, dos Juros e dos Descontos, que são diferenciados por seus adjetivos empregados. As despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela tilização de semços, objetivando a obtenção de Receita. por exemplo: a energia elétrica consumida, os materiais de limpeza consumidos, o café consumido, os materiais de expedientes consumidos, a utilização de serviços telefônicos etc.

As contas são movimentadas através de débitos e de créditos, para entender o mecanismo do débito e contas são movimentadas através de débitos e de créditos, para entender o mecanismo do débito e crédito das contas é preciso, primeiramente, conhecer a natureza de cada conta. É suficiente entender que, convencional mente, as contas do ativo e as ontas de despesas são de natureza devedora, ou seja, de débito, enquanto as contas do passivo e as contas de receitas são de natureza credora, ou seja, de crédito. ? através destas contas que a contabilidade consegue desempenhar o seu papel. Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela sua gestão, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos, são registrados em livros próprios através dessas contas. Partidas dobradas: O conceito do método de partidas dobradas é que para cada causa existe um efeito, para cada origem existe ma aplicação e para cada débito existe um crédito.

Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos. A idéia do método desenvolveu-se quando se criou a conta capital. A primeira transação financeira da entidade, qual seja, a colocação de dinheiro nas contas da mesma pelos sócios. Toda aplicação tem uma origem de recursos de igual valor, ou seja, todo devedor tem um credor correspondente. Em contabllidade, todos os fatos contábeis devem ser registrados através das partidas dobradas

Plano de negócio lan house

0

Elaboração e Avaliaçao de Projetos or*g to view nut*ge culturais, políticos, ambientais e econômicos podem influenciar negativamente ou positivamente na

Read More

Deus morreu

0

SEGUNDA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2009 Por acaso não soube que Deus Morreu?!!! (Nietzsche) É importante atentar para idéia de

Read More