Contabilidade geral

Categories: Trabalhos

0

Contabilidade Geral 2a. E 3a Série – Ciências Contábeis Profa.

Valdirene Brandão ATIVIDADES EM EQUIPE – 10 BIMESTRE CAPITULO 2: PATRIMONIO 1) Classifique as contas abaixo: B (Bens) , D (Direitos) e O (Obrigações) (D ) Duplicatas a Receber (D ) Aluguéis a Receber (O ) Duplicatas a Pagar Estoques de Mercadorias ( B ) Computadores Máquinas (B )caixa (D ) Clientes ( D ) promlssórias a Fornecedores ( O ) Salários a paga ( O ) Empréstimos a Pagar ( D) Bancos (B ) Imóveis (O ) Impostos a Recolher ors a pagar ção Financeira (B) (O) 2) Escolha a alternativa que contém apenas obrigações: ) Clientes, Capital e Duplicatas a Pagar; b) Fornecedores, Duplicatas a Pagar e Clientes; c) Fornecedores, Duplicatas a Pagar e Aluguéis a Receber; d) Fornecedores, Duplicatas a pagar e Salários a Pagar. ) Escolha a alternativa que contém apenas bens móveis: a) Dinheiro, veículos e terrenos; b) Mesas, armários e casa; c) Computadores, duplicatas e dinheiro; d) Duplicatas a Pagar, Salários a Pagar e Impostos a Pagar; e) Computadores, Veículos e Instalações. positivos são os bens e as obrigações; c) ( V ) Elementos negativos são as obrigações; d) ( V ) O Ativo é composto por bens e direitos; ) ( V ) O passivo é composto por elementos negativos; f) ( V ) O Ativo e o Passivo compõem o patrimônio da empresa; g) ( F ) Direitos e obrigações são elementos negativos. 5) Responda: a) Quais elementos devem figurar do lado esquerdo do gráfico representativo do patrimônio? Resposta: Bens e Direitos (ATIVO) b) Quais elementos deverão figurar do lado direito do gráfico representativo do patrimônio?

Resposta: Obrigações (PASSIVO) e patrimônio Líquido c) Conceitue patrimônio. É o conjunto de Bens e Direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa e as obrigações. d) O que são Bens, e qual sua divisão? Explique cada uma delas. Entende-se por BENS as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Esses bens podem ser: • TANGÍVEIS – têm forma física, são palpáveis: veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios (móveis de escritório), ferramentas, etc. • INTANGÍVEIS- bens incorpóreos, isto é, não palpáveis, não constituídos de matéria (as marcas NIKE, COCA-COLA, etc. , e as patentes de invenção (documentos pelos quais o Estado garante a uma pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção). Os bens, além de tangíveis e intangíveis, podem ser divididos em: • IMÓVEIS são aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição o cios, construções, árvores MÓVEIS – são aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por pessoas: animais, máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias etc e) O que são direitos Dê três exemplos. Entende-se por DIREITOS oU DIREITOS A RECEBER o poder de exigir alguma coisa de terceiros. Exemplos: Caixa, Móveis e Utensílios, Veículos. f) O que são obrigações? Dê três exemplos. As OBRICAÇÔES são dividas que se tem com terceiros.

Na contabilidade, tais dÁ/idas são denominadas OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS, isto é, compromissos que serão reclamados e cujo pagamento será exigido na data do vencimento. Exemplos: Fornecedores, Duplicatas a pagar, Salários a pagar, Impostos a Recolher (Pagar), Empréstimos a Pagar. g) Qual a diferença entre Ativo e Passivo? Ativo corresponde aos bens e direitos de uma entidade ou empresa; Passivo corresponde às obrigações de uma entidade ou empresa, sendo a diferença entre o Ativo e o passivo é o patrimônio Líquido. Ativo – Passivo= PL h) Qual a fórmula do Patrimônio Líquido (PL)? )Quais os tipos de PL ou Situação Liquida? Explique.

Patrimônio Líquido positivo é aquele em que o total do Ativo menos o passwo gera um resultado positivo, ou seja, o ATIVO é maior que o PASSIVO EXIGÍVEL Nesse caso a empresa possui mais bens e direitos que obrigações. Patrimônio Líquido negativo é aquele em que o total do Ativo menos o Passivo gera um resultado negativo, ou seja, o ATIVO é menor que o PASSIVO e caso a empresa possui PAGF3C,FS aquele em que o total do Ativo menos o Passivo gera um resultado Igual a zero, ou seja, o ATIVO é Igual ao PASSIVO EXIGÍVEL. Nesse caso a empresa possui que bens e direitos iguais ?s obrigações. j)Qual a diferença entre Capital Próprio e Capital de Terceiros? CAPITAL PRÓPRIO – são os recursos (financeiros ou materiais) dos proprietános (SÓCIOS ou acionistas) aplicados na empresa. composto pelo TOTAL DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

CAPITAL DE TERCEIROS – sao os recursos de outras pessoas, estranhas à empresa (físicas ou jurídicas), aplicados. Também conhecido como CAPITAL ALHEIO. composto pelo PASSIVO EXIGÍVEL CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE. 6) Classifique em falsas ou verdadeiras as seguintes frases: a) A situação liqulda patrimonial é igual à soma do Atlvo como passivo; (FALSA) ) A situação liquida patrimonial será sempre positiva em decorrência da equação fundamental do patrimônio. ; (FALSA) c) A situação líquida patrimonial é igual ao Ativo diminuído das obrgaçoes; (VERDADEIRA) d) A equação fundamental do patrimônio é expressa da seguinte maneira: (bens + direitos) – (obrigações) = Patrimônio L(quido.

VERDADEIRA) 7) Leia com atenção as afirmativas: a) Ativo maior que Obrigações é a situação líquida positiva; (VERDADEIRA) b) Situação deficitária ocorre quando o total do ativo é igual ao total das obrigações; (FALSA) c) Situação l[quida negativ que passivo a descoberto. orretas ; ) Somente a alternativa A está correta; ( ) Somente as alternativas A e B estão corretas; ( X ) Somente as alternativas A e C estão corretas; ( ) Nenhuma das alternativas está correta. 8) O Contador da Empresa Exemplo, por meio de levantamento realizado, verificou que a entidade tinha os itens patrimoniais relacionados na coluna “nome do item”. Ajude-o a separar esses itens da seguinte forma conforme exemplo: a) Na coluna A, classifique os itens em (B) se for Bem, (D) se for Direito, (O) se for uma Obrigação e (PL) se for patrimônio Liquldo. ) Na Coluna 3, classifique os itens como (A) se estiver no Ativo, P) se estiver no Passivo e (PL) se estiver no Patrimônio 9) A partir da composição das contas patrimoniais, responda: a) Determine o valor do Patrimônio Liquido. ATIVO – PASSIVO EXIGÍVEL 8. 100,00 – 400,00 = 7. 700,00 b) Determine o valor dos Bens. caixa (120,00) + Estoques (700,00) + Imóveis (5. 000,00) = 5. 820,00 c) Determine o valor das obrigações. Fornecedores = 400,00 IO) A partir da composição das contas patrimoniais, responda: a) Qual o total das origens de recursos? TOTAL DO PASSIVO + PL- 27. 300,00 b) Qual o valor do capital de terceiros? CAPITAL DE TERCEIROS- PASSIVO CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE= 5. 680,00 + 3 0,00

Curso cnc

0

SUMÁRIO 1 – Elementos de uma Máquina CNCI 1. 1 – Conceito de CNC 1 1. 2 – Hardware 2

Read More

Homework

0

HOMEWORK 3- BOOK NEW HEADWAY PAG- 108 4- Write a list of pros and cons for one ofthese topics: Older

Read More