Contabilidade industrial

Categories: Trabalhos

0

BENJAMIN PEREIRA FILHO PAULO CÉLIO DE OLIVEIRA SANTOS ROBERTO APARECIDO LOPES A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTABIL/GERENCIAL PARA A TOMADA DE DECISAO DEN RO DA ORGANIZAÇÃO FACULDADE EÇA DE QUEIROS JANDIRA sp – NOVEMBRO/2010 to view nut*ge PAULO CELIO DE OLI ROBERTO APARECID orag A IMPORTÂNCIA DO TE”” CONTÁBIL/GERENCIA DENTRO DA ORGANIZAÇAO o ECISÃO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Administração de Empresas da Faculdade Eça de Queirós, como requisito para a obtenção do titulo de graduado.

Prof. Esp. Rosa Maria dos Santos 2 FOLHA DE APROVAÇAO PAULO CELIO DE OLIVEIRA SANTOS special a grandes mulheres que em meio a tantas dificuldades e adversidades impostas por uma vida cheia de dificuldades, dedicaram suas vidas a criarem seus filhos e dar-lhes o melhor que tinham a oferecer. Mesmo não entendidas por muitos, mas cientes de todos seus atos, seguiram em frente até onde lhes foi permitido, fazendo sempre o melhor que lhes cabiam, sempre com muito amor e carinho.

A estas mulheres, guerreiras e exemplos de vida, chamadas in memória Custódia, mãe de Benjamin, Marinalva, mãe de Paulo e in memória Maria, mãe de Roberto, dedicamos este momento de vitória, pois sem apolo, amor e xemplo, jamais teríamos dado este importante passo em nossas vidas, o nosso muito obrigado, amadas e inesquecíveis mães. 4 AGRADECIMENTOS Não poderíamos deixar de agradecer em primeiro lugar a DEUS que nos proporcionou, em meio a seu infinito amor, condições de concluir este trabalho.

Agradecemos em especial nossas esposas, Eidi, Catia e Roberta, apoiaram em todos os momentos que precisamos nos ausentar, abdicando-se do tempo que por direito lhes pertenciam para nos dedicarmos aos estudos e a realização do sonho de um futuro melhor. Nossos agradecimentos aos mestres que, com perseverança, edicação e crença em seus alunos, m minho a trilhar para o PAGF decisivo em nosso trabalho. EPÍGRAFE “O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma.

Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro” (Franklin D. Roosevelt). 5 RESUMO Este trabalho tem por objetivo mostrar importância da Informação Contábil/Gerencial ao atua PAGF 3 OF nizacional competitivo, Aiming to improve process through the management information and accounting performance of the controller this system enhances the performance of companies plan to produce ast, accurate and especially useful information providing an innovative management structure.

To develop this work we used the methodology of literature to research in order to submit studies on the promotion of managerial accountant information system and present the characteristics of information to managers. Key – words: Controller – Decision Making – Management Information System 8 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Quadro 01 – Três aspectos do Sistema de Informação Contábil (Adaptação) . 17 Quadro 02 – Relacionamento entre a contabilidade e o planejamento . 22 Quadro 03 – Conceito/objetivo sobre Contabilidade Financeira 27 Quadro 04 – Comparação de conceituações disponlVeis . 28 resultados da empresa por período . . 41 Quadro 13 – Comparação dos resultados do desempenho mensal 43 Quadro 14 – Demonstração dos resultados acumulados do 45 ano Quadro 15 – Resultados alcançados no mês de maio de 2009 x 2010 — 48 Quadro 16 – Resultados alcançados até o mês de maio de 2009 x 2010 . 50 SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVO…. … … ?? — APRESENTAÇAO / 09 PROBLEMA…. 10 PROCEDIMENTO RESULTADOS ESPERADOS METODOLOGICO 10 PAGF s OF 11 1. 4 0 Enfoque Sistêmico • • • • • • • • • • • • Funcionamento dos Sistemas — 1. 6 Conceito de Sistemas de Informações — 1 . 7 Classificação dos Sistemas de Informações 1. 8 Modelos de Avaliação de Sistemas de Capítulo 2 – SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS.. 16 18 9 19 20 22 2. 1 Impacto do Sistema de Informação Gerencial nas Organizações………… 3 Capítulo 3 – CARACTERIZAÇÃO DA CONTABI IDADE GERENCIAL 24 Capítulo 4 – CONTABILIDADE FINANCEIRA PAGF 6 6. 3 Compilação dos Dados 5. 4 Comparação do Orçamento Versus Realizado 6. 5 Desempenho Mensal . 6. 6 Desempenho Acumulado no Ano — 6. 7 Comparação do Período Anterior Versus Período Atual „ 6. 8 Comparativo Mensal — — 6. 9 Comparativo 38 39 40 42 47 capítulo 7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS . . . . . . . 52 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 54 APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA PAGF 7 continuidade e na competitividade das organizações.

PROBLEMA Com o desenvolvimento das civilizações, a ascensão industrial, e como resultado do advento da globalização, surgiram grandes empresas comerciais e industriais e ou prestações de serviços, que necessitavam reagir de maneira rápida e concisa ao novo cenário imposto. Com isto, a Contabilidade Gerencial, destacouse dentro do universo da Controladoria, assando a ter maior importância em virtude da dlsponibilidade dos dados por ela gerados, que utilizados proporcionariam auxilio ao executivo na tomada de decisão.

Na atual dinâmica da economia mundial, as empresas são obrigadas a estarem sempre em compasso de mudanças. Nesse contexto, qual o principal papel da Controladoria dentro das organizações? HIPÓTESES I – O profissional responsável pela Controladoria, o “Controller”, gerencia um eficiente sistema de informações para manter o Executivo Principal ou os Gestores Principais, informados sobre os rumos que a empresa deve tomar, baseados em suas anállses e sugestões. II – A Controladoria, dirigida pelo profissional “Controlle<, detem as mais importantes informações da empresa.

Nas empresas onde as decisões são tomadas sem a devida consulta ou apoio informações, tais como: o monitoramento das mudanças tecnológicas, de mercado, de sistemas de gestão, apontando os melhores caminhos a serem seguidos pelas empresas. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Para chegar ao resultado final deste trabalho, será utilizado o método da pesquisa bibliográfica e quantitativa (pesquisa de campo), ou seja, serão estudados alguns autores, bem como colhidas informações na organização escolhida para ealização do trabalho proposto. or fim, será feito um estudo de caso mostrando qual o papel do Sistema de Informação Contábil/Gerencial dentro de uma empresa, cujo objetivo é demonstrar na prática como se comporta esse tipo de sistema no diaa-dia da empresa selecionada. 12 RESULTADOS ESPERADOS Espera-se deste trabalho, contribuir para a elucidação da importância do Sistema de Informação Contábil/Gerencial na gestão empresarial, uma vez que hoje, a informação tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui. 3 INTRODUÇÃO Em um mercado com constantes mudanças e extremamente ompetitivo, existe a necessidade de s as empresas. Para isso, as Gerencial, dando especial enfoque à Contabilidade como Sistema de Informação Gerencial, uma vez que essa possui grande valor estratégico para a análise no processo decisório, no controle, na continuidade e na competitividade das organizaçoes.

Os sistemas de informações (TI) movimentam toda a organização, desde recursos humanos e tecnológicos, sendo que a alteração de um depende do outro, e a mudança que se fizer em uma das partes, trará consequências para a outra. No cotidiano é uma ferramenta administrativa de suma importância para a tomada de ecisão nas modernas organizações, bem como para o desenvolvimento das mesmas. Nota-se que o tema sistema de informação gerencial (SIG) é um assunto complexo, porém, de grande importância.

Destarte, ou seja, assim serão abordadas formas com que a Contabilidade Gerencial contribui nas organizações para a tomada de decisões. 14 Capítulo 1 – OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Segundo afirmam Beuren e Martins (2001). “Os sistemas de informação têm uma relação direta com o processo de gestão, pois são eles que dão o suporte informacional a todas as áreas dao anização, contemplando as etapas do

Louvor e adoração

0

IGREJA EVANGÉ ICA CONGREGACIONAL DE GUARABIRA Organizado por: Sem. Josival Arago ESTUDO BÍBLICO SOBRE LOUVOR E ADORAÇÃO Texto base: João

Read More

Educaçaõ inclusiva

0

Artigo Recursos didáticos na educação especial Jonir Bechara Cerqueira Elise de Melo Borba Ferreira Resumo Os materiais didáticos são de

Read More