Controle de estoque de peças de reposição:

Categories: Trabalhos

0

Controle de estoque de peças de reposição: uma revisão da literatura José Roberto do Regoa*, Marco Aurélio de Mesquitab a*jrrego@eseg. edu. br, IJSP, Brasil bmarco. mesquita@poli. usp. br, USP, Brasil Resumo Estoques de peças de reposição atendem necessidades de manutenção e reparo de produtos de consumo, veículos, máqulnas e equipamentos industriais, acarretando frequentemente altos custos de capital e forte impacto no nível de serviço aos clientes.

A grande multiplicidade de componentes, com ciclos de vida m dificultam a gestão d es da literatura sobrem elos de peças de reposiçã e demanda quanto ndas go apresenta revisão toques ndo tanto a previsão diferentes estágios do ciclo de vida das peças. A partir do levantamento blbliográfico, identificam-se algumas lacunas referentes à decisão de estocagem ou não de um item, elaboração de pedidos iniciais e finais, na integração de modelos de previsão de demanda com o controle de estoque e também de estudos de caso na aplicação prática dos modelos. Palavras-chave Estoque. Peças de reposição. Demanda esporádica. . Introdução Estoques de peças de reposição possuem características distintas de outros estoques nas mpresas. Cohen e Lee (1990), Cohen, Zheng e Agrawal (1997), MLICkStadt (2004), Kurnar (2005) ocorrência de falhas já é um transtorno e a demora nos reparos por falta de peças agrava a percepção negativa do cliente; • Há itens com demanda elevada (em geral itens de maior desgaste e manutenção preventiva), mas a grande maioria tem demanda esporádica; e • O aumento da complexidade dos produtos e a redução dos ciclos de vida geram aumento da quantidade de códigos ativos e risco de obsolescência.

Inicialmente, é importante diferenciar peças descartáveis de reparáveis. Para alguns segmentos, peças de reposição são extremamente caras e seu reparo (ao invés do descarte) é vantajoso; unidades danificadas podem ser substituídas tanto por peças novas quanto por peças recuperadas. Neste caso, os modelos de controle de estoque devem considerar também custos e tempos de reparo. Sherbrooke (2004) discute o caso de peças reparáveis. Outra dimensão do problema está associada à existência de um unico ou múltiplos locais de estocagem (KENNEDY; PATTERSON; FREDENDALL, 2002).

Este artigo concentra-se na revisão da literatura relacionada à gestão de estoques de peças escartáveis em local único. Inicia-se com métodos de previsão específicos para demandas esporádicas. A previsão de demanda é utilizada tanto na parametrização do controle do estoque quanto, em alguns casos, na própria decisão de quanto repor nos estoques. Em segulda, são revistas algumas formas de classificação dos itens para diferenciar o controle Produção, v. 21, n. 4, out. /dez. 011, p. 645-655 d0i: 10. 159WS0103-65132011005000002 *USP, São Paulo, SP, Brasil Recebido 10/01/2010; Ace- PAGF 7 5 10/01/2010; Aceito 26/05/2010 de estoques quanto ao tipo de controle, nível de erviço desejado e custos associados. Os aspectos usualmente considerados nestas classificações incluem valor, criticidade, demanda e a fase do ciclo de vida do produto. O ciclo de vida das peças de reposição está associado ao ciclo de vida dos produtos finais que a empregam (FORTUIN; MARTIN, 1999). ua demanda é afetada por diversos fatores: tamanho e idade da “população” dos produtos finais (vendas, frota circulante, parque instalado, etc), características da manutenção desses produtos (preventiva, corretiva, etc) e características das peças e de suas falhas (desgaste, acidente, envelhecimento, etc). Fortuin (1980) divide o ciclo de vida das peças em três fases: inicial, normal ou repetitiva e fase final. Ao longo destas fases diferentes decisões devem ser tomadas: • Estocar ou não: demandas muito baixas no in(cio do ciclo de vida (e também no seu final) levam o gestor a questionar se a peça deve ou não ser estocada.

Para muitos itens, a demanda é tão baixa que a decisão de não estocar, atendendo a demanda circunstancialmente após a entrada do pedido, pode ser a melhor decisão; • Pedidos iniciais: a incerteza quanto ao crescimento da demanda dificulta o planejamento dos pedidos iniciais; ?? Controle dos estoques: decidido que a peça deve ser estocada, necessita-se de rotina para reposição dos estoques, considerando objetivos diversos (custo e/ ou nível de atendimento) e o comportamento da demanda (crescente, estável, decrescente); e • Pedidos finais: altos custos de rodu ao e manutenção dos process associados PAGF 35 custos de produção e manutenção dos processos produtivos, associados às baixas demandas e fim da vida útil esperada dos produtos levam as empresas a descontinuar a produção de peças em determinado momento. Em alguns casos, pode-se “aproveitar’ a última atelada de produção para formar estoque final de peças Estas diferentes decisões em cada fase do ciclo de vida das peças são abordadas nas seções seguintes deste artigo. 2. Previsão de demanda A maioria das peças de reposição apresenta demanda esporádica, ou seja, ocorrem em determinados momentos, seguidos por intervalos longos e variáveis de ausência de demanda.

Demandas esporádicas são particularmente difíceis de prever e as faltas podem ter custos extremamente elevados (HUA et al. , 2007). Segundo Love (1979), previsões de demanda são pré-requisitos absolutos para o planejamento dos íveis de estoque. Ainda que as previsões estejam sujeitas a erros, o conhecimento destes erros permite a definição dos estoques de segurança necessários. Makridakis, Wheelwright e Hyndman (1998) constitui referência clássica em previsão de demanda. Uma revisão dos últimos 50 anos da literatura de previsão de demanda voltada para gestão de estoques encontra-se em Syntetos, Boylan e Disney (2009). Um aspecto pouco discutido na literatura é a escolha da “janela” de tempo (time bucket ) que caracteriza as demandas.

Evidentemente, as demandas serão mais esporádicas quanto menor for time bucket adotado. Estudos comparativos feitos por Eaves e Kingsman (2004 e Teunter e Duncan (2009) utilizam dados men e Friend 5 dados mensais; Ghobbar e Friend (2003) baseiam-se em dados semanais e Gutierrez, Solis e Mukhopadhyay (2008), em demandas diárias. Uma abordagem mais precisa para o tratamento de demandas intermitentes foi desenvolvida por Krever et al. (2005) para cálculo da demanda média durante o lead-time e sua variância. Nesta abordagem denominada SDA – Single Demand Approach (em oposição aos métodos tradicionais que adotam algum time bucket – PDA – Periodic

Demand Approach são utilizadas três variáveis aleatórias: quantidades demandadas durante o lead-time, intervalos de tempo entre ocorrências de demanda e o próprio lead-time. Diversos autores tratam também da previsão de demanda esporádica (“lumpy “) de peças de reposição, dentre os quais se destacam: Croston (1 972), syntetos e BOYlan (2001), Ghobbar e Fnend (2003), Eaves e Kingsman (2004), Willemain, Smart e Schwarz (2004), Regattieri et al. (2005), Hua et al. (2007), Gutierrez, Solis e Mukhopadhyay (2008), Gomez (2008), Teunter e Duncan (2009). O trabalho pioneiro de Croston (1972) mostra ue o uso de métodos clássicos de suavização exponencial em itens de demanda esporádica gera altos erros de previsão e, por decorrência, estoques de segurança desnecessariamente elevados.

Croston propõe um método alternativo que separa a estimação dos intervalos entre demandas da estimação dos volumes demandados em cada ocorrência. Johnston e Boylan (1995) comparam previsões feitas por suavização exponencial e pelo método de Croston, concluindo que este último se mostra superior quando o intervalo médio entre demandas é maior que 1,25 eríodos de tempo (time bucket Svntetos e PAGF s 5 édio entre demandas é maior que 1,25 períodos de tempo (time bucket ). Syntetos e Boylan (2001) apontam um viés no modelo original de Croston e propõe uma correção, dando origem ao modelo SBA (Syntetos-Boylan Approximation Rego, J. R. et al. Controle de estoque de peças uma revisão da literatura. Prod. v. 21, n. 4, p. 45-655, 201 Ghobbar e Friend (2003) comparam 13 técnicas de previsão de demanda de peças de aeronave e constatam a supenoridade das técnicas: médla móvel ponderada, suavização exponencial dupla (Holt) e Croston. Resultados semelhantes são apresentados em Regattieri et al. 2005). Eaves e Kingsman (2004) avaliam técnicas de previsão de demanda de peças de reposição para a força aérea britânica, incluindo os métodos de Croston e SBA, demonstrando a superioridade do método SBA para um dado nível de serviço. Willemain, Smart e Schwarz (2004) desenvolvem modelos de previsão para demandas esporádicas, utilizando a técnica de reamostragem (bootstrapping) para estimar a distribuição da demanda durante o lead-time, considerando autocorrelação e introduzindo pequenas variações de demanda nas séries originais (jittering).

Comparando o novo modelo com a suavização xponencial e o método de Croston, concluem que o primeiro fornece melhores resultados, especialmente em séries históricas pequenas. Hua et al. (2007) utilizam a reamostragem em conjunto com regressão na previsão de demanda de peças na indústria petroquímica e a antam vantagens do modelo proposto. PAGF 6 35 modelo de previsão baseado em redes neurais, que se mostrou superior aos métodos de suavização exponencial, Croston e SBA. Li e Kuo (2008) desenvolvem o modelo EFNN (Enhanced Fuzzy Neural Network) que utiliza uma lógica fuzzy, em conjunto com o AHP (Analytical Hierarchical Process) e de algoritmos genéticos. Li e Kuo (2008) mostram que o modelo gera resultados melhores utilizando 14 séries de 12 meses.

Gomez (2008) analisou 24 séries temporais classificadas como esporádicas fortes (critério de BOYLAN; SYNTETOS; KARAKOSTAS, 2008), utilizando técnicas de auto-ajuste sobre modelos clássicos de previsão (Suavização Simples, Croston, SBA) e um modelo original baseado em Filtro de Kalman. Para esta amostra, o modelo com Filtro de Kalman apresentou menor MAPE (erro absoluto percentual médio) em 21 séries temporais, enquanto o modelo SBA auto-ajustado foi melhor em três. Teunter e Duncan (2009) comparam os métodos de Média Móvel, Suavização Exponencial Simples, Croston, SBA e Reamostragem (bootstraping). Inicialmente, discute-se a inadequação de medidas de erro de previsão tradicionais (MAD, VISE, MAPE) e recomenda adoção de medidas baseadas no nível de serviço e estoque.

O estudo feito com 5000 peças de reposição para a Força Aérea Britânica comprovou a superioridade das técnicas de Croston, SBA e Reamostragem. Os autores propõem ajustes na previsão de demanda durante o lead-time, para que pedidos sejam disparados nos períodos em que á demanda, obtendo resultados melhores que os onginais. Grande parte dos trabalhos citados são estudos comparativos por simulação ue consideram a previsão de demanda isol staca-se PAGF 7 35 comparativos por simulação que consideram a previsão de demanda isoladamente. Destaca-se que o estudo da demanda precede e orienta a definição das pollticas de controle dos estoques (FOOTE, 1995). ? importante destacar que, até mesmo nos modelos “reativos” (SANTORO, FREIRE, 2008), que não utilizam diretamente previsões de demanda para colocação dos pedidos, necessitam-se estimativas a demanda de médio prazo para definição de seus parâmetros. Tais estimativas devem ser revistas conforme novos dados históricos surgem e a frequência em que isto deve ocorrer é uma questão pouco explorada. Babai et al. (2009) apresentam um modelo de controle de estoque dinâmico (revisão dos parâmetros do modelo a cada intervalo de tempo) baseado em previsões e comparam seu desempenho com um modelo estático tradicional. Os resultados obtidos mostram similaridade quanto aos niveis de serviço e superioridade em custos de estocagem, quando se utiliza o procedimento dinâmico.

Na próxima seção, dlscute-se a classlflcação de peças para efetivo controle de estoque. Dentre os diversos critérios de classificação, estão características da demanda dos itens e sua previsibilidade. 3. Classificação das peças de reposição Conforme Huiskonen (2001) e Boylan, Syntetos e Karakostas (2008), a classificação dos itens é parte essencial dos sistemas de gestão dos estoques, para: i) determinar o nível de atenção gerencial adequado; ii) permitir a escolha do método de previsão de demanda e controle dos estoques, e iii) estabelecer diferentes metas de desempenho nos nlVeis de erviço e giro de estoques entre categorias.

No entanto, a maioria dos trabalhos levantado de entanto, a maioria dos trabalhos levantados utiliza apenas a classificação das peças para escolha do modelo de previsão de demanda em detrimento do método de controle do estoque. As organizações que mantêm estoque de peças de reposição comumente classificam estes itens por diferentes critérios, assumindo diferentes níveis de serviço para cada categoria (SYNTETOS; KEYES; BABAI, 2009). Recomenda-se que peças de reposição no segmento industrial sejam classificadas quanto ? riticidade nas categonas VED – Vital, Essential El Desirable (GAJPAL; GANESH; RAJENDRAN, 1994), v. 21, n. 4, p. 645-655, 2011 647 enquanto produtos de consumo são usualmente classificados em gráficos de Pareta nas categorias ABC – alto, médio e baixo valor (SILVER; PYKE; PETTERSON, 1998).

Willlams (1984) propõe a partição da variância da demanda durante o lead-time em três componentes: variabilidade da frequência da demanda, variabilidade da quantidade por pedido e variabilidade do lead-time. A partir de cortes predefinidos, separaram os itens em três categorias: esporádicos, baixo giro e suaves (smooth). Botter e Fortuin (2000), Sharaf e Helmy (2001) e Suryadi (2003) aplicam o método AHP para categorização VED dos itens, utilizada na decisão de estocagem ou não de um item (Seção 4). Braglia, Grassi e Montanari (2004) aplicam o AHP em conjunto com RCM (Reliability Centered Maintenance) para classificar e s de reposição industriais e decidir entre (ticas de industriais e decidir entre diferentes políticas de estocagem.

Zhang, Hoop e Supatgiat (2001) desenvolvem modelo para mlnimização dos estoques de peças sujeito a restrições de nível médio de serviço e frequência de reposição. A solução é obtida a partir de uma classificação ABC modificada, calculando para cada item o valor de [D i)], onde D representa a demanda anual média do item; c seu custo unitário e L i, o lead-time médio. Esta classificação permite a simplificação do modelo de otimização proposto com a adoção de níveis de serviço por categoria, ao invés de variá-lo item a item. No estudo de caso, obtiveram redução superior a 30% nos custos de estoques com a polltica proposta.

Eaves e Kingsman (2004) retomam o modelo de Williams (1 984), reclassificando as peças de reposição m cinco categorias (Tabela 1): suave, irregular, baixo giro, esporádica leve e esporádica forte. No entanto, os critérios de classificação adotados são arbitrários, impedindo a generalização dos resultados. Foram avaliados os níveis de estoque de uma política de revisão contínua parametrizada com base em previsões obtidas por clnco modelos distintos (SBA, Croston, suavização exponencial simples, média móvel e média do ano anterior), e o método SBA se mostrou consistentemente superior aos demais (gerando menores níveis médios de estoque). Svntetos, Boylan e Crosto Icam

Area de atuação na contabilidade

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO curso superor CIÊNCIAS CONTÁBEIS JOILAN GUIDO RIBEIRO áreas de atuação na contabilidade. São Félix do

Read More

Gatt

0

O QUE FOI O GATT? O GATTfoi elaborado a fim de que estabelecessem regras consensuais para condução de negociações de

Read More