Correntes geostroficas

Categories: Trabalhos

0

Correntes Geostróficas e o lixão do Pacifico Os ventos tendem a se deslocar circularmente por causa das forças de Coriolis, que deflete seu movimento original, ao soprarem na superfície oceânica ocasionam uma acumulo de água na porção central de grandes cinturões de ventos em latitudes medias de cada hemisféno. Esse fenômeno ocorre devido a espiral de Ekman, que demonstra que o fluxo médio resultante da água tem uma direção perpendicular ao vento.

Esta convergência de água para uma região acarreta duas onsequências: elevação do nível da água originando uma coluna d’água e espaçamento da camada superficial. Entretanto, a resposta da água para essa topografia oceânica é a corrida colina abaixo por causa da força de Coriolis, par direita no hemiferio O movimento da águ gravidade e a deflexã PACE 1 ar 2 rte. to é defletido pela rio Sul e para a entre a força da Coriolis, chama- se corrente geostrófica e e um dos principais componentes que contribuem para a formação das grandes correntes superfici Swipe to page superficiais oceânicas.

No Oceano Pacifico, tem-se a área conhecida como “giro do Pacifico”, nesta área existe uma “ilha de lixo”, pois os detritos que caem no oceano são levados pelas correntes marítimas, e com a formação destes enormes giros oceânicos, todo material p ástico que não é dissolvido vai sendo acumulado em seu interior, assim as correntes geostrófica seguram a sujeira que é produzida pela ação humana. O giro do Pacífico não é o único, há outros distribuídos no globo terrestre, como na imagem abaixo: Manchas vermelhas são giros das correntes oceânicas superficiais om maior concentração de detritos plásticos.

A conclusão dessa pesquisa se dá no impacto que esse lixo pode trazer para o ecossistema marinho e a falta de uma fiscalização, no entanto é um problema bastante difícil de ser resolvido, já que não se tem como saber a procedência dos detritos, desse modo é impossível responsabilizar culpados. Referencias: http://cursos. unisanta. br/oceanografia/correntes_marinhas. htm http://www. geomundo. com. br/meio-ambiente-40146. htm http://brinter. blogspot. com. br/

Gestão do conhecimento (anhanguera) respostas aula 01.

0

QUESTÃO 01 : Leia o seguinte texto: Na década de 40 do século passado, cientistas alemães e americanos criaram as

Read More

Atps rema anhanguera

0

Faculdade Anhanguera ENGENHARIA MECÂNICA Resistência dos materiais 2 p ALUNOS: André Carvalho Averton Mauricio Ferreira José Antonio R. Ferreira João

Read More