Crack

Categories: Trabalhos

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL ANA PAULA LIMA DA SILVA MAIA ELAINE GODINHO DE OLIVEIRA ROBERTA LOPES VALENTIM DO LAGO 1 orlo to view nut*ge aNÁLISE CRITICA DO FILME “ôNlBUS 174” E OS FATORES QUE GERAM A VIOLêNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais.

Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: xpectativa de vida, mortalidade infantil, analfabetismo,violência, pobreza, preconceito e exclusão social das camadas mais pobres da sociedade, marginalidade, desigualdade social, dentre outros aspectos. Faremos uma análise crítica do filme “Ônibus 174”, abordando assim a questão social vivenciada hoje na sociedade captalista. 10 variadas, içadas às ruas pela violência familiar, a pobreza, a imposição dos pais ou o simples descrédito com a vida, não se relacionam com outras pessoas que não suam os próprios colegas de rua.

Ninguém lhes dirige a palavra. Os vidros dos arros sobem e pedestres até atravessam a rua ante a presença de um desses garotos. São invisíveis” perante a sociedade que, devido à convivência diária com o problema, passou a encará-lo de forma habitual e a Incorporá-lo à rotina. O filme “Ônibus 174” retrata a história do assaltante Sandro Nascimento, aquele que por quase 5 horas dominou os passageiros do ônibus 174 na cidade do Rio de janeiro. O filme não trata do seqüestro em si, mas sim da história de vida do assaltante.

Sandro, morador de favela que presencia a morte da sua mãe e após uma breve estadia na casa de sua tia resolve orar nas ruas. Sandro vai dormir nas escadas da Candelária, onde passa a ser chamado de “Alê”, é um jovem que se evolve com drogas e também um dos sobreviventes da Chacina da Candelária. Sandro freqüenta o centro de recuperação de menores, mas nada disso adianta, ele foge e comete outros crimes no qual o último acabou levando a um desfeche no qual todo o Brasil acompanhou pelas mídias.

Nesse contexto de realidade, encontramos alguns dos problemas sociais da atualidade como as desigualdades de classe, o preconceito, a exclusão social, o despreparo policial, a alamidade prisional, a pobreza, a prostituição, a omissão do Estado, entre outros. Frutos da desigualdade social existente em nossa sociedade. Vivemos numa sociedade consumista, “imoral e avançada”, onde o virtú, como dizia Maquiavel sobre os valores, consumista, “imoral e avançada”, onde o virtú, como dizia Maquiavel sobre os valores, tem perdido na escala de prioridades para a fortuna (bens materiais).

A sociedade está amparada pela midia que veicula uma necessidade material. Notamos uma influência significativa da midia na sociedade, onde se caracteriza o modelo de cidadão como aquele que tem roupas de boas arcas, carros novos e outros bens que estão longe da realidade econômica da maior parte dos brasileiros. Assim, uma das formas encontradas pelos jovens das classes pobres da sociedade, para atingir seus objetivos, baseados em estilos de vida e na vontade de possuir os bens de consumo mostrados pela mídia, é o crime, sendo esse mundo a unica alternativa para se conseguir dinheiro.

Há ainda a facilidade de acesso às armas e às drogas, além da sensação de impunidade que fortalece cada vez mais o mundo do crime. Alguns trechos do filme revelam as instalações subumanas nas nstituições públicas. um exemplo disto é o Instituto Padre Severino (IPS), a idéia do instituto é sen’ir de triagem até que os adolescentes recebam uma posição da audiência com o juiz. Pela lei, o prazo máximo estipulado para a permanência dos menores infratores é de 45 dias.

Contudo, esse período nem sempre é respeitado. Outro fator que foge das metas estabelecidas desde o momento em que o instituto foi inaugurado é o número de adolescentes no local, que costuma ser superior ao que o local foi programado para receber. Além disso, os meninos que lá vivem estão sujeitos as mais recárias condições de vida, já reportadas por diversos veículos de comunicações. Paredes caindo aos pedaços, mau-cheiro absoluto, gotei reportadas por diversos veículos de comunicações.

Paredes caindo aos pedaços, mau-cheiro absoluto, goteiras e vazamentos por todo lado, ausência total de condições mínimas de higiene – quase nenhum dos menlnos tem escova de dentes, não há banheiros, buracos no chão e esgoto espalhado, ratazanas e baratas invadem os compartimentos gradeados idênticos a celas em que os meninos se amontoam; não há cozinha para a produção de alimentos: são servidas quentinhas que os jovens ão obrigados a consumir em apenas cinco minutos; não há atendimento médico; não há cama ou colchões suficientes para todos.

Também há superlotação nas celas e os meninos que habitam o local reclamam de violência e tortura por parte dos monitores que deveriam tomar conta deles e ajudá-los. Os jovens ali internos não fazem atividade alguma. Uma oficina criada para que se ocupassem e aprendessem algo está parada há três anos, e uma piscina anexa ao local está em ruínas.

Neste e em outros casos,vemos as falhas e o descaso do Estado no sistema carcerário brasileiro, tanto nas instituições para menores uanto para adultos, onde também há um quadro gravíssimo de violações de direitos humanos, com maus tratos e superlotação dos presídios . Com a repercussão na midia no caso do Ônibus 174, desencadearam-se uma série de ações, iniciativas, eventos e mobilizações por parte da sociedade civil e dos governos estadual e federal.

Pressionado pela opinião pública, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, pede a exoneração do comandante da Polícia Militar, o Coronel Sérgio da Cruz. Várias operações também foram implementadas pela polícia, como blitz m ônibus e ruas para Várias operações também foram implementadas pela polícia, como blitz em ônibus e ruas para apreensão de armas e drogas, acirramento dos confrontos com traficantes e divulgação de listas com os nomes de policiais corruptos e envolvidos em crmes.

O Governo Federal, por sua vez, elaborou o Plano Nacional de Segurança Pública, divulgado pelo Ministro da Justiça, José Gregori, e pelo Chefe da Casa Civil, Pedro Parente, no dia 20 de junho de 2000, uma semana após o episódio do ônibus 174. A sociedade civil também se mobilizou em duas passeatas, uma ealizada por associações de moradores da Zona Sul e outra pela organização não-governamental (ONG) Viva Rio, que ainda promoveria um calendário de manifestações a partir do slogan Basta! Eu quero paz! A reação da sociedade perante a este acontecimento foi de indignação diante da violência ocorrida, não pela questão social que levou o rapaz a cometer tal crime, mas pelo medo e por uma mente já engessada de discriminação e preconceito, não enxergando que o rapaz foi apenas mais um produto da desigualdade social que ronda o nosso país, colocando à nossa frente parte da problemática social brasileira. – ATIVIDADE Não só os grandes centros urbanos sofrem essa realidade. As cidades do interior também estão nestas estatísticas de violência, como é o caso da cidade de Teresópolis no interior do estado do Rio de Janeiro.

A reportagem a seguir é de um jornal local “O Diário de Teresópolis”, que retrata uma situação parecida com a do filme “Ônibus 174”, pois envolve menores e um dos fatores de violência ressaltados no texto da ATIVIDADE I, que é a vontade de possuir os bens de consumo mostra PAGF 10 violência ressaltados no texto da ATIVIDADE l, que é a vontade e possuir os bens de consumo mostrados pela midia levando adolescentes de baixa renda a cometerem crimes. A reportagem foi feita pela repórter Ellane Almeida. MENORES DETIDOS DEPOIS DE ASSALTAR COM ARMA DE BRINQUEDO – Vítimas foram outros dois adolescentes Dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos e levados para a 1 10a Delegacia de Polícia após serem acusados de assalto à mão armada. Eles foram reconhecidos por assaltarem e agredirem dois adolescentes com 16 e 17 anos, na noite do último sábado, por volta das 21h, quando as vítimas, moradores da Fonte Santa, passavam em frente ao INSS, na Várzea. Os autores usaram uma arma de fogo e roubaram mochilas, celulares, bonés, casacos e estojos escolares.

Após o assalto, as vítimas acionaram a Polícia Militar – que rapidamente chegou ao local. Os militares fizeram buscas e localizaram os acusados, moradores do Rosário, que estavam com os pertences das vitimas. Os menores infratores foram levados para delegacia, onde foi constatada que a arma utilizada na ação criminosa era de brinquedo. Os acusados foram acompanhados pelo Conselho Tutelar e autuados pelo fato análogo ao crime de roubo, sendo encaminhados para o Criam em seguida. (RO 4489/AAAPAI 843). Já na Rua Muqui, no Centro, dois menores também foram apreendidos, acusados de assalto à mão armada.

Eles teriam rendido outro adolescente, também utilizando uma arma de brinquedo. Na ação, os adolescentes levaram uma mochila, casaco, celulares, material escolar. Os acusados foram presos quando estavam no Parque Regadas, bebendo cervejas. ” Devido aos acontecimentos r Devido aos acontecimentos relacionados a menores nos últimos anos foi promovido em Teresópolis além de outras ações, o Seminário de Construção do plano Municipal de Medidas Socioeducativas SINASE/SUAS. O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), ligado ao Sistema l. Jnico de Assistência Social (SUAS), que está sendo implantando em diversos municípios do Brasil. O evento é promovido em parceria pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A municipalização do atendimento socioeducativo é uma intervenção proposta pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que entende que adolescentes que cometem pequenos atos de infração (entre 12 e 18 anos) têm mais chances de serem recuperados através de programas de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade.

São medidas mais eficientes na diminuição da violência e na reinserção dos jovens na vida social e familiar. Reunindo representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e de instituições governamentais e não- governamentais que prestam assistência à criança e ao adolescente no município, o seminário abordou a realidade dos jovens atendidos pelas medidas socioeducativas em Teresópolis e apresentou o trabalho realizado em várias entidades que atendem a esta parcela da população.

Neste Seminário foi constituido a construção do Plano Municipal o documento omprova o compromisso do Governo Municipal com a aplicação das medidas socioeducativas aos jovens que cometem atos infracionais, no regime de liberdade assistida. Segundo o Secretário Rudimar Caberlon, o Governo Municipal Já regime de liberdade assistida. já está executando o Plano Municipal, para dar sequência ao que foi aprovado no seminário. “A recuperação dos jovens também passa pelo resgate do convívio familiar.

Todo o atendimento é feito pela equipe do CREAS, composta por assistente social, psicóloga, advogada e orientadora socioeducativa. Ao mesmo tempo em que atende o adolescente que cometeu um ato nfracional, o Centro também trabalha com a fam(lia”, concluiu. CONCLUSÃO No Brasil existe uma grande desigualdade social, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país Como não dá para apagar com uma borracha toda a maldade do ser humano, tem-se q sso gradual e objetivo, diminuir a violência.

Essa situação faz o cidadão não ter perspectiva para um futuro promissor, aliado a uma perversaeducação familiar que passa de geração para geração. De forma urgente, precisamos mudar o comportamento social para que a violência não se alastre e que todos tenham realmente direitos iguais. Que ninguém tenha que fazer anifestações exigindo que se cumpram seus direitos, pois se são direitos devem ser obrigatórios. Que todos tenham segurança para que ninguém precise comprar uma arma para se defender de delinqüentes inconseqüentes.

E que ninguém precise virar um delinquente por falta de oportunidade, por fome ou para saciar a de seus filhos. REFERÊNC AS ALBIAZZETTI, Giane; BARBOZA sergjo G. Ciência política. São Paulo: Pearson Education, 2009. SIKORSKI, Daniela. Oficina de Formação: Questão Soclal. São Paulo: Pearson, 2009. ARBEX, Marco Aurélio. Economia Politica. São Paulo: Pearson. Ferreira, Claudia Maria. Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III. São Paulo: Pearson, 2009.

ALMEIDA, Eliane. Menores detidos depois de assaltar com arma de brinquedo. Disponivel em: http://wwm’. odiariodeteresopolis . com. br/leitura_noticias. asp? IdNoticia-12569 Acesso em: 27/10/2011 SILVANO, Thiago Firmino. Fatores geradores da Violência. Disponível em: http://www. coladaweb. com/sociologia/fatores -geradores-da-violencia. Acesso: 02/11 /2011 MIRANDA,MarceIo. Última parada 174 e Ônibus 174: teses que se confirmam. Disponivel: htt . com. br/site/artieos/contr . Acesso em:

Gestao empresarial

0

OBJECTIVOS • Facultar aos alunos os conceitos fundamentais em gestão, proporcionando uma visão global das Empresas/Organizações no funcionamento do seu

Read More

Exercicios matematica

0

Professor: Pedro Hiane Email: pedro. hiane@bol. com. br Lista de Exercícios – Aula 1 1) Reparta 630 em partes diretamente

Read More