Crack

Categories: Trabalhos

0

Artigos destacados I Camaiurás I [pic] Os camaiurás constituem uma etnia indígena brasileira. Habitantes do Parque Indígena do Xingu, às margens da zona de confluência I entre dois importantes rios da micro-bacia xinguana, os camaiurás pertencem ao grupo étnico e linguístico tupi-guarani, Swipe to page estando ‘inseridos na zona c um sistema tradicion ta:” • Ido intenso process org camaurás possuem erogeneidade, fruto al e dos enérgicos laços de coesão que mant m com outras sociedades indígenas do mesmo I espaço geográfico.

Entre os indigenas do grupo, vigora um sistema de organização civil peculiar, caracterizado por um único complexo de imensas ocas ‘comunitárias circularmente dispostas ao redor de um terreiro público. Tal espaço, formado a partir da convergência de quatro vias ‘principais, destina-se à celebração dos rit ritos e tradições referentes à cosmologia do povo. As habitações, primordialmente I constituídas por taquaras e palha, podem chegar a trinta metros de comprimento e abrgar várias famllias, segundo a lancestralidade que possuam.

A sociedade, embora rigidamente patriarcal, não menospreza o papel feminino, encarregando as mulheres I da tutela dos filhos, manutenção da ordem doméstica, plantio e colheita das ra[zes comestíveis e preparação dos alimentos, enquanto compete ao homem a obtenção proteica e a limpeza da roça na qual será plantada a mandioca. Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”.

Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, “racial” e “sexual”. De modo geral, das o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada “estereótipo”. Exemplos: “todos os alemães são prepotentes”, ou “todos os ingleses são frios”.

Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em aracterísticas sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando PAGFarl(F3 culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.

Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que az parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio. Os sentimentos negativos em relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber (1864-1920), o indivíduo é responsável pelas ações que toma. Uma atitude hostil, negativa ou agressiva em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito. l] Segundo Paradela e colaboradores (2006) [2], alguns buscam utilizar a ciência, especialmente a “genética”, para criar situações que justifiquem o preconceito. De tal forma, os autores definem que que os fundamentos evolutivos para o surgimento da espécie humana e os aspectos genéticos a respeito da expressão de genes fornecem respaldo para a afirmação de que não há raças humanas. Adicionalmente, a classificação dessas supostas raças por características como cor de pele e inteligência não é aceitável. PAGF3ÜF3

Isso

0

Bernardo Clis Fleury de Campos Curado (Corumbá de Goiás, 15 de novembro de 1915 — Corumbá de Goiás, 30 de

Read More

Realtório de estagio

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO Curso de Comunicação Social com Habilitação em Radialismo – Rádio e Maria Izabel

Read More