Crack

Categories: Trabalhos

0

(l . 2) HISTORICAMENTE COMO OCORREU A RELAÇÃO URBANIZAÇAO X POPULAÇAO? HA EXCLUSAO NOS DIFERENTES MOMENTOS DE EXPANSÃO URBANA NO BRASIL. EM 1808 COM A CHEGADA DA FAMILIA REAL: EM 1903/4 COM AS REFORMAS DE PEREIRA PASSOS. O MESMO OCORRE EM SÃO PAULO? A chegada da Corte proporcionou reflexos nos negócios; A partir de 1808 não se pode mais falar que o Brasil é uma colônia. Com a chegada da Família Real e da Corte Portuguesa a cidade do Rio de Janeiro neste ano, o Centro-sul da América Portuguesa passam a cumprir um papel de metrópole ante o resto do Império português.

Além da abertura dos portos, a presença da família real gerou Swipe to nex: page uma maior dinâmica característica que pe an ar 3 de hoje. pode-se dize u: to view ocupação do Rio foi ? momento histórico a de subatividades, ro até os dias s cruciais para a em 1888. Esse áo cafeeira no Brasil, a massa populacional aumenta consideravelmente, do campo para as cidades. Além disso, a Lei Áurea criou instantaneamente uma imensa massa de desempregados miseráveis, analfabetos e sem qualquer capacitação profissional.

Foram esses novos desempregados que começaram a se amontoar no Centro do Rio ao longo da segunda metade do século XIX. Naturalmente, a demanda por moradia e emprego era muito maior que a oferta, restando a e essa massa o improviso. O Rio de Janeiro, então uma cidade que acumulava as funções administrativa e portuária, foi vendo as ruas estreitas e tortas de seu centro antigo lotarem de cortiços.

Sob o argumento da higienização da cldade do Rio – higienização que de fato houve – a gestão Pereira Passos em quatro anos deu sequência a um plano que já havia sido iniciado anos antes com a derrubada de alguns cortiços (como o célebre Cabeça- de-Porco). Nesse período inúmeros moradores do Centro eceberam ordens de despejo, e seus cortiços foram postos abaixo para a construção de avenidas, praças e novos edifícios. Com as obras de demolição, vários prédios que serviam de moradia às populações pobres, foram destruídas.

De fato com o alargamento das ruas centrais e a inauguração de novas vias de comunicação, ocorreu a destruição de inúmeros cortiços, que eram entendidos como sínteses da insalubridade e da violência, espaço da barbárie. Uma das maiores preocupações de Pereira Passos era com a higiene e, para executar planos de saneamento básico contou com a ajuda e orientação de Oswaldo Cruz. Um dos episódios mais marcantes dessa empreitada foi a “Revolta da Vacina”, em 1904.

As pessoas temiam ser vacinadas e era preciso que os agentes de saúde fossem até a casa de todos acompanhados da polícia e isso gerou um grande descontentamento. A reorganização do espaço urbano carioca, sob novas orientações econômicas e ideológicas, não condizia com a presença de p PAGFarl(F3 urbano carioca, sob novas orientações econômicas e ideológicas, não condizia com a presença de pobres na área central da cidade. Afastar os pobres da área central da cidade e não permiti-los ntrar nas áreas nobres são objetivos de todos os prefeitos até Pereira Passos.

A cidade com a reforma define quem deve ou não deve estar na area centra. Uma cidade nasce a partir do momento em que um determinado número de pessoas se instala numa certa região através de um processo chamado de urbanização. Diversos fatores são determinantes na formação das cidades, tais como a industrialização, o crescimento demográfico. Etc… A rede urbana interfere na vida das pessoas de maneiras diferentes. As pessoas de classe social mais alta podem aproveltar de tudo numa metrópole, todos os recursos stão à disposição.

Mas outros que já não podem nem levar ao mercado o que produzem, são presos aos preços e as carências locais. Para estes a rede urbana não é totalmente uma realidade. As condições de determinada região determinam a desigualdade entre as pessoas. Por isso, muitos são cidadãos diminuídos ou incompletos. O mesmo ocorre em São Paulo outro fator do crescimento de São Paulo foi à expansão da produção do café, “Em São Paulo cada vez mais as classes média e acima da média se concentram no quadrante sudoeste da cidade. As classes baixas ocupam outras regiões. “. PAGF3ÜF3

Prevenção de acidentes

0

Trabalho Prevenção de Acidentes Capítulo 1 – Acidentes ATIVIDADE 1 0 QUE E ACIDENTE Acidente é um evento não programado

Read More

Resenha a importancia do ato de ler

0

O livro “A Importância do Ato de Ler de Paulo Freire inicia falando dos diferentes momentos em que o ato

Read More