Crescimento da controladoria na area publica

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO I INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSAO 5 REFERÊNCIAS 6 INTRODUÇAO A contabllidade tem um campo de atuação muito amplo e que as informações geradas pela contabilidade são utilizadas por uma gama muito grande de usuários, cada um com seu interesse particular. Como dito an de atuação, onde o c tador uma delas, onde será Neste trabalh ors 1h vide em várias áreas e especializar em m vasto estudo. içóes importantes da profissão contábil e será também evidenciada a importância de alguns tópcos como a controladoria, o planejamento tributário, auditoria e pericia e a contabilidade como um todo. DESENVOLVIMENTO 1 a Importancia da contabilidade na atualidade dos fatos contábeis os empresários, proprietários, controladores têm uma forma mais sólida e tempo maior para o planejamento tributário, além de conhecerem exatamente os níveis de lucratlvidade de suas operações e rentabilldade do capital aplicado no empreendimento realizado.

Outra aquisição da contabilidade moderna é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A NF-e, sem dúvida, representa uma modernização tributária, a qual o sucesso depende da forma de comunicação, do planejamento e do apoio de uma empresa de onsultoria experiente, que possa atender todas as necessidades do processo. A obrigação em emitir a nota fiscal eletrônica trouxe algumas oportunidades de ganho para o Estado, como uma maior eficiência da fiscalização, dificultando assim fraudes e sonegações e maior transparência, redução de papel a ser utilizado na emissão das Notas Fiscais, entre outros.

A nota fiscal eletrônica também trouxe ao administrador público vantagens, tais como a necessidade de planejar mais detalhadamente um projeto, o maior engajamento de empresas e contadores, a decisão entre utilizar estrutura própria ou de erceiros, entre outros detalhes. Porém a tecnologia não substitui, de maneira alguma, o papel do Contador, sendo essencial para a empresa, primeiro porque é obrigatório, segundo porque nenhuma máquina toma decisões, analisa fatores internos e externos, busca soluções nem mesmo pensa deforma humana e flexível.

A tecnologia e com ela as máquinas são feitas para o auxilio na profissão, para a agilidade das informações, e nesse sentido cumprem muito bem com o seu papel. 2 Áreas de Atuação dade profissional. Dentre as principais áreas podemos citar: • Contabilidade Fiscal: também conhecida como ontabilidade tributária é usualmente utilizada para designar a escrituração de fatos que geram obrgações tributárias e fiscais. ?? Contabilidade Pública: é o principal sistema de controle e fiscalização que o governo utiliza para informações voltadas a selecionar, registrar, resumir, interpretar, e divulgar os fatos mensuráveis em moeda, que afetam as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais dos entes públicos. • Contabilidade Gerencial: é a contabilidade voltada ao fornecimento de informações para usuários interno à organização ou seja, aqueles estabelecidos dentro da empresa e responsáveis ela dlreção e controle das diversas operações. ?? Contabilidade Financeira: a contabilidade financeira é o oposto à gerencial, ou seja, foca os usuários externos ? organização, tais como bancos, acionistas, governo e etc. • Contabilidade do Agronegócio: atua em empresas com atividade rural. • Auditoria: é o exame comprobatório relativo às atividades contábeis e financeiras de uma empresa ou instituição e o contador pode realizar dois tipos de auditoria que são a auditoria operacional e a auditoria contábil. Também existem duas formas de auditoria, interna e externa, que veremos mais ao ecorrer do trabalho. ?? Perícia Contábil: elabora laudos em processos judiciais ou extrajudiciais sobre entidades com suspeitas financeiras causadas por erros ou sonegação. Relembrando que esses não são todos os campos de atuação que um profissional da área contábil pode atuar e sim algumas das principais. 2 CONTROLADORI ENTO TRIBUTÁRIO Atualmente as administrações públicas estão buscando se adaptar às inúmeras mudanças que vêm acontecendo nos últimos anos. Assim, os gestores precisam se utilizar de melos e estratégias eficientes para às necessidades no que se refere aos serviços públicos. Crescimento da Controladoria na Área Pública Dessa maneira, o papel da controladoria torna-se de fundamental importância, tendo em vista que a mesma é responsável pela busca de estratégias que atendam as necessidades das entidades públicas através de um sistema de informações que garante a tomada de decisão aos gestores públicos além de auxiliar a administração em busca da eficiência e eficácia nos resultados oferecendo aos gestores as melhores alternativas durante o processo decisório.

O crescimento da controladoria na área pública deu- se pela péssima gestão, a crise de maus desempenhos em nvestimentos, tomada de decisões erronias, resultando na baixa qualidade da prestação dos serviços públicos. Tantos problemas por falta de profissionalismo na organização fez com que a busca por uma Administração Pública gerencial contemplasse e buscasse mais a perfeição em dados corretos e o aumento da eficiência, e à ênfase nas politicas públicas como instrumentos garantidores de um referencial de modernidade.

Amplamente difundidas no setor privado, a adoção de metodologias de gestão que melhoravam os resultados e desempenhos das entidades foram adaptadas às peculiaridades a Administração Pública, onde re resenta um grande avanço para que fosse alcançada estão. forma de administrar os entes públicos municipais, buscando melhoria na aplicação dos recursos existentes e, conseqüentemente, o seu melhor desempenho, pois através da administração pública os gestores buscam satisfazer as necessidades de interesse coletivo investigando as carências da comunidade para então supri-las através dos serviços públicos.

CONCLUSÃO do exposto, podemos concluir que nao soh o grande empresario necessita da contabilidade para ter o controle financeiro, tributariose de gerenciamento de suas operações. contabilidade é indispensavel tambem para que todas as categorias de empresarios possamsaber com precisao a sua lucratividade por segmento operacional e ateh por produto fabricado ou revendido, alem de ter a rentabilidadedo capital investido e a produtividade da mao-de-obra e dos equipamentos utilizados. contabilidade possibilita ainda o perfeitoconhecimento do montante dos ativos fixos e variaveis e dos passivos. atraves da análise das Demonstraçoes Contabeis Sao obtidosa situaçao líquida patrimonial da empresa nas diversas etapas do negocio e ainda diversos índices de liquidez e de riscos de credito.

Biomaterias

0

Dispositivo é algo conceitualizado e fabricado para uma função particular. A substância tem propriedades ideais para o correto funcionamento do

Read More

Atps de estatistica

0

ATPS – ESTATISTICA Série: 20 Situaçao 2 Nome: Curso: Engenharia Elétrica Turma:D Professora: Mabel Bianchi Um motor de um foguete

Read More