Crise do sistema colonial – brasil

Categories: Trabalhos

0

Inconfidência Mineira A Inconfidência Mineira ocorreu na Região de Minas Gerais com uma grande insurreição colonial, contra o domínio Português. As conseqüências do domínio Português no Brasil era a excessiva carga de impostos sobre a atlvidade mineradora as restrições impostos pelo pacto colonial e a fa ta de liberdade e de autonomia administrativa na colônia. Desde 1730, estava estabelecida pela Coroa a arrecadação mínima anual de 100 arrobas de ouro (equivalente a 1,5 toneladas), se caso não atingisse essa meta, a diferença seria Cobrada de toda a população até que a cota determinada fosse lcançada.

A Inconfidência Minei as org idéias separatistas, s e • to view Brasil. Conjuração Baiana ra influenciada por por Portugal no A conjuração baiana aconteceu na Bahia em 1798, e apresentou importantes características separatistas. E por sua vez foi influenciada por diversos fatores de caráter interno. Comerciante e alfaiates foram Influenciados pelas idéias iluministas questionando a exploração portuguesa no território brasileiro.

A conjuração baiana foi incisiva na abolição da escravatura, ao contrario da conjuração Mineira que não era a favor do fim da scravatura, pelo motivo da mão de obra barata. Nenhuma das duas Inconfidências Mineira e Baiana teve sucesso na luta pelo f fim da exploração portuguesa, mas teve uma grande influencia na emancipação política do Brasil. Separação Brasil Portugal Um dos fatores que culminaram na separação do Brasil colônia de Portugal, foi à independência dos EUA.

Que teve inicio com, o com a obrigação dos colonos dos EUA a pagar uma taxa adicional sob qualquer carregamento de açúcar que não pertencesse as colônias britânicas. Inconformados com tais desmandos e inspirados pelos escritos os e pensadores John Locke e Thomas paine, opositores da dominação colonial, os colonos norte-americanos começaram a se opor à presença britânica. Os britânicos não conformados com a exigência das treze colônias confrontaram-se marcando a história com a chamada Guerra de Independência das Treze colônias.

Após vencer a 1 a batalha de caráter separatista, os EUA Adota um sistema político, republicano e federalista, que transmite seus ideais de liberdade e prosperidade para a America do sul, influenciando o Brasil para novas revoluções contra o dominio da metrópole. Provocando o enfraquecimento do colonialismo e a sustentação do liberalismo comercia no brasil. E ainda Mais tarde quando o Brasil consegue se separar de Portugal é o primeiro país a reconhecer oficialmente a separação.

Vinda da Família Real para o Brasil Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições mili PAGFarl(F3 preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônla, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.

Nos quatorze navios, além da família real, vieram centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa. Trouxeram também muito dinheiro, obras de arte, documentos, livros, bens pessoais e outros objetos de valor. D. João adotou várias medidas econômicas que favoreceram o desenvolvimento brasileiro. Entre as principais, podemos citar: estímulo ao estabelecimento de indústrias no Brasll, construção e estradas, cancelamento da lei que não permitia a criação de fábricas no Brasil, reformas em portos, criação do Banco do Brasil e instalação da Junta de Comércio.

Do ponto de vista cultural, o Brasil também saiu ganhando com algumas medidas tomadas por D. João. O rei trouxe a Missão Francesa para o Brasil, estimulando o desenvolvimento das artes em nosso país. Criou o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes e o Observatório Astronômico. Vários cursos foram criados (agricultura, cirurgia, química, desenho técnico, etc) nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. PAGF3ÜF3

Stock and derivative intruments

0

Capital and Finance Markets Stock and Derivative Instruments Marta Cristina Amorim Miranda – Erasmus Program UWM Stock and Derivative Instruments

Read More

Fases do processo de criação da lei

0

FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES FELIPE STELZENBERGER PROCESSO LEGISLATIVO FASES DA ELABORAÇÃO DA LEI ARIQUEMES 2012 FACULDADES INTEG Felipe Stelzenberger PROCESSO

Read More