Critério de avaliação de estoque

Categories: Trabalhos

0

[picl SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS ELAINE GALDINO LIMA CAMPOS ar 6 Swipe to page CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES pelos critérios PEPS, UEPS, preço específico, custo médio ponderado móvel, e também será apresentado o controle de estoques que será demonstrado pela ficha de controle de estoque, pelo inventario permanente, para os critérios: REPS, UEPS, Custo Médio ponderado móvel. Esses critérios são utilizados para a determinação dos custos de produtos estocados e a venda.

Tanto as vendas como as compras das mercadorias têm seus tributos. O item II do artigo 183 da Lei das Sociedades por Ações trata do critério básico de avaliação dos estoques, como segue: “Os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, serão avaliados pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-la ao valor de mercado, quando este for inferior. No caso dos impostos devem se considerar ICMS, PIS e COFINS – No caso de ser incluso no preço, ou pago, e não sendo recuperáveis fiscalmente, tais impostos devem integrar o custo e aquisição. No caso, todavia, em que o ICMS, PIS e COFINS, são fiscalmente recuperáveis, não deverão fazer parte dos estoques, ou seja, neste caso os impostos serão lançados a débito de ICMS, COFINS ou PIS a compensar. Esses critérios servem para organização da movimentação de mercadorias, o mais utilizado no Brasil é o custo médio ponderado móvel. DESENVOLVIMENTO produto em datas diferentes, pagando por ele preços variados, o custo dessas mercadorias estocadas poderá ser determinado por meio dos seguintes critérios: preço específico, PEPS, UEPS e custo édio. PEPS — Primeiro que Entra, Primeiro que Sai Nesse critério, a empresa dá saída nos estoques dos produtos mais antigos, ou seja, adquiridos primeiro, permanecendo estocados os produtos de aquisição mais recente. Nesse método têm que se controlar vários lotes para saber sempre o custo do mais antigo, isso na prática pode ser inviável, o que pode torna-se uma desvantagem.

A outra desvantagem do PEPS é que a tendência é de que sempre as primeiras compras possuam um custo mais baixo e com o decorrer do tempo o valor das compras aumentem em valor devido à inflação. Nesse caso o PEPS provocará um estoque com valor mais alto, um custo mais baixo e um lucro maior, fazendo com que a empresa pague mais impostos e mais dividendos. UEPS – Ultimo que Entra, Primeiro que Sai Neste critério, a empresa dará baixa em primeiro lugar nos estoques mais recentes ficando estocado sempre os produtos mais antigos.

O UEPS funciona de forma muito parecida com o PEPS, apenas que utilizamos o preço do último lote comprado para custearmos as vendas. O UEPS possui ainda uma desvantagem em relação ao PEPS, pois mesmo que não se acabe de usar todo um lote, abandona-se ste e começa-se a usar o último mais recente. Com isso teremos que controlar diversos lotes com saldos no qual usamos parcialmente os custos. O IJEPS provoca um efeito contábil inverso ao do PEPS, o custo normalmente será maior, ente os estoques e o Ponderado Móvel Os produtos serão avaliados pela média dos custos de aquisição, sendo estes atualizados a cada compra efetuada.

Essa técnica é muito fácil de ser usada, pois custo médio será sempre a divisão do saldo financeiro pelo saldo físico. Esse método evita o controle de custos por lotes de compras, como os métodos anteriores, mas obriga o maior numero de cálculos ao mesmo tempo em que foge dos extremos, dando como custo de aquisição um valor médio das compras. o um valor msmo tempo em que foge dos extremos, dando como custo de aquisiç Custo Específico Consiste em atribuir a cada unidade do estoque o preço efetivamente pago por ela.

Esse critério só pode ser utilizado para produtos de fácil identificação física, como por exemplo: automóveis e máquinas de grande porte. Custo de Reposição Entende-se por custo de reposição de um bem o que a entidade eria de suportar para substituí-lo nas mesmas condições, qualidade, quantidade e locais de aquisição e utilização. 2. 2 CONTROLES DE ESTOQUE 2. 2. 1 Ficha de Controle de Estoque PEPS I PEPS I Data Histórico Saída I Histórico Entrada Saldo I Quant. C. Total IC. Unit. c. Total Quant. IC. unit.

Total Quant. I CMV Unit. IC. l_Jr1it. Quanta I C. Unit. Estoque I I 3 CONCLUSÃO Um dos itens mais importantes do Ativo de uma empresa comercial é o estoque. Essa im ortância advém não só de sua alta participação percentu Ativo, mas também do mesmas condições de quantidades e preços, manterão a situação eal das empresas nas mesmas igualdades, com a mesma quantidade de estoque, porém os resultados são influenciados pelos diferentes critérios de valoração de seus estoques, que provocam diferença no CMV. eferências APOSTILA Ciências Contábei, Contabilidade Comercial: Editora UNOPAR, 2008. 172 páginas. www. administradores. com. br/artigos AAKER, David Austin. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996. ALVES, Maria Leila. O papel e ualizador do regime de colaboração estado-munic[pio na políti acao. 1990. 283 f.

Mare

0

2 Cadernos MARE da Reforma do Estado Organizações Sociais MARE Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado Ministério da

Read More

Da ilegalidade da tabela price nos contratos de compra e venda

0

DA ILEGALIDADE DA TABELA PRICE A Tabela Price, como й conhecido o sistema francкs de amortizaзгo, hб muito vem sendo

Read More