Culinária da bahia – acarajé

Categories: Trabalhos

0

A COZINHA REGIONAL BRASILEIRA Habitada por índios, descoberta por portugueses e recheada por africanos que aos montes foram sendo trazidos para a nossa terra, a Bahia sofreu a influência marcante destas culturas. Tantos ingredientes, cada um na sua exata porção, deram origem a uma das receitas mais saborosas do mundo, a CULINÁRIA BAIANA. O NORDESTE A região do Nordeste Maranhão, Bahia, Ala Grande do Norte, Ce A cultura nordestina ar PACE 1 ors Sv. ipe to view nut*ge as, s de Pernambuco, ra o turista. Cada estado há hábitos, costumes e danças preservados.

A culinária nordestina foi formada através da influência das ulinárias portuguesa, indígena e africana. Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados. Os pratos típicos da culinária nordestina são: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel e sururu. No café da manhã é comuns a presença da tapioca (feita com farinha de mandioca) e o cuscuz (feito co m com farinha de milho e leite). O nordeste é a região brasileira que possui o maior número de expressas na cultura e na religiosidade.

Pátria da diversidade cultural, a Bahia apresenta o seu tabuleiro e roteiros turísticos e viagens por dentro da História do Brasil. De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, o estado se abre em um verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar a Bahia em toda a sua graça e poesia. Uma das mais fortes expressões culturais baianas é o Candomblé, religião que faz parte da da história.

Farol da Barra – Salvador Pelourinho Festa Senhor do Bonfim A CULINARIA BAIANA A culinária da Bahia mais conhecida (embora não a mais onsumida) é aquela produzida no Recôncavo* e em todo o litoral da Bahia — praticamente composta de pratos de origem africana, diferenciados pelo tempero mais forte à base de azeite de dendê, leite de coco, gengibre, pimenta de várias qualidades e muitos outros que não são utilizados nos demais estados do Brasil. No dia a dia, o baiano alimenta-se dos pratos herdados da vertente portuguesa, englobados no que se costuma chamar de “culinária sertaneja”.

São receitas que não levam o dendê e demais in picos de origem africanos, comunicação, da culinária “afro-baiana”, eve-se muito ao fato de Salvador, a capital da Bahia, situar-se no litoral do Recôncavo, o que confere maor poder de divulgação para o saboroso legado africano da culinária regional. A Bahia é uma festa de cores e sabores. Às receitas milenares de tribos indígenas e ? rusticidade improvisada nas senzalas dos escravos africanos, somou-se a fineza e o requinte da cozinha real portuguesa. É satisfação para todos os gostos.

PRATOS TIPICOS DA BAHIA Acarajé: bolinho de feijão-fradinho frito no azeite de dendê e recheado de camarão Bobó de camarão: creme de mandioca com camarões, leite de oco e pimentão Caldeirada: peixes e frutos do mar cozidos em recipientes de barro Carne de sol, charque e carne-seca: comuns no interior da Bahia, são geralmente acompanhadas de mandioca, pirão de leite e feijão verde ou de manteiga de garrafa e farinha de mandioca Caruru: prato feito com quiabo, camarões, amendoins e temperos Feijoada baiana: feijoada feita com feijão mulatinho Gadó de banana: banana verde ensopada com carne seca; comum na Chapada Mocotó: pata do boi em pedaços, cozida com coentro, cebola, pimentão e tomate Moqueca: peixe cozido com azeite de dendê, leite de coco. cebola, m no litoral pimentão, tomate e coent PAGF3Ü(FS Xinxim de galinha: galinha em pedaços cozida com camarão, farinha de camarão, amendoins e vários temperos. Doces: arroz doce, baba-de-moça, beiju, canjica, cocada, munguzá, pé de moleque, tapioca, cuscuz.

Café da manhã Arroz de Hassuá Caruru Feijoada baiana A BAHIA DO ACARAJÉ Nas barraquinhas, só em Salvador são vendidos 50 mil acarajés por dia. Em 2005, o oficio de “Baiana do Acarajé” foi regulamentado e classificado pelo IPHAN como Bem Cultural Imaterial Brasileiro. A receita original do acarajé foi registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro. Uma dos mais característicos quitutes da cozinha baiana, o acaraJe, é um bolinho feito de massa do feijão-fradinho, temperado com cebola e sal. Após ser frito no azeite de dendê, o bolinho é cortado ao meio e recheado com um molho feito com camarão seco, pimenta e cebola, tudo bem triturado e frito no azeite-de- dendê pnncpal atrativo dos tabuleiros da baiana, o acarajé tem um forte vinculo religioso ligado ao candomblé.

Tudo é importante para a venda na rua: o traje, os fios de contas, as pulseiras, o pano da costa (usado sobre os ombros); azeite de dendê e do 500 ml de óleo 00 ml de azeite de dendê 2 xícaras de chá de vatapá 1 50 g de camarão seco Recheio: quatro a seis xícaras de azeite-de-dendê, três cebolas picadas, alho a gosto, camarão defumado sem casca e cheiro-verde refogados por 10 a IS minutos. Pode-se acrescentar tomate e coentro, caruru, vatapá e molho de pimenta. Modo de fazer: Coloca-se o feijão-fradinho de molho até inchar. Tira-se o olho e a pele. Moe-se na pedra, no pilão ou na máquina de triturar. Tempera-se a massa resultante, com sal, cebola machucada e camarões secos descascados e bem moídos.

Bate-se bem, até a massa ficar homogênea e ligada. Coloca-se azeite-de-dendê numa frigideira e vai frigindo a massa às colheradas. Serve-se com um recheio de camarão seco, pimenta e cebola. ACARAJÉ BAIANAS DO ACARAJÉ IMPORTÂNCIA DA CULINÁRIA BAIANA PARA O TURISMO LOCAL A cozinha baiana é um elemento diferenciador do mercado em âmbito do turismo nacional, pois um turista que vista Salvador, a capital do estado , além de conhecer o local experimenta sua culinária. A gastronomia é um fator de diferenciação cultural e dessa forma adquire uma importância cada vez maior para a promoção de um destino turístico, A gastronomia de um local como uma forma

A morte do sujeito

0

Os tempos modernos ou para alguns autores, pós-moderno, são marcados de alguma forma pelo desaparecimento da lei, ou melhor dizendo,

Read More

Ensaio

0

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA oral to view nut*ge gratificante, de suma importância para nosso crescimento como acadêmico de Ciências

Read More