Cultura organizacional

Categories: Trabalhos

0

2 Cultura Organizacional Cultura é o conjunto de valores, normas, crenças-guia e conhecimentos que são compartilhados pelos membros de uma organização e transmitidos para os seus novos membros. Representa a parte não escrita, de sentimentos, da organização. Todos partlcpam da cultura, mas em geral ela passa despercebida. É somente quando a organização tenta implantar novas estratégias ou programas que vão contra as normas e valores culturais básicos que ela se defronta com o poder da cultura.

A cultura organizacional existe em dois níveis. Na superfície encontram-se artefatos visíveis e comportamentos observáveis- o modo como as pes histórias e cerimônia compartilham. Os el refletem valores mai organização. Esses v ar 2 Sv. ipe to view e os símbolos, ganizaçao r a, entretanto, dos membros da uposiçoes, crenças e processos mentais são a verdadeira cultura. (DAFT, 2008. ) A cultura fornece aos membros um senso de identidade organizacional e produz um comprometimento com as crenças e valores que é maior do que eles mesmos.

Embora as idéias que se tornam parte da cultura possam vir de qualquer lugar dentro da organização, uma cultura organizacional geralmente começa com o fundador ou antigo líder que articula e implementa idéias e valores particulares como visão, filosofia ou estratégia de negocios- Quando essas idéias e valores levam ao sucesso, eles se tornam institucionalizados, e a cultura organizacional emerge refletindo a visão e a estratégia do fundador ou do líder.

As culturas têm duas funções fundamentais Swlpe to vlew next page undamentais na organização: integrar os membros para que eles possam saber como se relacionar entre si, e ajudar a organização a se adaptar no meio externo. A cultura ajuda a conduzir as atividades diárias dos trabalhadores para atlngir certas metas. Pode ajudar a organização a responder rapidamente às necessidades do cliente ou aos movimentos do concorrente. A cultura organizacional também conduz a tomadas de decisão dos empregados na ausência de políticas ou de regras escritas.

Portanto, as duas funções da cultura estão relacionadas ? construção do capital social da organização, forjando tanto os relacionamentos positivos como o negativos, dentro da organização, ou com as pessoas de fora dela. Uma forte cultura organizacional pode ter um Impacto poderoso no desempenho de uma empresa, A forca da cultura refere-se ao grau de concordância entre os membros de uma organização sobre a importância de valores específicos. Entretanto, a cultura não é sempre uniforme em toda a organização, particularmente em grandes empresas.

Mesmo em organizações que possuem culturas fortes poderá haver vários onjuntos de sub culturas. As sub culturas se desenvolvem para refletir problemas comuns, metas e experiências que os membros de uma equipe, departamento ou outra unldade compartilham. De acordo com Srour (1 998, p. 175), “a cultura organizacional exprime então a identidade da organização. É construída ao longo do tempo e serve de chave para distinguir diferentes coletividades. ” Portanto, a cultura organizacional tem um impacto poderoso sobre a ética pessoal porque ela ajuda a conduzir os empregados a tomar decisões diariamente.

Alegações finais

0

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE RESENDE REF. PROCESSO NO. CRISTIANO , já qua

Read More

Vida de lula

0

Luiz Inácio “Lula” da Silva Presidente do Brasil | 0 discurso no exterior (Argentina) – 03. 12. 2002 Em 27

Read More