Da ansiedade à depressão

Categories: Trabalhos

0

DA ANSIEDADE À DEPRESSÃO Sofia Bauer Considerações Gerais Podemos observar na clínica que há uma enorme procura para a psicoterapia de pessoas com quadros ansiosos elou depressivos. E como estes quadros estão interligados. Dentro da visão de neurotransmissores, ocorre uma disfunção na serotonina, dopamina ou noradrenalina. E quando alguma delas fica em outras. Portanto da a alterações bioquímic à d dos neurotransmisso s I or 11 desequilibrio das evemos tratar das u o esgotamento Swipe to page Mas o que vem primeiro?

E por conta de uma falha de neurotransmissores que ocorre uma ansiedade ou depressão; u é por uma imensa pressão nos pensamentos que ocorre a ansiedade ou depressão? Como não sabemos ao certo, deduzimos que nos casos de transtornos de humor (depressão/ mania/ distimia) pode ocorrer a falha química primeiro. E nos casos originados da ansiedade, um intenso desgaste por perfeccionismo, pressão desejo de ser bonzinho, etc… O esgotamento vai acontecer e assim uma enorme baixa de serotonina, com ela a ansiedade e a depressão.

Portanto, devemos tratar ambos os lados o bioquímico e o psicodinâmico. A Dra. Teresa Robles tem uma bela teoria o que imagina que o outro deseja, posso ser mais amada”. Só que o outro não vê, não percebe e assim se fecha um ciclo vicioso. A procura do amor no outro fez com que o ciclo se perpetue. Como diz Teresa Robles em sua teona do “Devo Ser’: agradar ao outro não ajuda, só piora. A única saída é descobrir o que se deseja ser e aprender a si amar em 1 e lugar; independente de ser o melhor ou não.

Você é o que você é, e está muito bom! Pois ninguém é perfeito. Portanto é necessário, nestas patologias por abaixo o perfeccionismo. O segundo problema comum entre estas é insistir em ter que dar conta do que não se dá conta. Isto traz sobrecarga, PRESSÃO, e o sujeito passa a sofrer de DE-PRESSÃO. Se trabalharmos o PARAR para MUDAR de vida, haverá um grande alivio. Vai sobrar serotonina (o neurotransmissor do bem) para muitas outras atividades. O terceiro problema que vejo é a tendência genética. ? certo que ansiosos deprimidos passarão geneticamente esta chance de herança a seus filhos. por isso, fique alerta em saber sobre os familiares. Você pode começar cedo um trabalho preventivo de mudanças de atitudes e prevenção das crises tanto de ansiedade como E dependendo do caso, saber que já na 10 crise depressiva você iniciará tratamento medicamentoso. Um outro problema que convivemos nestas patologias é a comorbidade de patologlas. Na malona, não vêm como quadro isolado. ? comum a parceria: Síndrome Pânico + Fobia S[ndrome Pânico + D Toc + Depressão Toc + Fobia Depressão + alcoolismo Depressão + Fobia alcoolismo Depressão + Obesidade Depressão + Compulsão Transtorno Bipolar + Foba + pânico Quanto mais comorbidades mais nos faz pensar em quadros de distúrbio dissociativo. Algum trauma da infância mais tendências familiares e o Distúrbio Dissociativo tem tudo para se instalar. Fique atento! Estes são os casos mais diffceis de tratamento e melhora.

Mas a hipnose conjuntamente com tem excelentes resultados o EM DR Visto tudo isto, gostaria de ensinar a vocês técnicas hipnóticas (Estado de Ego) que nos tem ajudado muito a resolver a ansiedade, as fobias, o pânico e depressão. Costumo primeiro averiguar a necessidade de medicação; pois sabemos que nestes quadros o alívio do sintoma ajuda a mudança de atitude, a aderência ao tratamento psicoterápico. Assim, peça uma interconsulta com um psiquiatra para que ele avalie isso para você.

Além do que é sabido que muitos destes problemas necessitam de medicação como cuidar de uma pessoa em franca depressão sem os remédios ue recuperam o nível de serotonina? Fica difícil trata-la com a psicoterapia. Portanto, sempre recomendo que encaminhem seus pacientes para uma avalia ao siquiátrica. técnicas comuns e fazermos um trabalho bem diferenciado. Procure ver sempre o sintoma como aliado, ele traz a sombra, a verdadeira vontade que está escondida lá dentro do sujeito. Por ser uma polaridade ao que o sujeito acha que deve ser, fica presa em conflito psíquico.

A única maneira de vir à tona é como SINTOMA. Assim, todo sintoma é um caminho que fala de um desejo real que não pode ser ouvido. Pânico, fobias e depressão nos diz algo do tipo: PARE! DESCANSE! NÃO FAÇA PRESSÃO DESCUBRA UM JEITO NOVO DE VIVER. Precisamos ouvir qual é a mensagem do sintoma daquele paciente e conduzi-lo a sua conexão, a SAÚDE! Muitas vezes, o sintoma é como uma metáfora e podemos até usá-la. Gosto de dividir o trabalho da hipnoterapia em duas etapas: A primeira vai construir a aliança terapêutica, o Rapport. Esta confiança é prmordial.

Um lugar onde o paciente possa se sentir seguro e tranqüilo. Além disso você vai ajudá-lo a se acalmar. Aprender a respirar, aprender a pensar positivo. Dr. Daniel Amen, disse que tais técnicas desaceleram a irrigação sanguínea cerebral xatamente nas áreas afetadas pelas psicopatologias. E com tudo isto você aprende o estilo daquele sujeito voltar para si mesmo, ou melhor entrar em transe. Contudo, fique atento: PESSOAS ANSIOSAS SÃO CONTROLADORAS, não relaxam! por isso , é preciso Ir devagar e dar a elas o controle do SEU BEM ESTAR; pois elas apenas Têm o controle de quando o mal estar vai chegar.

Esta primeira parte chamo de “tratamento limpeza”, é como se estivéssemos lim para depois curá-la. “tratamento de cura”. Vamos aplicar as técnicas de hipnoterapia que vão as raizes dos problemas. Veremos o que causa e daremos o devido tratamento a cada causa. Tenho observado o seguinte esquema: Na ansiedade – São pessoas agitadas, com tendência a quererem dar conta de tudo, algumas até perfeccionista. Diante deste quadro o que poderia curar? pare Descanse Não faça pressão Aprenda a tomar fôlego primeiro Dividir tarefas E como se fôssemos fazer um “personal coach”, colocando a vida da pessoa em primeiro lugar.

Você deve ter observado que isto é bem parecido com o “tratamento limpeza”. Mas ele é mesmo! A ansiedade é a base onde vai surgir as fobias, o pânico ou a depressão. Nas fobias – Freud e uando disse que a fobia Gilligan de Self Relation. A pessoa volta a cena traumática através das sensações físicas (das memórias dependentes de estado de stress). Quando conseguimos que o paciente fóbico volte a cenas onde ele ficou se sentindo desprezado, incompetente ou frustrado, ele pode trabalhar o trauma, a criança presa na emoção e se libertar da fobia. Voltar a se sentir um vencedor.

No pânico – As pessoas que sofrem de pânico são pessoas ansiosas que se sentiram desprotegidas em algum momento de sua infância. Esta desproteção foi sentida como abandono e desamor, ou como cobrança pelos pais. O sujeito então passa a ser exigente demais, perfeccionista para não errar ser novamente aceito e assim protegido. Mas novamente se frusta com pai ou mãe exigente e o ciclo se torna infinito. No decorrer da vida, o sujeito se torna controlador de tudo, tentando dar conta de tudo e o sintoma aparece como para mostrá-lo: PARE! PEÇA AJUDA! VOCE NAO PODE DAR CONTA DE TUDO!

Como tratá-lo? Proteção Controlar o bem estar- ser perfeccionista em diminuir tensões. Fechar a percepção ao mal estar. Mudar de vida @ dar menos conta de dar conta. a si querer bem em 10 lugar. Regressão aos momentos em que se sentiu incompetente. Reconstruir a história de vida. Técnicas: . Respiração Azul Relaxamento progressivo/ Freeze Frame 2. 3. Lugar Seguro (objeto transicional) 4. Matar as Formiga (limpando pensamentos negativos) Fechando a percepção (pânico) 5. Regressão pela emoção O sensação física 6. 7. Perdão Reconstruindo uma história de vida. 8. 9.

Metáforas: Quadro da paz Amor perfeito Vasos imperfeitos Águia Carvão Pregos Pote que cabia pedras/ areia/ á ua Amorezinha quebra sofá. Ou no sofá de casa, ou boiando na piscina (caso não tenha fobia de água). Vá soltando cada pedaclnho do seu corpo. Conte a metáfora dos “sinos na ilha”. Freeze-Frame – congelando o stress (para pessoas que não elaxam). (ver texto em anexo desta indução). Lugar Seguro Respire Solte-se Imagine um lugar lindo, tranqüilo e seguro. Imagine em todos os detalhes Se deixe ir para lá, ficar algum tempo e aprender a ficar tranqüilo mesmo que no meio da tempestade.

Metáfora do “quadro da paz”. Matar as Formigas Concentre-se nos seus pensamentos negativos, são como pequenas formigas. fosse abrindo seu peito para o ar ir entrando saudavelmente. Ao mesmo tempos imagine como um 30 olho que vê demais, além da conta. Ele precisa descansar… olhar lá dentro de você… e ver o quanto você é uma pessoa boa, de boas ações (… ) assim poder descansar um pouco. Contar a metáfora do “amor perfeito” Regressão pela Emoção — Sensação Física (técnica S. Gilligan)- Otima para trabalhar as crenças limitantes. ense no seu problema. Conte-me mais sobre o problema. Perceba a emoção que vem e me fale dela, deixe esta emoção tomar conta de você agora… tenha a coragem de poder se expressar. Localize onde você sente esta emoção no corpo. Como é esta sensação física? Descreva. Quando você já se sentiu esta SENSAÇÃO pela primeira vez em sua vida ou em uma de suas primeiras vezes, deixe vir à sua mente qualquer cena… a primeira que vier… Localize cena, idade, quem estava lá. Quais eram as pessoas intoxicantes da cena. O que disseram à você?

O que ficou gravado como lei (crença limitante) Quantos anos você tem hoje? O que a sua criança lá daquela cena deseja falar? Quais os sentimentos que ela guardou? Dê tem o para que a pessoa possa colocar para fora. PAGFgDF11 virá como um aviso para se cuidar e não para se congelar. Metáfora da arvorezinha quebrada. Fazendo bolinhas de sabão – (Adaptação técnica Magda Pearson) Imagine sua respiraçao Quando você expira você sopra para fora o gás carbônico. Imagine que você é como um copo cheio, mais uma gota ransborda!

Imagine que alguém ainda joga um pouco de terra dentro do copo, a água fica turva. Vamos por toda esta água suja par fora?! Coloque detergente, pegue um canudinho, misture e sopre para fora. Bolinhas de sabão coloridas, transparentes com todas as cores do arco-íris vão levando a égua suja a terra, todo mal estar. Vá fazendo bolinhas até que a água se acabe.. O copo fica limpo… Você também! Pronto para receber aquilo que você gostaria de colocar em seu copo. Estados de Ego – (Adaptação de Watkim) Técnicas muito boa para distúrbio dissociativo, o que tem muitos traumas. PAGF 11

Trabalho de tga

0

Faculdades Anhanguera Trabalho de TGA Rio Grande 03/2012 Trabalho apresentado a Professora Alexandra Moran Barbosa, da disciplina de Administraзгo da

Read More

Trabalho

0

Lista de exercícios n 0 2 – projeto integrador. Formação geral I – Professor Douglas w. DISSERTAÇÃO Como você avalia

Read More