Da comuna de paris a belle epoque

Categories: Trabalhos

0

Colégio Paulo de Tarso Débora Moreira Fernandes Número: 8 Da Comuna de São Paulo Paris à Belle Époque to view nut*ge 7 de Novembro de 2006 Da Comuna de Paris à Belle Époque admiração da burguesia. Era o começo dessa Era dourada na França. Houve também a valorização da arte como forma de ostentar riqueza e mostrar que era rico, além, dos títulos de nobreza que também eram muito importantes, a mudança da estética do corpo: as mulheres usavam espartilho para manter uma cintura bem definida, andavam arrumadas e passaram a sair às ruas. A vida na cidade se tornou atrativa, pois agora proporcionava iversão e lazer.

Revolução Francesa Além da influencia iluminista, a França estava enfrentando uma grave crise econômica. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (pnsão política da monarquia ) ou condenados à gullhotina. A aristocracia francesa levava uma vida de mordomias, enquanto da população sofriam com miséria e fome, esses 85% eram formados pelos camponeses, trabalhadores e burguesia. A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema iséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho.

A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho. para supnr as necessidades da monarquia, os impostos foram aumentados. Quem governava era Luiz WI, da dinastia Bourbon, ele tentou diminuir o que gastava com a nobreza e com o luxo, mas a aristocracia não gostou dessa idéia. Então começou o processo de revolução: • Início da revolução: ional descontente, PAGF70F11 descontente, criticando a política econômica do governo francês, spalhou idéias iluministas para a população. 1789) Diante da crise, o rei Luiz XVI reuniu os representantes dos Estados Gerais para uma assembléia, para discutir a alteração da cobrança de impostos, mas não adiantou, pois a nobreza não queria abrir mão dos seus luxos e mordomias. Então o terceiro Estado, formado pelos trabalhadores, camponeses e burgueses, chamou a Assembléia Nacional, que com a ameaça da burguesia de suspender os impostos, conseguiu o apoio popular para transformar a Assembléia Nacional em uma Assembléia Nacional Constituinte. • Assembléia Constituinte -segundo período. 789-1785) neste momento a revolução passou pelo momento mais radical. A fase do terror. Essa Assembléia teria que elaborar uma Constituição para a França, o que certamente significaria o fim do absolutismo monárquico. Luiz obviamente tentou acabar com essa Assembléia, mas foi em vão, a população não deixou que qualquer reação do rei acabasse com a vontade de acabar com o absolutismo. A Constituição também estabeleceu, a separação entre Igreja e Estado, a diwsão entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e previu eleições para compor uma Assembléia Legislativa.

Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar em partidos, começam a surgir com opiniões diversificadas. Os gerondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Enquanto os jacobinos representavam a baxa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderad PAGF30F11 baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre, os republicanos eram radicais e defendiam profundas mudanças na sociedade que beneficlassem os mais pobres.

Em 1792, os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas, recebem ordens dos líderes para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes da nobreza e outros franceses de oposição foram condenados a morte neste per[odo. A violência e a radicalização política são as marcas desta época. Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis WI e sua esposa Maria Antonieta foram uilhotinados em 1793. clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução. Os jacobinos tomam o poder e elaboram uma nova Constituição e proclamam a República. • Diretório: jacobinos x gerondinos. Os gerondinos retornam ao poder e em 1795 a reação burguesa derruba o líder radical Robespierre. A alta burguesia garantia seus interesses evitando que as reivindicações radicais se efetivassem. Os gerondinos foram buscar ajuda com os militares, somente o exército acabaria com as possíveis reações dos opositores.

Nesse ontexto surgiu a figura de Napoleão Bonaparte, importante líder do exército nacional, Napoleão foi nomeado o primeiro-cônsul da República francesa, ele então passou a controlar o poder executivo (hoje significa: presidente da República). • Consulado: centraliza PAGFd0F11 controlar o poder executivo (hoje significa: presidente da República). • Consulado: centralização poítica. (1799-1804) Em 1 804 entraram em regime monárquico, pois Napoleão Bonaparte assumiu o poder como novo Imperador da França, pelo Código Civil.

O Código Civil assegurava o direito à propriedade privada e a autoridade dos patrões sobre os mpregados. (1804-181 S) As Indústrias no século XIX Na Revolução Industrial os operários já não precisavam pensar, era só substituir as máquinas (elas faziam o trabalho e eles só comandavam). O operário não produz quem produz é a máquina. As condições do operariado eram péssimas! Eles trabalhavam muitas horas por dia, seus salários eram baixos, então não tinham dinheiro para a sua sobrevivência, moravam em lugares horríveis, sem higiene, pequenos, ás vezes com mais de 15 pessoas.

Além disso, como se não bastasse tinha a exploração do trabalho feminino e inf m de sofrer estas a população, as condições trabalhadoras q já eram ruins, ficaram ainda piores, principalmente em relação à higiene. Por isso os trabalhadores começaram a se organizar contra a burguesla: • Ludismo: movimento liderado por Ned Ludd, quebravam as máquinas, e lutavam de uma forma violenta contra os seus patrões, mostrando que estavam insatisfeitos com as condições de vida que tinham. ?? Cartismo: “carta do povo”, em 1838 onde os trabalhadores ingleses fizeram uma carta para o Parlamento, exigindo melhores condições, como: participação na politica, direito de votar e fim o trabalho infantil. Se desenvolveram dois tipos de idéias: Socialismo Cientifico: desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, para eles o capitalismo era a exploração do trabalho, com isso acontecia a desigualdade social. Essa ditadura do proletariado só poderia acontecer, se os trabalhadores fizessem uma revolução.

Anarquismo: liderado por Pierre Proudhon e Mikhail Bakunin, contra toda a desigualdade social e autoridade, que segundo eles era motivo da infelicidade. A Comuna de Paris A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa. O governo durou oficialmente de 26 de março a 28 de maio, enfrentando não só o invasor alemão como também tropas francesas, pois a Comuna era um movimento de revolta. O governo revolucionário foi formado por uma federação de representantes de balrro.

Uma das suas primeiras proclamações foi a “abolição do sistema da escravidão do salário de uma vez por todas. Noventa representantes foram eleitos, mas apenas 25 eram trabalhadores, e a maioria foi const trabalhadores, e a maioria foi constituída de pequenos – burgueses. Entretanto, os revolucionários eram maioria. Em emanas, a recém nomeada Comuna de paris Introduziu mais reformas do que todos os governos nos dois séculos anteriores combinados. Alguns: O trabalho noturno foi abolido. Residências vazias foram desapropriadas e ocupadas. Todas os descontos em salário foram abolidos.

A jornada de trabalho foi reduzida, e chegou-se a propor a jornada de oito horas. Os sindicatos foram legalizados. Instituiu-se a igualdade entre os sexos. O monopólio da lei pelos advogados, o juramento judicial e os honorários foram abolidos. Testamentos, adoções e a contratação de advogados se tornaram gratuitos. O casamento se tornou gratuito e simplificado. A pena de morte foi abolida. O cargo de juiz se tornou eletivo. O Estado e a Igreja foram separados; a Igreja deixou de ser subvencionada pelo Estado e os espólios sem herdeiros passaram a ser confiscados pelo Estado.

A educação se tornou gratuita, secular, e compulsória. Escolas noturnas foram criadas. O internacionalismo foi posto em prática: o fato de ser estrangeiro se tornou irrelevante. Os integrantes da Comuna incluíam belgas, italianos, poloneses, húngaros… O serviço militar obrigatóno e o exército regular foram abolidos. Todas as finanças foram reorganizadas, incluindo os correios, a assistência pública e os telégrafos. Considerou-se instituir uma Escola Nacional de Serviço Público, da qual a atual ENA francesa é uma cá ia. O salário dos professores PAGF 7 OFII uma cópia.

O salário dos professores foi duplicado. Houve então uma execução dessa comuna, muitas pessoas morreram, algumas foram mortas por serem confundidas com participantes da comuna. As execuções só pararam porque com o excesso de cadáveres poderia se pegar uma doença. Belle Époque Esse período começou no século XIX na França, foi marcado pela az e prosperidade econômica nos principais países europeus. Foi também um momento muito favorável para a burguesia, tiveram uma melhora significativa de vida. Houve o avanço tecnológico, a melhoria dos transportes e o acesso a cultura e informação.

A Belle Époque é considerada uma era de ouro e beleza. A arte passou a ser contemplada, era também um modo de se mostrar importante, virou uma mercadoria muito agradável para se decorar lugares. Muitas pessoas que viviam no campo foram para as cidades, atrás de lazer e bem-estar. Alguns novos serviços surgiram, portanto precisaram de mais trabalhadores o que levou a um umento nos centros urbanos. Os bares, cabarés, o cancan, cinema, cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards, circos, passaram a ser apreciados pela burguesia, era um hábito assistir, por exemplo, a uma opera.

A beleza estética também foi modificada. Antes, se era bonito ser mais “gordinha”, nessa é oca assou a ser mudada. A beleza istia o espartilho) e era ser magra, com cumas PAGF80F11 estilo chamado art nouveau (“arte nova” em português) foi típico da Belle Époque. Em vez de se basear nos sólidos modernos da arte clássica, a art nouveau valorizava os ornamentos as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas e dos animais. As principais obras desse estilo são prédios,objetos de decoração e jóias. ” http://pt. wikipedia. rg/wiki/Belle_Epoque Fantasma da Ópera Síntese: Em O Fantasma da ópera, a corista Christine Daae consegue um papel importante quando La Carlotta abandona o ensaio da mais recente produção da companhia e é ovacionada na noite de estréia. O desfigurado e atormentado gênio da música que assombra as dependências da Ópera de Paris, se apaixonar pela encantadora corista e decidir transformá-la numa das maiores estrelas da ópera. Os problemas surgem quando ele encontra o namorado de infância de Christine, Raoul, por quem ela está apaixonada.

O musical foi inspirado no romance de Gaston Leroux e publicado na França em 1911. Ele foi impresso em fascículos nos periódicos da época, causando forte impacto. para muitos, o aspecto mais importante do livro de Leroux é sua atmosfera situada na Ópera de Paris, construída entre 1861 e 1875. Esse musical que teve sua primeira exibição em 1986, mostra o período da Belle Époque, o cenário é belíssimo e grandioso. Mostra também que era lazer para burguesia visitar óperas, e eralmente gostavam de sorrir, achavam o “diferente” engraçado, exemplo: animais e anões.

No musical fala sobre os artistas que trabalhavam na ópera. Eram muitos! Pois dava a impressão de grandiosidade, isso na época era importante, porque era um m PAGF40F11 era importante, porque era um modo de ostentar riquezas. Anexos Paris era um grande centro, não só cultural, mas também de diversão. Dança no Moulin Rouge (1890), de Henrl de Toulouse- Lautrec. A COMUNA DE PARIS DECRETA: O alistamento obrigatório é abolido; a guarda nacional é a única força militar permitida em Paris; todos os cidadãos dela fazem parte.

Estudo de casos

0

Como desamarelar os cabelos loiros! Olá meninas,tudo bem? Hoje estarei dando á vocês algumas dicas de cuidados com os cabelos

Read More

Laranja mecanica

0

1- RESUMO Quatro jovens usuários de drogas que cometem atos ultra- violentos, assaltos e estupros. A gang é liderada por

Read More