Da – desenvolvimento pessoal e profissional – gestão pública

Categories: Trabalhos

0

Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância DESAFIO DE APRENDIZAGEM to view nut*ge I Curso Período Letivo I Semestre IC. S. TecnoIogia em Gestão Pública 1201 WI | 1 a Semestre Dlsciplina I Desenvolvimento Pessoal e Profissional Nome tutor presencial org Nome Professor EA Nome dos Alunos devido à crise econômica que ocorreu nos EUA em 2008 e que afeta até hoje o Brasil levaram as pessoas a procurarem e investirem na carreira pública. ma das vantagens em se trabalhar na área pública é o direito a estabilidade prevista no artigo 41 da Constituição Federal, independente da natureza ou do regime jurídico adotado, o servidor público integrante da Administração pública direita, autárquica e fundacional não podem ser demitidos sem processo administrativo ou judicial, permitindo que o trabalhador planeje sua carreira em longo prazo, propiciando assim maior segurança quanto ao financiamento de produtos e a facilidade para conseguir crédito, permitindo o desconto consignado em folha de pagamento.

Apesar da estabilidade e dos benefícios apresentadas pela área pública também é notado que na troca da gestão, ou seja, a udança do partido ou da autoridade máxima que administra o órgão, geralmente através de eleições, pode gerar a alteração de todo o planejamento que muitas vezes levou anos para ser realizado. Isso geralmente acontece devido a divergências politicas, diferentes tipos de ideologia, ou simplesmente para mostrar a seus eleitores quem assumiu o poder público naquele momento, onde sempre o maior prejudicado é a população.

O profissional de Gestão Pública e sua relação com os outros O marketing pessoal tem como intuito deixar as pessoas em evidência, expressando habilidades relevantes ao mercado onsumidor. Na área de formação é importante em todos os nlVeis e em qualquer cargo ocupado pelo profissional, as empresas devem encorajar os colaboradores não apenas na capacitação técnica, mas também no autoconceito.

O profissional através de sua imagem pe nta a empresa valorizando PAGO lv q Comunicação é imprescindível na área de formação, o poder de transmitir uma informação e ter a certeza que o outro compreenda o que você está passando para que possa haver um bom relacionamento entre as partes é de extrema importância. A comunicação pode ser feita através da fala, mas também através a escrita, por sinais ou gestos. Devemos desenvolver habilidades com perguntas e respostas para interagirmos com outras pessoas, facilitando o convívio e estreitando relacionamentos, assim atingindo nossos objetivos pessoais e profissionais.

O convívio social é fundamental na área de formação, o colaborador tem que ter atenção em seu comportamento, analisar sua conduta, pois qualquer deslize pode comprometer sua carreira. Devemos aprender a ouvir, ter bom humor, relacionar- se bem com os outros, estar sempre atento às mudanças da empresa, ter uma postura correta em eventos sociais, assim onseguiremos galgar outros patamares em nossa carreira profissional.

A profissão segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) a) Descrição Sumária Formulam, implementam e avaliam politicas públicas, supervisionam e executam atividades de planejamento e orçamento governamental de qualquer instituição da administração federal. b) Características de trabalho PAGF3rl(Fq escolaridade de nível superior, geralmente o provimento dos cargos é via concurso público, pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s) ocupação (ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos no art. 0 do decreto 5. 5908/2005. ) Áreas de atividade • Formular Políticas Públicas • Coordenar Planejamento Governamental • Elaborar Orçamento • Gerenciar a Implantação de Políticas • Administrar Orçamento • Avaliar políticas públicas • Assessorar Autoridades e) Competências Pessoais • Demonstrar sensibilidade política • Demonstrar capacidade de negociação • Demonstrar flexibilidade • Administrar conflitos • rabalhar em equipe • Demonstrar liderança • Demonstrar pró-atividade • Trabalhar sob pressão • Demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrlta ?? Capacidade de articulação • Demonstrar capacidade de organização f) Recursos de trabalho Além das características comportamentais são exigidos também conhecimentos relacionados a idiomas, informática e principalmente manter-se atualizado. Ainda como um diferencial as empresas estão preocupadas com a qualidade de vida, com práticas esportivas e trabalhos voluntários.

As parcerias com empresas, programas de estágio e treinamento ajudam muito os futuros profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho a se prepararem em relação às exigências, dando oportunidades para que eles possam por eio de seu esforço buscar a superação de limites e capacidade de crescimento profissional. Razões do “apagão de profissionais” do ponto de vista dos empresários e executivos Com o rápido avanço econômico do país, surgem as oportunidades no mercado de trabalho, mas o Brasil não possui profissionais qualificados para atender toda essa demanda de empregos que cresce a cada dia. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a falta de mão de obra qualificada no Brasil é um dos grandes problemas que o país terá que enfrentar se quiser continuar crescendo.

Para ele, a tarefa de preparar os trabalhadores para entrar no mercado e trabalho é tão importante quanto à de melhorar as contas do pais com o exterior e resolver os problemas causados à indústria brasileira pelo dólar barato. “Um dos gargalos que podemos ter para a continuação do crescimento do pais é a escassez de mão de obra com a qualificação adequada. Então, temos que juntar esforços e implantar no país um rande programa de qualificação de mão de obra”, afirma. educação básica no país. Apenas 14% dos executivos brasileiros não têm problemas ao buscar profissionais qualificados para as vagas disponíveis em suas empresas. A informação é do Grupo Vistage Brasil.

Segundo o sócio-gerente da Vistage no Brasil, Antonio Cortese, “os empresarias sabem que são as pessoas que agregam valor ao negócio e com a economia acelerada, mao de obra é um dos assuntos que mais preocupa. É comum ouvirmos dos participantes que a sua empresa está sem banco de reservas, precisando preparar substitutos”, afirma. A pesquisa revelou também que a dificuldade de encontrar profissionais qualificados não está nos postos de liderança. Os empresários apontaram que há falta de mão de obra qualificada para todos os níveis. As maiores demandas são para profissionais com formação uperior para a área de atuação da empresa (65%), e formação técnica (60%). Já os profissionais com experiência elou com vivência no exterior fazem falta para apenas 10% dos executivos.

Gerentes, gestores e lideres de equipe representam as vagas mais difíceis de serem preenchidas, segundo 58% dos executivos. Supervisores, analistas, coordenadores e especialistas são as vagas mais difíceis de preencher se acordo com 55% dos empresários. Assistentes e assessores estão em falta para dos empresários. Presidentes, vice-presidentes, superintendentes e diretores são procurados por 10% dos executivos e estagiários e reinees só faltam para 2% dos executivos. Outros postos somam 10% das vagas d’fíceis de preencher. Cortese afirma ainda que a falta de profissionais qualificados gera uma espécie de efeito cascata porque, segundo ele, “as equipes precisam estar integradas e trabalhar num mesmo ritmo.

Se uma vaga fica sem o perfil profissional desejado acaba sobrecarregando outros profissionais e outros setores”, concluiu PAGFsrl(Fq profissional desejado acaba sobrecarregando outros profissionais e outros setores”, concluiu. Uma filosofia que as empresas estão utilizando é capacitação e seus própnos funcionários, mas a dificuldade e a falta de interesse de alguns funcionários em aprender é umas das barreiras que as empresas enfrentam na utilização deste método. Fonte: http://www. amplanet. com. br/2011106/01 /apagao-da-mao -de-obra-preocupa-86-dos-executivos/f Proposta para o auto desenvolvimento de gestor público O profissional de Gestão Pública, diante do “Apagão de Profissionais” deve compreender e analisar o que leva um funcionário a buscar outro emprego e o que o motiva a permanecer no atual.

Deverão ser inseridos, programas de melhoria de qualidade e vida no ambiente interno de trabalho, cursos especializados, horários flexíveis, benefício pessoal que se estenda à família, ter um processo seletivo mais exigente para diminuir os riscos de produtividade da qualidade e segurança no trabalho. A falta de preenchimento das vagas disponíveis ocorre pelo baixo nível de escolaridade, pouca experiência e falta de preparo técnico. Algumas empresas estão fazendo parcerias com escolas técnicas, faculdades e universidades, aluno que atinge de aproveitamento é contratado, pela necessidade de pessoas qualificadas no mercado de trabalho.

O Brasil está crescendo a todo vapor, mas nao pode esquecer um item muito importante, a mão de obra qualificada, todos estão correndo atrás de u ois este iá se tornou um PAGF;rlFq • Adquirir experiência e conhecimento de mercado, estar interado e observando as mudanças e exigências deste mundo globalizado; • Ter uma formação profissional e académica, habilidade específica relacionado à profissão desejada; • Ter uma rede de relacionamento que englobe interesse sobre seu trabalho para seu benefício, será a característica de sua personalidade; • Ser pró-ativo, ousado, criativo, ter ética; ?? Dedicado, competente; Ter um comportamento pessoal e postura profissional exemplare uma imagem adequada no ambiente de trabalho; • Responsabilidade Sócio-ambiental; • Ser comprometido com a sustentabilidade; • Ter auto-motivação, estar sempre disposto a aprender e a conhecer coisas novas; • Se adaptar a diversidade cultural; • Desenvolver uma boa comunicação; Falar, pensar, argumentar; • Ser resiliente, saber lidar com as adversidades; • Desenvolver a arte de servir, pois quando servimos bem somos reconhecidos; • Estar comprometido com projetos sociais e ecológicos; ?? Acreditar em sua capacidade, mas ao mesmo tempo se deixar ser lapidado; er um foco profissional sempre ligado ao seu projeto de vida. Considerações finais. Concluímos que com a elaboração deste desafio obtivemos uma visão geral de um profissional de Gestão Pública. Como profissionais nesta área devemos ficar atentos às oportunidades e ameaças que norteiam o nosso trabalho, colocar em prática as nossas competências pessoais ter atenção em relação ao comportamento, pois qual ode comprometer a profissionais.

O Brasil dispõe dos talentos que precisa, pelo menos a curto e médio prazo, há uma necessidade de valorizar ais seus funcionários a ponto de tê-los como parceiros, durante toda a mudança de sua empresa, assim como os EUA apostam na capacitação interna. Empresas devem formar seus próprios talentos e investir em cursos especializados, tendo assim, profissionais capacitados para desenvolver as atividades exigidas, permitindo que o trabalhador seja inteligente como realmente é. Segundo Bill Fisher, ” a reforma é possível até longo prazo, mas a reforma na gestão pode ser alcançada muito mais rapidamente, se houver vontade de mudar. ” Referências bibliográflcas: htpp:www. mtcbo. gov. br/c AGFgÜFq /pesquisas/

Custos da copa

0

Noticias que falam que o custo TOTAL da copa vem crescendo. * Custo total da copa aumentou R$6,83 bilhões em

Read More

Relatório de funções inorgânicas

0

Universidade Estadual de Santa Cruz DCET – Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia REAÇOES ENVOLVEN 1 orlo to view nut*ge

Read More