David hume

Categories: Trabalhos

0

David Hume (Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776) foi um filósofo e historiador escocês. Foi, juntamente com Adam Smith e Thomas Reid, entre outros, uma das figuras mais importantes do chamado iluminismo escocês. É visto por vezes como o terceiro e o mais radical dos chamados empiristas britânicos, depois de John Locke e George Berkeley. O destaque dado ao trio Hume, Locke, e Berkeley, apesar de tradicional. Juntamente com Francis Bacon e John Locke, David Hume é considerado um dos maiores filósofos ingleses e uma das maiores figuras do seu século.

Sua filosofia é empirista, ou seja, baseada na experiência to vien humana. David Hume instrumento do conh caminho de reconstr sentidos. O empirismo de H OF6 p o azao como reflexão para o umano a partir dos o contra o extremo racionalismo do século XVIII. Hume qualificara à si como sendo um cético e empirista para explicar a origem do conhecimento pelos Por essa razão, Hume foi considerado um empirista- materialista, pois, seu raciocínio parte do foco social pela leitura dos sentidos para se ter como produto o conhecimento. fluências Sua mais próxima influência pode ter sido sobre o amigo Adam Smith, se bem que, excluído o que concerne à sua teoria do conhecimento, a semelhança de pontos de vista entre os dois nao permite sequer discernir quem mais influiu sobre quem. Hume vê fundamento da moral apenas no sentimento e Adam Smith que fala da “moral da simpatia”. Hume no entanto não construiu um sistema, como fez Adam Smith. Como é sabido, Kant atribuiu a Hume grande influência sobre suas idéias.

Sua influência é também exemplificada em Jeremy Bentham, um jurista e filósofo inglês do início do século XIX, que confessamente foi levado ao Utilitarismo (a teoria moral de que a conduta correta eve ser determinada pela utilidade de suas conseqüências ) pelo Livro III do “Tratado”. Em Locke e Hume tem suas raízes o chamado “empirismo psicológico” e o “empirismo lógico”: O primeiro é a teoria do conhecimento baseada na análise das funções subjetivas nele envolvidas.

O empirismo lógico, por sua vez, fundamenta- se no empirismo psicológico: consiste na afirmação de que as palavras só têm significado na medida em que se referem a fatos concretos. Influências Cícero, Virgílio, Horácio, John Milton, Berkeley, John Locke Influenciados Kant, James Madison, Adam Smith, Augusto Comte, Karl Popper, Bertrand Russel, Wittgenstein, Positivismo Lógico, Filosofia analitica Inspiraçao No período que compreende sua passagem pelo famoso colégio teve como professor de ciências naturais e física um discípulo de Isaac Newton.

Para tornar-se homem de letras e filósofo célebre, que era sua grande inspiração Política Hume defende a origem divina do governo, dizendo que esse é necessário para a raça humana e foi desejado pelo Ser bondoso e Onisciente. O contrato original nasce do consenso entre um povo Hume diz que o vigor dos membros e a coragem são a força natural de um homem. A obediência, depois de ser consolidade través de gerações, é aceita como natural. A autoridade estabelecida surge de um ato de razão. Um chefe impede a comunicação e o lazer e se mantém por causa da ignorância do povo.

Assim foram fundados os governos, baseados no contrato original. Hume fala que a disposição politica das terras está em constante mudança, através da violência. E pergunta: Onde está o acordo mútuo? Então ele analisa as eleições. Hume fala que em Atenas ocorreu a maior democracia e entanto, o voto era limitado. Hume defende a Idéia de que o governo não tem origem no consenso popular, como havia dado a entender, mas esse onsenso nasce da força. A utopia da justiça é impossível pela natureza humana.

O fluxo da vida torna necessário uma passagem de valores hereditariamente. Era um liberal do partido Whig, favorável à união entre a Escócia e a Inglaterra de 1707. Sua língua materna era o escocês (scots), falava inglês com um forte sotaque, contudo, escrevia exemplarmente nesta. Foi um dos ilustres membros da Select Society de Edimburgo. Seguindo atentamente os acontecimentos nas colónias americanas, tomou partido pela independência americana. Em 1775 ele disse a Benjamin Franklin 3 colónias americanas, tomou partido pela independência mericana.

Em 1 775 ele disse a Benjamin Franklin: “eu sou um americano nos meus princípios”. Há duas espécies de deveres morais. Na primeira, o que determina é o instinto, a propensão natural, como o amor pelas crianças. A segunda espécie não se origina por instinto. Elas derivam da obrigação, são necessárias para termos a sociedade. O sentido da justiça e a lealdade derivam da segunda espécie. Ética A ética neste sentido é construída a partir de recursos empíricos, ou seja, reconhece-se na experiência social a conduta ética como paradigma para as demais condutas.

Através da experiência ensorial que se extraem o caráter e as convicções morais. Nesse ponto é que se observa o conceito de vício e de virtude. Hume dissera que o vício é algo que causa Incomodo e a virtude seria algo que traz satisfação. Não sendo a razão que dita se uma determinada situação é certa ou errada, justa ou injusta, mas a experiência do homem pelos sentidos. Com as experiências, os homens conseguem distinguir as impressões causadas pelo vício e as impressões causadas pela virtude.

Moral. Definindo moralidade como aquelas qualidades que são aprovadas em quem quer elas acontecem estar e (2) por irtualmente todo mundo, Hume se dispõe a descobrir o fundo ou base mais ampla das aprovações. O sistema moral de Hume objetiva a felicidade dos outros (sem qualquer fórmula do tipo “maior felicidade para o maior número possível de indivíduos”) e a possível de indivíduos”) e a felicidade do próprio eu. Mas a preocupação com os outros responde pela maior parte da moralidade.

David Hume e Metafísica David Hume rejeita “todo o tipo de ilusões metafísicas”, toda a crença em milagres. Segundo ele, os milagres violam as leis da Natureza, que se baseiam na experiência. No entanto, Hume, nao é um céptico radical que negue otalmente a capacidade do sujeito para conhecer algo, o que acaba por ser uma contradição, pois ao afirmar a impossibilidade de alcançar o conhecimento, já está a concluir algo – conhecer que o conhecimento nao é possível. Hume nega a existência de princípios evidentes inatos em nós. ara ele, todo o conhecimento é como que uma cópia de algo, cujo objecto já tivemos acesso de alguma maneira. David Hume e o Indivíduo “Em Hume, portanto, a exploração dos processos privados do sujeito destrói a crença na sua representação pública, a identidade do indivíduo e a sua presumível invisibilidade. Curiosidades Aos olhos de Hume, a noção de causalidade é muito enigmática porque, em nome desse princípio de causalidade, a todo momento afirmamos mais do que vemos, não cessamos de ultrapassar a experiência imediata De onde me vem esse princípio?

A qual impressão corresponde essa idéia? A “investigação” filosófica vai se apresentar aqui como uma pesquisa em todas as direções: “Nós devemos proceder como essas pessoas que, ao procurarem um obj S em todas as direções: um objeto que lhes está oculto e quando não o encontram no lugar que esperavam, vasculham todos os lugares vizinhos sem isão nem propositos determinados, na esperança de que sua boa sorte irá orientá-las no sentido do objeto de suas buscas”. Vejamos para onde nos conduzirá essa busca filosófica.

Foi provavelmente Hume quem, juntamente com os seus colegas do Iluminismo escocês, avançou pela primeira vez a ideia de que a explicação dos princípios morais deverá ser procurada na utilidade que eles tendem a promover. Teoria da Oscilação Hume rejeita a ideia de uma evolução linear desde o politeísmo para o monoteísmo como um sumário da evolução histórica dos últimos 2. 000 anos. Webgrafia Conclusão David Hume foi um grande filósofo e pensador com seu raciocínio voltado para o foco social, pela leitura dos sentidos para se ter como produto o conhecimento.

Seus pensamentos influenciaram diversos pensadores com o decorrer do tempo e tiveram influências sociais, éticas, políticas morais. Um homem que rejeitava todos os tipos de metafisica e considerados por muitos como ateu. http://www. consciencia. org/hume. shtml http://wapedla. mobi/pt/David_Hume http://www. cobra. pages. nom. br/fmp-hume. html#lnflu%C3 %AAncia http://www. artigonal. com/ciencia-artigos/epistemologia-em-david -hume-709667. html

Recursos humanos

0

Questao 6 Resposta: Banco de dados é um sistema de coleta, armazenamento e acumulação de dados que são devidamente codificados

Read More

Trabalho decente

0

1 INTRODUÇÃO Em 1999, a OIT desenvolveu o Conceito de trabalho decente, com o intuito de promover o acesso de

Read More