Definições – abnt – mackenzie publicidade

Categories: Trabalhos

0

1. MISSÃO “A missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura- se procura-se determinarcqual o negócio, porque ela existe, ou ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar- se no futuro. Missão é uma forma de se traduzir determinado sistema de valores e crenças em termos de negócios e áreas básicas de atuação, considerando as tradições e filosofias da empresa. (OLIVEIRA Djalma de Pinho Rebouças de. 2006, p. 126) “Missão organizacional é a declaração do propósito e do alcance da organização em t refere ao papel da or ni está envolvida e signi a sua da organização deve lguma necessidade ser ercado. Ela se iedade em que e existir. A missão de satisfazer a ão em termos de oferecer algum produto ou serviço. A missão está associada ao negócio da organização.

Como lembra Drucker, a pergunta sobre qual é o negócio da organização é tão raramente feita – pelo menos de maneira clara e direta – e tão raramente os executivos dedicam um estudo e reflexão adequados sobre o assunto, que talvez seja essa a mais importante causa do fracasso dos negócios. A missão constitui uma maneira de traduzir o sistema de valores em termos de crenças ou áreas básicas de atuação da rganização. ” (CHIAVENATO, Idalberto. 2004, p. 55/56) 2.

FILOSOFIA “O marketing como filosofia é um princípio geral orientador do pressupostos, valores, padrões morais, politicas diretrizes e normas (implícitas ou explicitas básicas e duradouras) da firma. Os princípios, quando disseminados, compreendidos e intenorizados pelos executivos e pelo pessoal, fornecem bases para avaliar a adequação e a importância de ideias, propostas, decisões e ações rumo aos objetivos maiores da empresa. Num efeito mais amplo, as filosofias moldam atitudes, dirigem comportamentos, facilitam a comunicação, inspiram e motivam s profissionais no exercício de suas atividades.

A influência de uma filosofia no funcionamento empresarial é profunda, razão pela qual essa concepção de marketing é tão importante. Quando o foco no mercado, a preocupação e o compromsso com o cliente estiverem incorporados como princípio, filosofia e valor, estará constituída uma companhia de fato guiada por marketing. Sem isso, o discurso em favor do marketing fica vazio ou não passa de mera manifestação de intenção. ” (URDAN, André Torres. 2010, p. 16) “A ideologia central é uma construção idealizada de dentro para ora da organização e é independente do ambiente externo.

Ela é constituída pelos princípios e valores da organização e seus objetivos mssionários. É o conjunto de conceitos, filosofias e crenças gerais que a organização respeita e empresa e está acima das práticas cotidianas, na busca de ganhos de curto prazo. São os ideais eternos, servindo de orientação e inspiração para todas as gerações futuras de pessoas da organização. Os princípios organizacionais referem-se a conceitos dos quais não se está disposto a abrir mão, como ética e honestidade.

Os valores organizacionais correspondem aos atributos e às virtudes a organização, como prátlca da transparência, respeito ? diversidade 15 atributos e às virtudes da organização, como prática da transparência, respeito à diversidade, cultura para a qualidade ou respeito ao meio-ambiente. ” (CHIAVENATO, Idalberto. 2004, p. 59/70) 3. PLANEAMENTO ESTRATÉGICO “Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada.

O planejamento estratégico é, normalmente, e responsabilidade dos niveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. ” (OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. 2006, p. 7/48) “O planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da rganização de sua missão no ambiente em que ela está atuando. Para Drucker, “planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessarias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada, e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas almentadas. O planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos de médio e longo trazo que afetam a direção ou a iabilidade da empresa. Mas, aplicado isolada estratégicos de médio e longo trazo que afetam a direção ou a viabilidade da empresa. Mas, aplicado isoladamente, é insuficiente, pois não se trabalha apenas com ações imediatas e operacionais: é preciso que, no processo de planejamento estratégico, sejam elaborados de maneira integrada e articulada todos os planos táticos e operacionais da empresa. ” (CHIAVENATO, Idalberto. 2004, p. 39) 4.

AMBIENTE INTERNO “A trajetória da empresa depende também de fatores do seu interior, abordados na Análise Interna. Não só o ambiente determina o que a empresa deve e pode fazer. Aproveitar oportunidades e enfrentar ameaças exige, sob um ângulo, requer uma combinação adequada de pontos fortes e fracos. Isso forma a Análise Interna. ” (URDAN, André Torres; URDAN, Flavio Torres. 2010, pg. 57) “Analisar a própria empresa a fim de conhecer, em termos reais, suas capacidades, suas forças e suas fraquezas permite ao marketing, trabalhar em bases mais bem fundamentadas.

Isso porque com essas informações, ele tem condições de fazer ou não uso de determinados aspectos, tanto no nível estratégico como no operacional. ” (OLIVEIRABráuIi0. 2011, p. 35) 5. MIX DE COMUNICAÇAO Formas de comunicação são as modalidades de comunicação existentes. As mais utilizadas hoje em dia são propaganda, publicidade e relações públicas, patrocínio, product placement, promoção de vendas, merchandising, marketing direto e venda pessoal. (OLIVEIRA,Bráulio_ 2011 236) PAGFd 15 mix de comunicação de marketing é composto por seis formas especiais de comunicação: 1 – propaganda: qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de idéias, mercadoria ou serviços por um anunciante idendificado. 2 – Promoção de vendas: uma variedade de incentivos de curto razo para estimular a experimentação ou compra de um produto ou serviço. 3 – Eventos e experiências: atividades e programas patrocinados pela empresa e projetados para cnar interações relacionadas ? marca, diariamente ou em ocasiões especiais. – Relações públicas e assessoria de imprensa: uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos. 5 – Marketing direto: utilização de correio, telefone, fax, e-mail ou Internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhes solicitar uma resposta direta. – Vendas pessoais: interação pessoa (cara a cara) com um ou mais compradores potenciais com vistas a apresentar produtos ou serviços, responder a perguntas e tirar pedidos. ” (KOTLER, 2006, p. 533) 5.

POSICIONAMENTO “O posicionamento é considerado uma atividade fundamental para o marketing e amplamente utilizado por empresas competitivas. Trata-se de um con•unto de ações de marketing, realizadas ao longo da vid a, que permite encontrar PAGF 15 relação às propostas elaboradas pela concorrência. ” (OLIVEIRA,aráuli0. 2011, pg. 129/1 30) “Posicionamento diz respeito à necessidade, enfrentada pela aioria dos executivos de marketing, de diferenciar um objeto (seja marca, produto ou empresa) frente a concorrentes que disputam um segmento de mercado. (URDAN, André Torres; URDAN, Flavio Torres, 2010, pg. 401) 7. MACROAMBIENTE “Uma serie de forças sociais e naturais influencia a empresa e interage com ela, compondo o macroambiente do ambiente de marketing. Essas forças, sobre as quais dlscorremos a seguir, são: econômica, demográfica, cultural, psicológica e sociológica, polltica, legal e governamental, natural, tecnológica, publico geral, comunidade local, grupos de interesse e publico governamental, ercado de trabalho e mercado de capitais. (OLIVEIRA,gráulio. 2011, p. 26) “Macroambiente: envolve os ambientes econômico, politico- legal, sociocultural, competitivo, tecnológico e natural. No macroambiente, atuam importantes stakeholders, tais como os concorrentes, fornecedores, clientes, intermediários, grupos de opinião e pressão, organizações não governamentais, a comunidade na qual a empresa está inserida, o setor publico ou outros públicos com os quais a empresa se relaciona. ” (GIOIA, 2010, p. 15) 7. Ambiente politico-legal “A gestão de um determinado país, asslrn como sua constituição olítica e governamental, representa uma força que influencia as empresas. Como exemplo disso, podemos citar os entraves e trâmites burocráticos para a abertura de empresas no Brasil, os quais levaram muitos empresários a trabalhar na informalidade. Para mudar esse quadro, os, graças a novas leis, os anos, graças a novas leis, os procedimentos e o tempo foram reduzidos drasticamente, passando de mais de 150 dias para cerca de 20 dias. (OLIVEIRA,Bráulio. 2011, p. 30) “No ambiente legal, as atividades de uma empresa no mercado são pautadas por leis e regulamentos que a sociedade, pelos eus representantes nos poderes constituídos (legislativo, executivo, judiciário), decide estabelecer e ver cumpridas (ou nem tanto). ” (URDAN,André Torres. 201 0, p. 136) 7. 2 Ambiente econômico “A economia é uma importante força ambiental, especialmente por causa de seus efeitos rápidos e irradiadores sobre outras forças e sobre a sociedade como um todo.

Em termos práticos, mudanças no crescimento econômico ou na renda da população são imediatamente sentidas pelo microambiente, como a tecnologia ou a demografia. ” (OLIVEIRA,aráuli0. 2011, p. 27) “O ambiente econômico abrange forças (como a inflação e o esemprego) que afetam o poder de compra do consumidor e os negócios dos fornecedores. O estado geral da econorma influencia bastante o montante do gasto dos consumidores e o que eles compram. Essa relação, ademais, também procede no sentido contrario.

As compras dos consumidores . com expectativas negativas ou positivas) exercem papel importante no estado geral da economia. ” (URDAN,André Torres. 2010, p. 131/132) 7. 3 Ambiente Cultural “O ambiente cultural é constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade. Crescemos em uma sociedade específica que molda nossos valores e crenças básicos, absorvendo uma o que define nossos com os outros.

As seguintes características culturais podem afetar as decisões do marketing: persistência de valores culturais, mudanças dos valores culturais secundários, a visão das pessoas sobre si mesmas, a visão das pessoas sobre os outros, a visão das pessoas sobre as organizações, a visão das pessoas sobre a sociedade, a visão das pessoas sobre a natureza, a visão das pessoas sobre o universo. ” 1 “O ambiente cultural social diz respeito a fatores e tendências elacionadas com o modo como as pessoas vivem e se comportam numa sociedade. (URDAN,André Torres. 2010, p. 129) 7. 4 Ambiente demográfico “A força demográfica diz respeito aos dados relativos a população de uma sociedade, como seu tamanho, composição e distribuição em relação a sexo, raça, idade, religião e classe social. [… ] [… ]Embora mais lentamente do que as forças econômicas, as atitudes e os comportamentos sociais também mudam, influenciados por outros elementos do macroambiente como pela própna interação existente entre pessoas de diferentes grupos, seja pessoalmente, seja pelos meios de comunicação. .. ] por essa razão que a visão, a expectativa e a percepção de cada um de nós como indivíduo e também como grupo, juntamente com a cultura assimilada, são fatores primordiais na formação da nossa atitude e do nosso comportamento. ” (O IVElRA,Bráulio. 2011, p. 27/30) “O ambiente demográfico refere-se à população e características como tamanho, crescimento, renda e natalidade. ” (URDAN,André Torres. 2010, p. 123) 7. 5 Ambiente natural “A natureza e, em especial ecológicas vêm empresas.

Assuntos como o aquecimento global, a escassez da água e a polução do ar, que vêm sendo discutidos há écadas, agora fazem parte da consciência coletiva da população, consolidando atitudes e comportamentos. por isso – e também por uma série de leis referentes a essas questões —, diversas empresas estão revisando seus processos produtivos e operacionais, buscando consolidar uma imagem de “empresa sustentável” que, por exemplo, não agride o meio ambiente ou oferece a ele beneficios em troca do que ele usufrui. (OLIVEIRA,Bráulio. 2011, p. 30) “O ambiente natural inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing. As preocupações ambientais cresceram muito nas duas últimas décadas. Alguns analistas de tendência rotularam os anos 90 de “década da terra”, e declararam que o ambiente natural é o tema mundial de maior importância para as empresas e para o público.

Os profissionais de marketing devem conscientizar-se de quatro tendências do ambiente natural: escassez de matéria-prima, aumento do custo de energia, aumento da poluição, intervenção governamental na administração dos recursos naturais. ” 7. 7 Ambiente tecnológico “Atualmente capitaneada pela indústria eletrônica e pela icroinformática, a tecnologia se faz presente em nosso dia a dia e sua constante evolução obriga as empresas a buscar alternativas adequadas para que Interajam da maneira pretendida com seu mercado.

Mas se engana quem pensa que a tecnologia se restringe a aplicações em produtos. De fato, uma vez que a tecnologia é a aplicação da ciência, ela se faz presente também em processos, em operações e no gerenciamento de modo geral. ” (OLIVEIRA,Bráulio. 2011 geral. ” (OLIVEIRA,BráuIi0. 2011, p. 31) “O ambiente cientifico tecnológico trata de fatores ligados ao conhecimento cientifico, à aplicação e tecnológica,como fontes e produtos, serviços e processos para satisfazer necessidades e desejos dos consumidores. ” (URDAN,André Torres. 010, p. 138) 8. MICROAMBIENTE “Diversos agentes influenciam a empresa e interagem com ela, constituindo o microambiente do ambiente de marketing. Esses agentes, sobre os quais discutimos a seguir são: mercado, concorrência, fornecedores e intermediários e veículos de comunicação. ” (OLIVEIRA,Bráulio. 2011, p. 32) “Uma coisa é perceber oportunidades atraentes, outra é ter capacidade de tirar o melhor proveito delas. Cada negócio precisa avaliar periodicamente suas forças e fraquezas internas. (KOTLER, 2007, p. 51) 8. Mercado “O mercado é o objetivo de estudo e de interação do marketing. Saber como ele é constituído, coo pode ser segmentado e o que proporciona valor a cada segmento são questões fundamentais e elementares para que possam ser tomadas decisões de marketing adequadas, que realmente satisfaçam o cliente e permitam o alcance dos objetivos organizacionais. [… ] Por ora, é necessário ter em mente que a análise do mercado pode ser quantitativa ou qualitativa e que a utilização de ambos os métodos, com suas diversas técnicas, é pertinente. ” (OLIVEIRA, Bráulio_ 2011 . 32)

Exercíos de mecânica

0

Área de Exatas Disciplina: Leitura e Produção de Textos ProP. M. Sc. Valdete Nunes Silva ATIVIDADES DE COESÃO E COERÊNCIA

Read More

Matrix e o mito da caverna na visão de platão

0

MATRIX E O MITO DA CAVERNA NA VISÃO DE PLATÃO O Mito da Caverna assim como o filme de Matrix

Read More