Democracia platão e aristóteles

Categories: Trabalhos

0

Democracia de acordo com Platão: Platão foi o primeiro e talvez o ultimo a sustentar que o estado não deveria ser governado pelos mais ricos, ambiciosos ou astutos, mas sim pelos filósofos. Platão considerava apto a governar aqueles que tivessem a arte de saber conduzir os homens. Platão compara a política com a tecelagem onde ele dizia que assim como a tecelagem, o governante deveria escolher o tecido, as peças deveriam ser costuradas a mão e a armação final, pois seu objetivo maior era dar a segurança e abrigo da mesma forma que a roupa protege das intempéries e assegurar os pudores.

O politico deveria desenvolver habilidades tais como saber cardar e fiar, pois sua responsabilidade mai melhor com o menor OF3 encontrar o equilíbri Swipe nentp fracos e indefesos , is qual é: o governo do rar o tecido maior e Isso significa saber osos e os mals de Democracia o Platão acreditava que o rei tinha o de tudo, como: exilar, mandar executar, deslocar gente a sua revelia, fazer o que lhe convier, que tudo estaria justificado pelo o seu fim ultimo, a justiça. Platão nao era simpatizante da Democracia pois acreditava em sua Incapacidade de administrar com inteligência uma cidade.

Ele critica o sistema eleitoral por sorteio adaptado pela Democrac Swige to next page Democracia Grega. O verdadeiro político seria quem realmente domina a ciência da política, não se inspira nas leis escritas mas sim na arte de saber conduzir os homens. Platão acreditava que a sociedade se negava a aceitar que alguém, tal como o Rei Competente, que possa com autoridade, governar com virtude e ciência com imparcialidade, com justiça e equidade, sem precisar injuriar ninguém e que todo regime político conhecido não passava de uma ilusão pois ele empre resulta dessa aversão a boa razão.

De uma máscara que tenta ocultar o seu fracasso. Platão acreditava que os mal elementos deveriam ser submetidos a uma prova de fogo, confiando-os aos educadores competentes para instrui-los, em caso de fracasso, que sofram por sentença de morte. Após eliminar os maus elementos, o governante ideal dedica-se então a sua grande tarefa a qual é harmonizar os opostos. pelo fato da sociedade ser composta por diferentes interesses parecia ser impossível fazê-la sob mesmas leis. Portanto, se tiverem mesma posição em relação ao bem e o mal, certo e rrado, tendo mesmos princípios éticos, é possvel impedir o divórcio completo delas.

O verdadeiro Rei Competente assemelha-se a um tecelão de boa habilidade, capaz de unir tais extremos, assegurando o convívio da energia com a moderação, evitando que a sociedade caia na influência de um temerário ou do seu oposto, o pusilânime. Arte cujo domínio é exclusivo do estadista-tecel temerário ou do seu oposto, o pusilânime. Arte cujo dominio é exclusivo do estadista-tecelão. O Regime ideal segundo Aristóteles: Para obter uma sociedade estável, Aristóteles considerava que regime mais adequado sena o misto, que equilibre a força dos ricos com o número dos pobres. ara ele a sociedade ideal seria aquela baseada na mediania, atenua os conflitos entre ricos e pobres, dando estabilidade à organização social, ao contrário de Platão. Esse governo, ele definia como timocracia (timé = honra), em que o poder político seria exercido pelos cidadãos proprietários de algum patrimônio e que governariam para o bem comum, ou seja pelos mais ricos, astutos ou ambiciosos. Em outros momentos esse regime ideal é chamado de politia governo da maioria, mas regido por homens selecionados segundo a sua renda).

Aristóteles acreditava que a melhor forma de governo seria com as formas puras de governo, onde o governante deveria pensar no melhor para a maioria, ao contrario de Platão que acreditava que o melhor governante seria aquele que conseguisse juntar os interesses de todos e trabalhar em favor de todos e nao apenas na maioria ou de classe mais alta. “De qualquer maneira a condição indispensável para uma boa constituição é que o fim da atividade estatal deve ser o bem comum e não a vantagem de quem governa despoticamente. ” 3

A dificuldade no ensino da matemática

0

Formação do Educador em Matemática da Escola Estadual Educandário Santa Rita Maria Cristina Adão Martins[l] Resumo: Este trabalho é resultado

Read More

Contar historias uma arte sem idade

0

SILVA. Maria Betty Coelho. Contar historias uma arte sem idade: Antecedentes ou uma história na primeira pessoa. São Paulo: Ática,

Read More