Desenvolvimento econômico local da cidade de jacobina-bahia

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO tecnólogia em gestão ambiental erick souza carmo de araujo educação ambiental e desenvolvimento sustentável reciclar para salvar Jacobina-BA 2010 erick souza carmo de ora to view nut*ge educação ambiental Trabalho apresentado ao Curso de Tecnólogia em Gestão Ambiental da UNOPAR – universidade Norte do paraná, para a disciplina de Educação Ambiental e Desenvolvimento sustentável Prof. Leliana Aparecida Casagrande Luiz.

INTRODUÇÃO O presente texto refere-se ao trabalho de educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Nos últimos três séculos houve um rande crescimento do conhecimento humano, proporcionando acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tomando como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem.

PROJETO RECICLAR PARA SALVAR Localizada na zona fisiográfica no nordeste baiano a 360 km de Salvador na microrregião homogênea Piemonte da Chapada Diamantina, entre serras e desfiladeiros, Jacobina é caracterizada ela caatinga, vegetação típica da região, com uma população de 79. 000 habitantes, segundo dados do IBGE, senso 2009.

A principal fonte de renda da população gira em torno do comércio e extração de ouro, lojas de roupa e calçados, autopeças, postos de combustíveis, hotéis, restaurantes e fábrica de calçados. Todos os lixos produzidos pela população, indústrias e hospitais, os quais denominamos de resíduo, são descartados em uma área que fica localizada numa distância de 15 km fora da zona urbana, na BA que liga as cidades de Jacobina e Miguel Calmon, área essa enominada de lixão, por não haver tratamento dos resíduos gerados.

Tendo cerca de 60 anos de existência o lixão serve de fonte de renda para os moradores dos povoados situados nas proximidades do local que coletam, separam e vendem os resíduos (vidros, plásticos, papel, latinhas de alumínio, dentre outros) para empresas coletoras que fazem o repasse destes materiais para as indústrias de reciclagem, tais pessoas são comumente chamadas de catadores.

O trabalho rea para as indústrias de reciclagem, tais pessoas são comumente chamadas de catadores. O trabalho realizado pelos catadores desse lixão é feito de forma braçal, sem nenhum equpamento de segurança, crianças auxiliam seus pais elou parentescos, havendo uma breve incidência de pessoas viciadas em tóxicos, bebidas alcoólicas, envoltas à uma prostituição crescente. Os lixões constituem a pior forma de disposição do lixo, causando profundos impactos ambientais.

Copos de plástico, por exemplo, demoram de 200 a 450 anos para a biodegradação; latas de aluminio, tampinhas de garrafa, pilhas e baterias levam de 100 a 500 anos; garrafas de vidro ou plástico demoram mais de 5 éculos, além de ocorrer contaminação de lençóis freáticos com o chorume. Nesta perspectiva, as ações que viabilizam a reciclagem, em especial a Coleta Seletiva de Lixo (aspecto operacional) e a Educação Ambiental (aspecto pedagógico), exercem papéis fundamentais. Inicialmente é necessario a conscientização de todos para a busca de soluções para o grave problema.

Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente. Na próxima fase, é necessário oletar os resíduos sólidos (vidros, papéis, plásticos e metais), semanalmente em diferentes bairros, dias e horários. O material será recolhido pelos catadores, transportado por caminhão de coleta identificado e encaminha aos galpdes para a separação e reciclagem.

Se a opção for pela doação, PAGF3ÜFd identificado e encaminha aos galpões para a separação e reciclagem. Se a opção for pela doação, o material poderá ser encaminhado para instituições filantrópicas, cooperativas de catadores, postos de entrega voluntária. , escolas. etc. A iniciativa de multiplicar esta idéia é muito importante e om certeza trará mudanças na forma de olhar a cidade e demonstrará a possibilidade de mudança de hábito de cada um de nós.

A mobilização da população em torno da iniciativa de se implantar a coleta seletiva e o desejo de sua ampliação no bairro, na cidade, vai ao encontro de uma preocupação de todos os povos do mundo no sentido de manter o planeta ambientalmente saudável. CONCLUSÃO O principal eixo de atuação da educação ambiental deve buscar, acima de tudo, a solidariedade, a igualdade e o respeito ? diferença, através de formas democráticas de atuação baseadas m práticas interativas e dialógicas.

Isso se consubstancia no objetivo de criar novas atitudes e comportamentos em face do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos. Mais do que uma simples forma de transmitir informações e conhecimentos sobre os recursos naturais. A Educação Ambiental é uma ferramenta indispensável a construção de novos valores e atitudes, voltados ao desenvolvimento de uma sociedade comprometida com a solução de seus problemas ambientais, proporcionando condições adequadas de sobrevivência para os atuais e futuras gerações.

Logistica reversa

0

Parte teórica: • Questão conceituar Logística Reversa por três autores diferentes. • Diferenciar LRPC E LRPV. • Considerações finais sobre

Read More

Da posse em nome do nascituro

0

Introdução Tratando-se da posse do nascituro, o Código de Processo Civil reserva os artigos 877 e 878 que existem para

Read More