Desenvolvimento local

Categories: Trabalhos

0

O desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos paises ou estados-nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico.

Uma vez iniciado, o desenvolvimento econômico tende a ser relativamente automático ou auto-sustentado na medida em que no sistema capitalista os mecanismos de mercado envolvem incentivos para o continuado au conhecimentos técni OF3 significa, porém, que ta para todos: pelo cont variarão substancial nações de utilizarem seus pital e de ento serão iguais pacidade das respectivos estados e sua principal instituição econômica, o mercado, para promover o desenvolvimento.

No longo prazo dificilmente regride, porque a acumulação de capital em uma economia tecnologicamente dinâmica e competitiva, como é a capitalista, passa a ser uma condição de sobrevivência das empresas, mas as taxas de crescimento econômico são 2 tão díspares que fica claro que a sorte econômica dos estados- nação está longe de estar ssegurada, e que a decadência relativa, como aquela que ocorreu em todo o século vinte na Argentina, ou que vem acontecendo no Brasil desd desde 1980, é sempre uma possibilidade.

Os dois fatores fundamentais a determinar, diretamente, o desenvolvimento econômico são a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional, ea capacidade de incorporação de progresso técnico à produção. O fator principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento.

Na medida em que uma sociedade acional revela suficiente coesão quando se trata de competir internacionalmente, ela aproveitará melhor os recursos e as instituições de que dispõe para crescer. O crescimento da produtividade de um país depende, diretamente, da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção. Investimento e progresso técnico, por sua vez, dependem, em geral, da qualidade das instituições formais (politicas, leis) e informais (práticas sociais ou usos e costumes) que cada sociedade nacional estiver adotando.

Quando uma sociedade é capaz de conformar essas instituições e políticas econômicas ara que elas assumam o caráter de uma estratégia nacional de competição internacional, aumenta a probabilidade de que as taxas de desenvolvimento sejam mais altas. A literatura clássica sobre desenvolvimento e instituições, desde Smith e Marx, sempre deu maior atenção às instituições que se opõem ao desenvolvimento, provavelmente porque estavam pensando em instituições pré-capitalista opõem ao desenvolvimento, provavelmente porque estavam pensando em instituições pré-capitalistas impedindo a revolução capitalista.

Entretanto, desde os anos 40 do século passado, quando a moderna teoria conômica do desenvolvimento afinal se definiu, foi ficando claro que Instituições ‘positivas’, que facilitem o processo de acumulação de capital e de incorporação de progresso técnico, são fundamentais para o desenvolvimento: que o estado, na sua qualidade de principal instituição normativa de uma sociedade moderna, torna-se, na sua outra qualidade de instituição organizacional, o instrumento por excelência de ação coletiva da nação para promover o desenvolvimento econômico se esta é suficientemente forte para formular uma estratégia nacional.

Quando uma economia está em pleno rocesso de crescimento é sinal de que existe uma estratégia nacional de desenvolvimento, que seu governo, seus empresários, técnicos e trabalhadores estão trabalhando de forma consertada na competição econômica com as demais nações. Quando uma economia começa a crescer muito lentamente, senão a estagnar, é sinal de que sua solidariedade interna está em crise e que perdeu a idéia de nação, e, portanto, que já nao conta com dois elementos necessários 3 para que se mantenha competitiva e dotada de uma estratégia nacional de desenvolvimento digna desse nome. 3

Administração da produção e de materiais

0

Administração da Produção e de Materiais Sistema de Produção? Sistema de produção é o conjunto dos sistemas de informação, planejamento,

Read More

Desenvolvimento do ciclo vital

0

1. INTRODUÇÃO Que fatores influenciam no desenvolvimento cognitivo e sócio-cultural da criança de 0a 6 anos? Quais as dificuldades enfrentadas

Read More