Design conceito

Categories: Trabalhos

0

O conceito de designer e o seu papel na sociedade, tem vivido diversas oscilações ao longo dos tempos. Design tem hoje uma importância bastante grande na nossa sociedade, de tal maneira que já se chama a tudo design e que aparentemente já todos são capazes de o fazer. poderemos dizer que o design existe desde o aparecimento do homem como ser racional, para combater as suas necessidades e desenvolver a sua comunicação.

Isto faz com que olhemos para o design hoje em dia como algo banal, algo que já estamos habituados e que não podemos viver sem. Mas na verdade esta ? uma área em constante desenvolvimento, para mim o design é a disciplina que organiza a comunicação e que torna os objectos comunicantes. A co gostos, o estilo de vi c c. PACE 1 ora esta a importância d xis: Sv. ipe to view next*ge terá o poder de com c No texto, Design. Am es, as opiniões, os para pessoa, aqui na sociedade, que úblicos. no da Costa reflecte sobre o problema de falta de conceito e definição do design em Portugal, Isto deve-se provavelmente a abrangência do seu campo de acção, Swlpe to vlew next page acção, campos de acção que devem a meu ver organizar e reunir sua responsabilidade entre arte, utilitarismo e publicidade e á falta de uma tradução do seu nome para português, que leva a ratoeiras linguísticas e a destroçam do seu significado.

Este problema prejudica o design como disciplina, descredibilizando- o como tal e tudo o que dele é retirado. O design, por esta falta de conceito/definiçao, é ainda um mistério para muito e menosprezado por muitos outros. Poderão todos os homens ser designers? Não, para mim o design esta para lá da realização de algo simplesmente agradável a vista, como sublinha Daciano da Costa no texto, ” Não podemos icar pela aparência das coisas”.

Designer, mais do que ter uma capacidade tecnica para desenvolver determinado tipo de trabalhos, será dotado de uma grande criatividade, de poder de comunicação, sensibilidade, de um instinto antecipador, produzindo hoje objectos com os quais a sociedade se irá identificar no futuro. Para Daciano da Costa, o designer é prejudicado pela falta de quadros conceptuais que adquiram logica as questões a interpretar cientificamente, criando ou reunindo teorias que identifique a sua validade através de factos concretos, que levem a elaboração de um

PAGFarl(F3 que identifique a sua validade através de factos concretos, que levem a elaboração de uma estrutura comum e consequente conclusões. Acredito que isto seria uma mais-valia para a elevação do design e do papel do desgner na sociedade na medida em que solidificava o design como disciplina, tornando- o numa área mais delineada que consequentemente protegia o trabalho do designer perante técnicos de outras áreas. Se eu como designer não tenho conhecimentos para projectar um edifício, porque haveria de um arquitecto ter conhecimentos para intervir na área do design?!

Seria mais interessante e traria com certeza mais progresso se se quebrasse com rivalidades e pudéssemos encontrar complementaridades que permitam um trabalho em conjunto, delineando traços que permitam os designer e outros técnicos um trabalho com maior qualidade. Chegado a este ponto penso que este problema deve continuar a ser reflectido para que dele se possa retirar aspectos positivos para o design, criando uma estrutura solida, esperado eu que com ela resulte de uma maior valorização do design e do papel do designer na sociedade e junto dos técnicos de outra áreas. PAGF3ÜF3

Marketing

0

SUMÁRIO 4 2. SUMÁRlO EXECUTIVO……… — 5 3. ANÁLlSE DA SITUAÇAO . 6 3. 1 FATORES ECONOMICOS… 3. 2 FATOR

Read More

Marketing

0

Para começar a falar de como é feita a propaganda, de como é seu processo, é preciso enumerar e conceituar

Read More