Desigualdade social

Categories: Trabalhos

0

1. alNTRODUÇÃO Na cidade de Boa Vista existem situações preocupantes, na qual se destaca o problema social, pois há um grande contraste entre ricos e pobres. O mesmo impossibilita vários indivíduos de terem o acesso à globalização, d’ferente de outros que possuem esse acesso com praticidade. A desgualdade social é baseada também numa deficiência educacional, saúde pública precária e até mesmo em uma falta de cultura e lazer.

O acesso à educação, saúde e infra-estrutura agrária também são fatores irrelevantes que se repercutem a cada dia. Mostrar a realidade da população em Boa Vista é o que o tema escrito irá fazer abordando problemas como a exclusão social to view Swpe to page e dificuldades encon baixa renda, onde m por parte da alta soci ade, = • que não dão uma ate que nao promovem 1 or16 a de Individuos de rentam o descaso das autoridades idades carentes e que o governo ou a prefeitura oferecem.

Os pol ticos são eleitos para representar o povo e através dessa eleição eles têm o poder de ajudar e amenizar as dificuldades enfrentadas dos cidadãos, mas só fazem promessas a eles e geram o descaso, como disse o cantor e compositor Bob Marley: “A política só serve para dividir o povo. É uma bobagem, pois faz povo confiar em um homem, que não pode fazer nada por nós. Se você não tiver sua vida, você não tem nada. Existem vários meios para controlar a questão da desigualdade, mas é um grande desafio a se ser cumprido, pois há pessoas preconceituosas que não aceitam que todos deveriam possuir o mesmo direito que os deles, somente pelo fato de acreditarem que o pobre é um ser perigoso, crimlnoso e burro, o que não verdade, às vezes, as pessoas carentes se sobressaem melhor em suas obrigações do um rico que possui todas as ferramentas para ser bem sucedido.

Um bom acesso à educação, à saúde, à moradia e à segurança é m beneficio dos moradores, independentemente da cor, raça ou classe social. Muitos gostariam de possuir esses itens que contribuiriam para o seu bem-estar, mas a questão financeira é um grande obstáculo, fazendo o cidadão se sentir excluído e interferindo na sua formação educacional e profissional.

Atualmente, há vánas fontes que relatam esse tema e através de pesquisas em redes sociais, jornais, revistas, pesquisas de campo e entrevistas com pessoas que vivenciam e enfrentam o assunto abordado podem-se obter muitas informações sobre o tema deste trabalho que, tem por fim, chamar a atenção e auxiliar a ompreensão das autoridades e dos moradores que tem um elevado padrão de vida e que não enxergam as precariedades enfrentadas por uma parte dos moradores boa vistenses.

Dando ênfase a esses pontos, o trabalho será apresentado, basicamente, nesse contexto. 2. DESIGUALDADE SOCIAL 2. 1 Origens, o que é e como acontece. A desigualdade social no Brasil existe desde os tempos de colônia, em que Portugal detinha os recursos que vinham do próprio Brasil, administrados por pessoas designadas pela coroa, cuja relação de desigualdade dava-se entre os senhores e os e por pessoas designadas pela coroa, cuja relação de desigualdade ava-se entre os senhores e os escravos.

Os escravos naquela época viviam em condições precárias, com comida e moradia de péssima qualidade além dos horrlVeis castigos que sofriam quando não executavam algum trabalho corretamente, sem mencionar suas vindas da África para o Brasil nos porões dos navios negreiros que eram ambientes sujos e desumanos onde alguns morriam de fome ou doenças antes mesmo de chegar ao Brasil. Durante muito tempo os escravos viveram nessas condições e isso era só o começo da desigualdade no nosso pais. Desigualdade social nada mais é que a centralização do poder nas ãos da minoria (seja ela político, financeiro, etc. enquanto a maioria sofre com todos os tipos de descasos, ligados a pobreza, saúde e educação. A desigualdade social do ponto de vista jurídico é a condição de desunião do individuo em uma classe, tendo como referencia sua condição econômica. É em grande parte gerada pela má distribuição de renda, precariedade nos recursos destinados a população e pelo preconceito gerado pelas demais classes sociais, principalmente as classes altas onde o descaso e o individualismo são evidentes. Ao falar de desigualdade, muitos já pensam em pobreza, fome miséria.

Imaginam um cenário precário, na qual o pobre é um ser ignorante, burro e violento, desprovido de conhecimento. A violência afeta sempre o lado mais fraco e muitos pensam que a maioria dos atos violentos que ocorrem na cidade são cometidos pela população pobre, mas não. Em relação a isso a pesquisadora Enid Rocha afirma: “Como a violên “Como a violência afeta mais os pobres, é usual fazer um raciocínio simplista de que a pobreza é a principal causadora da violência entre os jovens, mas isso não é verdade.

O fato de ser pobre não significa que a pessoa será violenta. Temos inúmeros xemplos de atos violentos praticados por jovens de classe média”. Nessa afirmação, ela diz que a pessoas sempre ligam pobreza ? violência e que o fato de ser pobre não significa que a pessoa tem uma má formação e uma péssima índole e há muitos casos de violência envolvendo jovens que possuem uma boa condlção e classe social. 2. DESIGUALDADE SOCIAL EM BOA VISTA Na cidade de Boa vista existem muitos problemas sociais, situações preocupantes envolvendo habitantes principalmente das classes mais baixas onde se pode encontrar um grande contraste, entre a população rica e pobre. Isso priva várias essoas de terem o acesso à globalização, diferentemente de muitos que possuem esse acesso facilmente. A deslgualdade social nesta cidade é formada por deficiência educacional, saúde precária e até mesmo na falta de cultura e lazer. O acesso ? educação, saúde e moradia também são pontos preocupantes, e que aumentam a cada dia.

O preconceito e a exclusão social são também fatores fortes encontrados na vida de um individuo de baixa renda, e enfrentam o descaso principalmente por parte das autoridades que não ajudam as comunidades carentes e não promovem um avanço nos recursos que amenizariam as dlficuldades dos cidadãos, mas les sempre terão suas regal 16 avanço nos recursos que amenizariam as dificuldades dos cidadãos, mas eles sempre terão suas regalias e privilégios, e acham que os cidadãos que vivem em bairros afastados não precisam de um auxllio.

E por existir uma sociedade preconceituosa e individualista muitos sofrem com o desrespeito em relação a sua origem e até mesmo a aparência, pois para grande maioria a aparência diz tudo, mas não é bem assim como nos mostra o pensador Luuh Henry na citação abaixo: “Nunca julgues uma pessoa pela cor ou classe social. Lembre-ser que antes de tudo ela é um ser humano igual a você. E se você quer o respeito, respeite-a”. Luuh Henry diz que nem a cor, muito menos a classe soclal define o caráter e os valores de um cidadão e que é direito de todos serem respeitados por que quando se exige respeito, você também deve respeitar. . 3 DESIGUALDADE EDUCACIONAL É um dos principais fatores que ganha destaque na cidade; é onde se pode ver o quanto os recursos destinados à educação são mal aplicados aonde milhões vão para a educação, mas não chegam às escolas. O péssimo estado de estrutura das escolas, a falta de professores e de merenda escola, gera revolta em muitos lunos e pais de alunos que estudam em escolas públicas, pois o descaso é evidente nesses lugares. Um exemplo de desigualdade educacional e o ensino nas escolas publicas e particulares onde podemos ver a diferença da qualidade de cada uma delas. A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. ” Uma boa acessibilidade educacional é um beneficio dos moradores boa vistenses, vida. ” moradores boa vistenses, pois todos eles pagam impostos que obviamente vão para os cofres públicos, e que devenam ser usados em sua melhoria de vida mas que infelizmente vão ara os bolsos dos políticos e com todos esses problemas os estudantes se desmotivam o que gera desinteresse por parte de alguns e até mesmo desistir da escola.

Muitos gostariam de possuir um bom ensino, mas a questão financeira é um grande obstáculo, o que exclui o cidadão, interferindo na sua formação profissional futuramente. A educação é a base de uma sociedade, é ela que desenvolve os processos de valores éticos e de conhecimento como dl? a afirmação abaixo de John Dewey. A educação é fundamental na vida de todos, pois é através dela que adquirimos o devido conhecimento para sermos ótimos idadãos e exercer valores indispensáveis na sociedade. . 4 PRECARIEDADES E FALTA DE ACESSO NOS SISTEMAS DE SAUDE Também um dos assuntos que gera mais polêmica é a precariedade da saúde em Boa Vista. A super lotação dos hospitais, a falta de atendimento e materiais nos hospitais e postos de saúde é o que ocorre com freqüência_ Atualmente o descaso toma conta desses locais, muitos têm que esperar horas por atendimento e quando finalmente são atendidos, às vezes são tratados com pressa e com desdém.

A saúde publica é a base de uma sociedade, pois é ela que cuida das condições e saúde da população, é através dela que há os medicamentos e diagnósticos de doenças e infecções que afetam os cidadãos. Uma das mais importações definições de saúde pública foi citada PAGF e infecções que afetam os cidadãos. Uma das mais importações definições de saúde pública foi citada, em 1920, pelo americano Winslow: “Saúde pública é a arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade.

Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos ndivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada individuo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde”. ?s vezes a demora por atendimento é tanta que o estado de saúde das pessoas acaba se agravando, ou na maioria das vezes, só há um medico de plantão encarregado de atender vários pacientes ao mesmo tempo. A falta de auxílio remete as pessoas a varias situações, como acontece aqui na capital de Boa Vista, onde muitas pessoas, por não ter leitos disponíveis ou em condições de uso nos hospitais, ficam tomando medicamentos, como soros nos corredores e em locais desapropriados, ficando a mercê a vanas doenças podendo ter uma grave Infecção hospitalar.

Alguns que vivem em locais afastados não têm transporte para ir a outro posto de saúde ou hospital e é ai que entra a questão da falta de acesso, pois deveria haver um hospital que abrangesse os bairros mais afastados, em alguns há postos de saúde, mas por falta de verbas e recursos estão fechados. As unidades de pronto atendimento também estão em uma grande precariedade. Os pneus estão fechados. As unidades de pronto atendimento também estão em uma grande precariedade.

Os pneus das ambulâncias se encontram carecas, o socorro demora a chegar aos locais onde precisa de atendimento, há greves por conta da má remuneração, e esse ano devido a uma crise econômica na prefeitura, foi cogitada a idéia de fechar alguns postos de saúde e também o sistema de pronto atendimento como o SAMO. Se isso que foi planejado pelas autoridades fosse colocado em prática, o caos seria evidente na vida das pessoas que vivem humildemente sem ter como pagar por um leito hospitalar particular.

Sabemos o quanto a precariedade e a falta de acesso afeta o modo de vida dos cidadãos porque é o que mais vemos na TV e nos jornais sobre a saúde publica existente na capital. 2. 5 SEGURANÇA, TRANSPORTE E SANEAMENTO BÁSICO São os três fatores que atingem os bairros afastados e que prejudica o dia-a-dia da população. Em relação à segurança sabemos que a pol[cia nem sempre cumpre com seus deveres de proteção.

Isso se torna evidente quando assistimos os noticiários locais onde todos os dias há casos de assaltos, mortes, estupros e agressao. A violência sempre acaba afetando os bairros mais afastados, ois eles são mais vulneráveis devido a uma vigilância sem persistência. Quando ocorre algum caso de agressão e homicídio, às vezes por falta de viaturas a policia demora horas para chegar, e algumas vezes nem chega, deixando a população em uma verdadeira falta de respeito e também uma situação critica.

A segurança pública é o meio que garante a proteção do cidadão, e há um conceito amplo sobre A segurança pública é o meio que garante a proteção do cidadão, e há um conceito amplo sobre a sua importância: “A segurança pública é uma atividade pertinente aos órgãos statais e à comunidade como um todo, realizada com o fito de proteger a cidadania, prevenindo e controlando manifestações de criminalidade e violência, efetivas ou potenciais, garantindo o exercício pleno da cidadania no limites da lei. O transporte público é um meio que ajuda quem não possui seu próprio automóvel a chegar a seu destino (local de trabalho, escola e faculdade), e sabemos que ele é um grande aliado no cotidiano populacional. A deficiência desse recurso gera muita dificuldade, POIS muitas vezes, alguns se deslocam de suas casas para outros bairros que possuem pontos de ônibus, por que m alguns locais não há o ponto de acesso a esse transporte e quando há estão em péssimas condições. Saneamento básico é o fator que precisa ser mais visado, pois é através dele que a cidade se torna limpa e bem cuidada.

Nos lugares em que não há saneamento, os esgotos ficam a céu aberto provocando mau cheiro e o risco de doenças graves, pois muitas crianças por não terem noção do quanto é contaminável bnncam pertos desses locais sujos sem saberem o perigo que correm. A coleta de lixo contribui para a limpeza da cidade, e em lugares onde não há coleta adequada (que às vezes o aminhão de lixo fica semanas sem aparecer) as pessoas acabam jogando seus lixos domésticos nas ruas ou em terrenos baldios e as consequências disso são os entupimentos de bueiros e as enchentes. . 6 DIFERENTES CLASSES SOCIAIS “Existem três disso são os entupimentos de bueiros e as enchentes. “Existem três classes sociais: os ricos, proprietários de rendmentos, empresários, banqueiros e intelectuais; detentores de grandes empresas e oferecem trabalho; os pobres, que são o “proletariado”, os indivíduos sem dinheiro, operários, sem status e sem qualificação; e a chamada classe média – situada entre mbas — que têm uma escolaridade, conseguindo um melhor emprego, o que permite a uma melhor condição de vida, ou seja, a pequena burguesia. (Max Weber) Em Boa Vista, existem essas três classes sociais definidas por Weber. Cada tipo de organização social aqui estabelece as desigualdades de pnviléglos e de desvantagens entre os indivíduos. O que gera mais contraste são classes altas e baixas existentes na cidade. Para as classes altas, a desigualdade é vista como uma coisa absolutamente normal, como algo sem relação no convívio da sociedade e o preconceito existe na mente das pessoas ricas, pois o se falar de pobreza elas já ligam à violência, fome e ignorância.

Analisando essa situação vemos que eles (classe alta) são os que têm mais acesso aos recursos que o governo disponibiliza como as áreas de lazer, por exemplo, elas abrangem mais a área nobre da cidade e os que ficam em bairros mais afastados está em más condições. A classe alta sempre é a mais favorecida, pois pode pagar para ter uma vida confortável, como ter um plano de saúde, transporte próprio e viver no conforto de uma casa enorme e carros de luxo. Diferentemente da classe baixa, que vive em lugares precários, onde muitas cas

Decreto

0

DECRETO NO 12010, DE DE 2010. NOMEIA COMISSÃO DE REAVALIAÇÃO DOS BENS PATRIMONIAIS DO MUNICIPIO. prefeito Municipal de Estado de

Read More

Vox max

0

1- Introdução VOXMAX A Voxmax é uma indústria de caixas acústicas situada na região de Londrina (PR). Essa indústria fabrica

Read More