Dialetica

Categories: Trabalhos

0

Logica dialética A logica dialética segundo Hegel trata do dialogo dos opostos ou seja toda afirmação corresponde a uma contradição, exemplificando é quando retiramos mais proveito dos nossos erros do que dos acertos, também considerada a loglca das mudanças e das transformações onde todas as ideias se modificam. Heráclito foi o pensador dialético mais radical da Grécia Antiga. Para ele, os seres não têm estabilidade alguma, estão em constante movimento, modificando-se. ? dele a famosa frase “um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio”, orque nem o homem nem o rio serão os mesmos. Para Engels, Swipe to page “a dialética é a ciênci mundo externo quan crg gerado pela dlalética ss-2, inicial ou o primeiro que é contraria a tes -mento, tanto do ano”. E o movimento ese que é a situação parece a antítese uas surge a síntese, quem traz com sigo elementos resultantes da tese e da antítese, porem a síntese se torna uma nova tese assim formando um siclo infinito.

Swlpe vlew nexl page Após as analises de Marx junto a contribuições de Engels a logica ialética pode ser “resumida” de 4 leis, a primeira seria o principio da totalidade (tudo se relaciona) onde se acredlta que todos os fenômenos e objetos estão ligados de uma maneira recíproca e que o final de um evento na verdade é o começo de outro.

Então a dialética tenta intender de uma maneira concreta esta ligação existente. A segunda e chamada de principio do movimento (tudo se transforma) pois a natureza e a sociedade não estão acabadas por completo, elas permanecem em eterna transformação e esse esenvolvimento se da por conta de contradições ou negações. E a dialética é a negação da negação assim alimentando novamente esse siclo.

A tercelra é conhecida como princlpio da contradição (lei do contrario) esta lei explica que a transformação só é posslVel devido ao fato de que em cada teoria ou pensamento existem ideias opostas que entram em conflito, o que gera por si própria a contradição, para exemplificar podemos observar um animal qualquer que ao mesmo tempo que permanece vivo existe em seu interior milhares de células que morrem e são ubstituídas por vivo existe em seu interior milhares de células que morrem e são substituídas por outras novas.

Já no quarto principio temos a transformação de quantidade em qualidade e vice- versa, por exemplo. se eu aqueço a água ate a temperatura de 100 graus Celsius ela ira ferver e se transformar em vapor, isso seria transformar quantidade em qualidade, já para que ocorra o contrario teria que encher uma garrafa com água e colocá-la no congelador, como a água congelada ocupa mais espaço e a arrava se retrai com o frio a mesma iria rachar ou explodir assim transformando qualidade em quantidade.

São todos esses pensamentos que diferenciam a logica dialética da logica formal onde nada é variável uma coisa sempre sera a mesma coisa, como se o mundo fosse estático. Bibliografia -Lógica e Dialética e Outros ArtigosNélson Jahr Garcia (artigo publicado em “O Atibaiense” de 31. 07. 99) -httpWmarx21. com/2010/07/22/a-dialetica-de-hegel-e-a-diaIetica -de-marx/ -http://www. ambito-juridico. com. br/site/index. php? n_link=revista

O trypanosoma cruzi e a doença de chagas

0

parasito está distribuído em todas as Américas, desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina e o Chile (Rey,

Read More

Sucessão de ausente

0

SUCESSÃO DO AUSENTE MORTE: PRESUMIDA ( Ausência = é a pessoa que desaparece de seu domicílio sem dar notícias de

Read More