Dinâmicas de grupo

Categories: Trabalhos

0

Introdução A dinâmica promove a participação A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino- aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos. A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino- aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um to view caminho para se inte porque a experiência encontro de pessoas d: Logo, esse conhec rg -ficando-a.

Isso Ica promove o do junto, em grupo. ividualizado e passa a ser de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando a pessoa está envolvida integralmente (afetivamente e intelectualmente) em uma atividade, onde é desafiada a analisar criticamente o grupo e a si mesma, a elaborar coletivamente um saber e tentar aplicar seus resultados. É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os participantes.

Só assim todos se sentirão donos do saber alcançado. Ferramenta importante A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino- aprendizagem não deve ser, no entanto, absolutizada ou responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no individuo/singular, uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio – é uma ferramenta a ser usada.

Ao optar pelo uso da técnica de dinâmica de grupo você poderá, através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, iscutir temas complexos, polêmicos e até estimular que sejam externados conflitos (do individuo e do grupo), buscando estimular os participantes a alcançar uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e, consequentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Enfim, Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto! Recomendações para o trabalho com din¿mlca ter um desenvolvimento pleno, é recomendável que os grupos tenham, no máximo, 20 participantes. Isto porém não impossibilita que se faça o uso dessa metodologia educacional em grupos maiores, em ongressos, em seminarios e outros. Orientamos que nestes casos o coordenador divida o plenário em subgrupos para o desenvolvimento dos trabalhos e reúna o grupão nos momentos de socialização e de síntese.

Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o retroprojetor, vídeo, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes. Em todo PAGFarl(F3 exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes. Em todo inicio de atividade (encontro) deve ser feito o “Contrato do Grupo”. Trata-se de uma discussão da pauta roposta, definição de normas internas do g upo, formação de equipes de trabalho e distribuição de tarefas.

Quando se tratar de uma atividade menor, um debate por exemplo, deve- se definir com o grupo o horário de terminar a atividade, o que será possível realizar, o que já foi preestabelecido, o objetivo da atividade e a metodologia de abordagem. Questões para Debate 1 – Que importância o grupo dá para o uso de dinâmicas? 2 – Por que as dinâmicas facilitam o trabalho coletivo e superam o individualismo? 3 – O que o grupo pode fazer para aproveitar melhor as dinâmicas?

Uso de dinâmicas – Cada participante deve compreender a dinâmica proposta, o objetivo dela e os passos a serem seguidos; – A dinâmica deve ter uma boa preparação anterior. Deve-se preparar, também, os recursos necessários (ambiente, papel, pincel atômico… ); – No final, uma avaliação é importante. Uma dinâmica sempre à mão, na hora certa, é um recurso que nenhum coordenador(a) de grupo ou educador(a) deve prescindir. Aqui vai uma sugestão. No uso de dinâmicas, seja criativo(a), entendendo o ob’etivo do que quer. Estará ajudando para que a vida em grupo sso bacana, dinâmico e

Ciencias

0

Classificação das ciências Diferenciam-se das artes e das humanidades pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação

Read More

Cultura de paz nas escolas

0

segunda-feira, 5 de maio de 2008 Resenha do artigo Infoeducaçáo:saberes e fazeres da contemporaneidade_Karen PERROTTI, E. ; PIERUCCINI, l. Infoeducação:

Read More