Direitos humanos e pluraridade cultural

Categories: Trabalhos

0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Pedagogia 1a Série Educação e Diversidade A atividade prática supervisionada (ATPS) é um aprendizagem desenvolvido por OF6 meio p de método de ensino- conjunto atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: n Favorecer a aprendizagem.

D Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e na construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; CJ Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental, étnico-racial, de gêneros, faixas etárias, classes sociais, ellgloes, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; Identificar problemas socioculturais e educacionais visando a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.

DESAFIO Nesse desafio, você deverá reunir-se em grupo para elaboração de uma apresentação em Power Point com vistas à sua possivel aplicação em ambientes de ensino-aprendizagem (escolas públicas ou privadas, educação não formal), na qual se discuta a diversidade presente no cotidiano escolar (cultura, raça e gênero). ? importante que o grupo articule os aspectos teóricos discutidos ao longo das aulas da disciplina e se posicione diante das questões tratadas.

Discuta as ações educativas necessárias para a construção de práticas pedagógicas que valorizem a universalização do ensino. Objetivo do desafio Elaboração de apresentação em Power Point. Produção Acadêmica New Roman tamanho 12, cor preta; Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: Suselei Affonso Adriana A. Beltramelli de Souza Pedagogia – 1a Série – Educação e Diversidade Pág. de 6 spaçamento de 1 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho IO, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; título da atividade; nome do professor da disciplina- 3 Passo 3 Assistir ao documentário “A Invenção da Infância”, direção de Liliana Sulzbach, produzido 2000, duração 26 minutos, disponlVel .

Acesso em: 15 set. 2011, e realizar um comparativo entre a síntese realizada com seu grupo e as situações apresentadas no ocumentário. Diante disso, representar através de uma imagem (foto, desenho, pintura) a significação desencadeada por esta nova discussão. Essa Imagem também deverá ser apresentada em um dos slides da apresentação final em Power Point, com o respectivo título do documentário. Pedagogia – 1 a Série – Educação e Diversidade Pág. de 6 ETAPA 2 Esta atividade é importante para que você reflita e dialogue sobre as teorias e a politica educacional relativa ao papel da escola e dos educadores em relação à pluralidade cultural presente em nossa socied cotidiano da prática escolar vivenciada ou observada por cada um dos integrantes do grupo) relacionada às diferenças culturais ou raciais. A narrativa deve ressaltar como essa situação foi tratada e encaminhada pela escola, além de apresentar possíveis maneiras de lidar com essas questões no cotidiano da escola.

Cada narrativa deve ocupar, no máximo, dois slides. ETAPA 3 Esta atividade é importante para que você valorize o convívio pacífico, harmônico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural, em uma abordagem mais específica nas relações de gênero. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. Pág. de 6 PASSOS Passo 1 Pesquisar sobre gênero e sua influência no desempenho escolar dos alunos tendo como base o artigo: AIJAD, Daniela.

Relações de gênero na sala de aula: atividades de fronteira e jogos de separação nas práticas escolares. Pro-posições, v. 17, n. 3 (51) – set. /dez. 2006. Disponível emm Acesso em: 17 set. 2011. S prática pedagógica, voltado para a superação dos preconceitos. Esse texto deverá estar na apresentação final em Power Point. ETAPA 4 Esta atividade é importante para que você discuta com seu grupo sobre a diversidade de situações vivenciadas no cotidiano da escola em que se faz resente a pluralidade dos indivíduos. asso 1 Discutir as situações de diversidade presentes no cotidiano escolar referentes à identidade, raça, gênero e outras, vinculando essas questões com a prática pedagógica. Ressaltar os pontos necessários na construção de uma escola que não seja excludente, através de ações educativas que priorizem uma educação para todos e contribua para uma convlvenc. a harmônica entre os diferentes grupos sociais. Pág. 6 de 6 Passo 2 Elaborar em grupo uma apresentação em Power point sobre as situações discutidas e englobando todos os outr zados nas etapas e passos

Resumo direito

0

Este controla a vida do país com a clássica divisão dos poderes: legislativo, executivo e judiciário. É a possibilidade do

Read More

Etica

0

COMENTÁRIOS SOBRE ÉTICA, MORAL, DIREITO E ÉTICA EMPRESARIAL CONCEITO DE ETICA A palavra ética vem do grego ethos, significando modo

Read More