Doenças transmitidas pela poluição das aguas

Categories: Trabalhos

0

Poluição das águas Introdução: Todos nós sabemos da importância da água para vida humana. Desta forma faz-se necessário entender a definição da água, que segundo o dicionário Michaelis é um “Líquido formado de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, sem cor, cheiro ou sabor, transparente em seu estado de pureza”. ensando por este lado ela representa um recurso natural imprescindível para o desenvolvimento e sustentação da vida biológica, sendo muito abundante na Terra estados: líquido, sóli org Entender como se dá vida n natural limitado com sendo assim o objet- ente em três rno de um recurso e várias temáticas, pautado na ampliação dos conhecimentos em torno da água e as principais doenças relacionadas à sua poluição. Este fator é de suma importância principalmente quando se trata de saúde pública, higiene e outras formas.

De acordo com Filho: “os recursos hídricos sempre determinaram a existência humana, a instalação ou a migração das populações em áreas do planeta, o surgimento ou desaparecimento de civilizações. Estando, portanto a saúde humana definitivamente relacionada à existência dos recursos hídricos necessários e sua elação positiva com o meio ambiente. O homem produto e produtor das condições ambientais, em partlcular a água” Antes de podermos discutir algumas questões ligadas à qualidade das águas, temos que entrar em em acordo sobre o que entendemos por ‘poluição’. ? uma palavra com muitos significados: alguns técnicos, outros emocionais; uns rigorosos, outros flexíveis. Sem a pretensão de definir o termo, podemos encarar a poluição como um caso de ‘matéria no lugar errado’: a poluição ocorre quando há excesso de uma substância, gerada pela atividade humana, no sítio ambiental errado. Esse tipo de definição, embora não seja adequada para uma análise científica rigorosa, é extremamente útil por nos permitir a discussão de uma série de pontos de vital importância.

Critério de pureza ambiental. O primeiro desses pontos é o questionamento do que entendemos por ‘pureza’ do meio ambiente. Se, quando pensamos em pureza, imaginamos algo que “não está contaminado por nenhuma outra substância”, então não existe uma única gota d’água pura em nosso ambiente. As águas dos poços, fontes, lagos, rios, mares e oceanos contêm quantidades extremamente variáveis de uma série e sais dissolvidos. Mesmo a água da chuva chega ao solo já ‘contaminada’ pelo gás carbônico presente na atmosfera (entre outros).

A água mais pura que se conhece é aquela encontrada nos laboratórios, após ter sido passada várias vezes por resinas trocadoras de íons ou destllada repetidamente. Ainda assim, ela não será totalmente livre de outras substâncias. Aliás, o proprio conceito de pureza é muito relativo. No caso da água, ele depende fundamentalmente de dois fatores: 1. o uso a que ela se destina e a aparelhagem utilizada para medir o grau de pureza. 2. Uma água que se considere adequ PAGFarl(Fq destina e a aparelhagem utilizada para medir o grau de pureza. . Uma água que se considere adequada para fins recreativos, por exemplo, muito provavelmente não se encaixará nos padrões de potabllidade exigidos para a ingestão humana. Segundo o mesmo raciocínio, não existe ‘ar puro’. Além do fato de a atmosfera ser uma mistura de vários gases, ela se encontra frequentemente ‘contaminada’ com ozônio (produzido pelos relâmpagos e outros fenômenos naturais) e por compostos orgânicos voláteis produzidos pelos animais e pelas plantas.

Assim, quando falamos de pureza ambiental estamos nos eferindo ao ar ou à água que sejam agradáveis de consumir e que estejam livres de produtos químicos ou microorganismos que possam causar doenças. OBJETIVOS: O objetivo desse trabalho é relatar a importância da água pura, sem contaminação para existência de todos os seres vivos. Ressaltar as doenças causadas pela contaminação da água. Esclarecer as formas de contaminação e poluição das águas. Metodologia: Neste trabalho, utilizou-se de pesquisas em artigos acadêmicos, revistas e cartilhas. Foi realizado também, uma busca em sites da internet.

Desenvolvimento: POLUIÇÃO DAS ÁGUAS A poluição e seu controle costumam ser tratados em três categorias naturais: poluição das éguas, poluição do ar e poluição do solo. Dessas três, a poluição das águas talvez seja a mais preocupante, devido basicamente a três fatores. O primeiro é a necessidade imperiosa que nós, seres vivos, temos de água. Ela representa cerca de 70% da massa do corpo humano. AIGF3rl(Fq nós, seres vivos, temos de água. Ela representa cerca de 70% da massa do corpo humano. Um ser humano com aproximadamente 70 kg de massa corporal precisa ingerir diariamente cerca de dois a quatro litros de água. odemos obreviver 50 dias sem comer, mas, em média, morremos após quatro dias sem água (Syder, 1995). O segundo fator é que os lençóis subterrâneos, os lagos, os rios, os mares e os oceanos são o destino final de todo poluente solúvel em água que tenha sido lançado no ar ou no solo. Assim, além dos poluentes já lançados nos corpos receptores, as águas ainda sofrem o aporte de outros poluentes vindos da atmosfera e da litosfera. Por ultimo, mas não menos importante, vem o fato de que, excluindo-se as águas salinas usadas para recreação, a água disponível para os usos do nosso dia-a-dia é escassa.

Acostumados a viver num pais como o Brasil, que conta com um incrível potencial hidrográfico, não nos conscientizamos de que, em termos mundiais, a água doce disponível para as atividades humanas é encontrada em quantidades diminutas. critica. No entanto, o quadro é ainda pior do que parece. Levando-se em conta que cerca de 67% da água doce que retiramos do meio ambiente é utilizada na irrigação e 23% em outras necessidades da agricultura, resta apenas aproximadamente da égua doce disponível para nossas necessidades de ingestão, limpeza e sobrevivência. A questão da poluição.

O termo poluição é usado quando o ritmo vital e natural em uma área ou mais da biosfera é quebrado, afetando a qualidade ambiental, podendo oferecer riscos ao área ou mais da biosfera é quebrado, afetando a qualidade ambiental, podendo oferecer riscos ao homem e ao meio, o que depende da concentração e das propriedades das substâncias, como por exemplo, a sua toxidade, e da característica do ambiente quanto à capacidade de dispersar os poluentes, levando-se em conta não so as conseqüências imediatas, mas também as de longo prazo, tanto no ambiente como no organismo humano.

SCARLATO ; PONTIN, 2006, p. 10-11). Os principais fatores de deteriorizaçáo dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos sendo o homem o principal agente causador o que se dá através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração, sem controle e fiscalização e principalmente pela falta de conscientização. Temos três classificações principais da água quanto a sua qualidade.

Nesses termos a água potável que é aquela que nao tem micróbios patogênicos, nem substâncias químicas além dos imites de tolerância e não é desagradável pelo seu aspecto, a quaisquer dos nossos sentidos (visão, olfato, tato e paladar); todavia, é a água que pode ser consumida por pessoas e animais sem riscos de adquirir doenças por contaminação, do outro lado temos a água denominada poluida que é aquela que contém substâncias que modificam sua característica e a torna imprópria para o consumo, ou seja, é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor.

Normalmente, a alteração física é conseqüência da contaminação química, geralmente devido à presença de alteração física é conseqüência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos. A outra classificação se refere à água contaminada que possui assim como a poluida agentes patogênico (bactérias, vermes, protozoários ou vírus). FORMAS DE POLUIÇÃO DAS ÁGUAS Várias formas de poluição afetam as nossas reservas d’água, podendo estas serem classificadas em biológica, térmica, sedimentar e quimica.

A contaminação biológica resulta da presença de microorganismos patogênicos, especialmente na ?gua potável. A poluição térmica ocorre freqüentemente pelo descarte, nos corpos receptores, de grandes volumes de água aquecida usada no arrefecimento de uma série de processos industriais. * O aumento da temperatura da água. *A mportância da água, * Saúde e bem estar; * 2 litros; * Dias quentes; Atlvidades físicas. Há cerca de 3,5 bilhões de anos, os primeiros seres vivos da terra surgiram na água.

Os cientistas acreditam que sem ela não existiria vida. Importância nos organismos: * e dados Indicadores em Viçosa-MG As atividades de controle e soluções alternativas de bastecimento são desenvolvidas pelos responsáveis pelos sistemas e as de vigilância são de responsabilidade dos serviços de saúde. Sistemas de abastecimento de água no município de Viçosa-MG: 14 sistemas de abastecimento de á ua, 12 dos quais são operados pelo Serviço Aut ua e Esgoto (SAAE), e Água e Esgoto (SAAE), e abastecem a população residente na zona urbana do município.

Os dois sistemas restantes se referem ao sistema UFV, responsável pelo abastecimento da Universidade Federal de Viçosa, denominado Serviço de Tratamento de Água da UFV (STPJUFV) e um pequeno sistema, também sob responsabilidade da IJFV, dotado de captação, tratamento e distribuição próprios, que abastece as instalações, incluindo residências, do Parque Tecnológico da IJFV (ETA/CENTEV). O sistema UFV e o sistema ETA I do SAAE servem-se do mesmo manancial superficial, o Ribeirão São Bartolomeu.

O sistema ETA II do SAAE utiliza outro manancial, o Rio Turvo Sujo. Ambos mananciais são desprotegidos existindo áreas de ocupação urbana e atividades agropecuárias ao longo de suas bacias hidrográficas. Os outros dez sistemas de abastecimento operados pelo SAAE, utilizam mananciais subterrâneos, lençóis confinados, abastecem a população de três distritos pertencentes ao município: São José do Triunfo, Cachoeira de Santa Cruz e Novo Silvestre e algumas comunidades rurais. Condições de saneamento entre famílias cadastradas no Programa Saúde da Família.

De modo geral, as famílias cadastradas no PSF do distrito sede, apresentam boa cobertura por serviços como abastecimento público de água, esgotamento sanitário e coleta pública de lixo, alcançando, na maioria, percentuais na ordem de 90%. Exceção foi observada nos bairros Amoras, Nova Viçosa/Posses, São José e Novo Silvestre com percentuais inferiores a 90%. Destaca-se a área de São José com percentuais na ordem de 65 com percentuais inferiores a 90%. Destaca-se a área de São José com percentuais na ordem de 65%.

No ano de 2008 quatro localidades (Amoras, Santa Clara, Santo Antonio e São José do Triunfo apresentaram amostra com presença de coliformes totais. No distrito de Cachoeira de Santa Cruz não houve atendimento integral à legislação, com relação ao índice de turbidez. Com relação ao índice de cloro residual livre (ICRL) duas localidades Amoras e Nova Viçosa não atenderam ao padrão preconizado pelo Ministério da Saúde. Reclamações feitas ao SAAE: A maior incidência de reclamações refere-se à: * 75% cano quebrado; 23% intermitência no abastecimento; * 1% água sem pressão; ‘k água suja.

Seja qual for à causa, as reclamações devem ser entendidas como manifestação de perigo, pois recorrência de problemas na rede de abastecimento podem refletir pontos vulneráveis, além do que, em tese, todo serviço de reparo expõe o sistema ? contaminação. Doenças relacionadas com a água na cidade de Viçosa-MG Classificação I Descrição I Exemplos Doenças microbianas de origem hídrica. I Doenças ou agravos relacionados ao consumo de água contendo patógenos, sualmente presentes devido à contaminação da água por fezes humanas ou animais.

Cólera, hepatite A, giardíase, disenteria amebiana, ascaridíase. Intoxicações (aguda ou crônica) por produtos químicos de origem hídrica. I Doenças ou agravos relacionados ao consumo de água contendo produtos químicos perigosos (tóxicos). I Diarréia, vómitos, náuseas, neoplasias. Doenças rel PAGF8rl(Fq produtos químicos perigosos (tóxicos). Diarréia, vômitos, náuseas, neoplasias. I Doenças relacionadas à higiene Doenças ou agravos cuja incidência, prevalência ou gravidade podem ser reduzidas pelo so de água potável (segura) na higiene pessoal ou doméstica.

I Tracoma, pediculose, escabiose Doenças relacionadas com o contato primário com a água. Doenças ou agravos causados pelo contato da pele e, ou, mucosas com água contaminada com microorganismos patogênicos. I Esquistossomose, leptospirose. I Doenças relacionadas a vetores. I Doenças ou agravos relacionados a vetores cujo ciclo de vida ocorre, todo ou em parte, no ambiente aqático ou em suas adjacências. Dengue. I 4- Referências Bibliográficas SOARES, F, J. BRASIL: riqueza em água e em Leis de Recursos Hídricos. Disponível em: ;http://ambientes. mbientebrasil . com. br/agua/artigos_agua doce/brasil:_riqueza_em_agua _e_em_leis_de_recursos_hidricos. html;. Acesso em: 18/05/201 1. IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das águas. Disponível em: ; http://www. igam_mg. gov_br/;. Acesso em: 20/05/2011 FIQUE POR DENTRO DA LEI DAS ÁGUAS. Disponível httpw www. aesa. pb. gov. br/comites/paraiba/cartilhas/Cartilha_3. pdf; Acesso em: 20/05/201 1. FILHO, AAM; et al. INTERFACES DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E SAÚDE PÚBLICA. Disponível em: httpwportal. saude . gov. _agua. pdf PAGFgrl(Fq

Copias

0

proponente: CONDOMINIO RESIDENCIAL TERRAS DO ORIENTE CNPJ: 05. 027. 804/0001-06 Natureza de Atividade: ADMINISTRACAO DE IMOVEIS Há Controladores, Administradores e

Read More

Logistica

0

XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção Curitiba – PR, 23 a 25 de outubro de 2002 LOGÍSTICA E TRANSPORTES:

Read More