Economia

Categories: Trabalhos

0

Economia Premium ay mari2082 07, 2012 Resumo Marizelma R. de Oliveira A economia ocupa-se das questões relativas à satisfação de necessidades dos indlviduos e da sociedade em geral, de toda atividade humana que implique a necessidade de escolha. As necessidades classificam-se em individuais e coletivas; ambos os casos pode-se dizer que são virtualmente ilimitadas. Dado que os recursos são ilimitados, a escassez sempre estará presente.

Os indivíduos satisfazem primeiro suas necessidades básicas, como a alimentação, o vestuário e a saúde. Posteriormente, atende a outras nece Bens são meios mat ecessidades human satisfazem diretame indispensáveis à pro PACE 1 ar tisfazer as ou de capital não anas, porém são Serviços são aquelas atividades que, sem criar objetos materiais, se destinam direta ou indiretamente a satisfazer as necessidades humanas. Recursos são elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços.

O custo da oportunidade de um bem ou serviço é a quantidade de outros bens ou serviços a que deve renunciar para obtê-lo. Problemas fundamentais da economia A economia estuda a maneira como se administra os recursos escassos, como o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí- os para seu consumo entre membros da sociedade. O problema econômico fundamental consiste, em primeiro lugar, em decidir o que produzir e em quais quantidades.

Sendo os recursos produtivos limitados, como mão de capital financeiro para pagar os trabalhadores e adquirir matérias- primas, terras férteis para a agricultura e empresários dispostos a arriscar seus recursos no setor produtivo, e as necessidades humanas ilimitadas, a sociedade precisa decidir qual será a composição dos bens e serviços que naquele período será produzido e em quais quantidades. Além da expectativa de obter lucro, a escolha de m empreendedor em produzir prédios ou produzir alimentos, armas ou medicamentos depende do conhecimento que ele tem do mercado, de seu acesso à tecnologia e da tradição familiar.

Do ponto de vista da sociedade, a escolha do que produzir está relacionada com as opções de polltica econômica dos dirigentes. A sociedade pode desejar mais usinas hidrelétricas e mais estradas, ou maior produção de grãos e habitações populares. Em segundo lugar, vem a questão de como produzir, que diz respeito à tecnologia. O Conhecimento tecnológico pode ser comprado de outros países, ediante o pagamento de direitos (royalties). Para descobrir novos produtos e processos de produção novos ou aperfeiçoados, as empresas investem em pesqulsa e desenvolvimento .

Geralmente, os países menos desenvolvidos investem menos em pesquisas e desenvolvimento por insuficiência de recursos técnicos e financeiros, preferindo importar técnicas conhecida. A decisão de como produzir implica a escolha das técnicas, o que, mais uma vez, envolve a questão dos preços dos recursos. Se a mão de obra for barata e o custo do capital elevado, as empresas tenderão a utilizar mais trabalho. Outra tendência dessas empresas é produzir alguns tipos de bens nos países em desenvolvimento, com mão de obra barata.

Elas continuam produzindo, em seus países, os produtos que exigem alta do PAGFarl(F3 obra barata. Elas continuam produzindo, em seus países, os produtos que exigem alta dose de capital; diz-se que elas empregam alta relação K/L (capital intensivo), implicando o emprego de máquinas sofisticadas e robôs. A robotização está sendo empregada também em países em desenvolvimento, como o Brasil, principalmente na indústria automobilística. A explicação é a de que, com a globalização da produção em ível mundial, as empresas precisam reduzir custos, para poder competir.

Entretanto, a robotização também é empregada em operações perigosas, como é o caso da Petrobrás, na prospecção de petróleo em águas profundas. Em terceiro lugar, a decisão para quem produzir é tomada pelas empresas, em função da expectativa de realizar lucro. Com esse objetivo, elas escolhem os consumidores que desejam abastecer com bens e serviços, conforme as diferentes classes de renda a que pertencem. Por exemplo, uma empresa do ramo da construção civil pode escolher entre construlr prédios de luxo para a classe A, ou prédios mais odestos para a classe média, ou, ainda, uma combinação desses dois tipos de obra.

Do ponto de vista privado, a escolha envolve sempre a expectativa de maximizar lucros e a disponibilidade de recursos e de tecnologia. Com todas essas explicações e exemplificações podemos dizer que o universo da economia é um leque de opções, caminhos ou maneiras para gerar riquezas para um pais utilizando-se dos seus recursos escassos disponíveis. REFERÊNCIAS Introdução à economia. ROBERTO LUIS TROSTER. FRANCISCO MOCHÓN. EdiÇà0 revisada inville. udesc. br/portal/ PAGF3ÜcF3

Trabalho de marketing i

0

Questionário de marketing 1. Qual a importância dos intermediários de marketing? É importante, pois ajuda a empresa a promover, vender

Read More

Imigracao

0

Imigração Imigração e Emigração são duas coisas completamente diferentes. Emigração é quando as pessoas saem do seu país de origem

Read More