Economia

Categories: Trabalhos

0

Dia do Economista13 de Agosto Neste mês de agosto comemoramos mais um ano de existência da categoria profissional de Economista. Já se vão anos de ensino, pesquisa e atuação da nossa categoria na sociedade brasileira na procura incansável, não por todos, de soluções para população brasileira de um país justo, igualitário para que todos tenham uma vida digna. Nós economistas, de posse de todo um aparato cientifico procuramos soluções, ou melhor, viabilizar alternativas transformadoras para nós brasileiros.

Muitas vezes, mal- entendidos, às vezes do saber e das soluç istanciam da socied e poder político econô ora to view se acham “donos” s caminhos que os s dos detentores do Temos em nossa ciência varias “escolas”, tendências de pensamento, que açambarcam os currículos das Faculdades encontrando guarida no meio acadêmico – lugar profícuo para a sua disseminação e aperfeiçoamento.

São muitos os pensadores que influenciaram e influenciam o desenvolvimento da ciência econômica, seria exaustivo enumerá- los; mas, como referências principais destacaríamos: Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx, sendo que Marx colocou a conomia política desenvolvida principalmente por Ricardo, num patamar bem mais alto, refletindo um pensamento critico e transformador, subvertendo assim, toda a ciência econômica. Outros vieram, mas não marcaram nem marcarão com tanta ênfase a ciência econômica como estes três “economistas”.

Somos detentores de um saber, ou melhor, pretendemos sê- lo, pois as visões de mundo que imperam na ciência econômica trazem consigo uma avalanche de pensamentos, diretrizes, modo de utilização dos “mecanismos” teoricos que aprendemos e desenvolvemos os quais são utilizados tanto no espaço cadêmico como na vida real. Seria bom que neste mês de agosto todos nós economistas parássemos um pouco para refletir não só sobre a nossa profissão, mas o que estamos fazendo com os conhecimentos que ela nos proporciona.

Profissão de valor, todas as profissões tem o seu valor, tem a sua importância na sociedade, não resta dúvida a nossa é marcante, pois lida, através dos conhecimentos adquiridos, com problemas cruciais da sociedade em que decisões econômicas governamentais interferem profundamente na vida de todos os cidadãos e em todas as bases nas quais se assentam as struturas econômicas de um Estado-Nação.

Portanto, os princípios que norteiam e devem nortear a atuação da nossa categoria profissional é a busca incansável por uma sociedade fundada em princípios igualitários, justos e permeada de um humanismo revolucionário e transformador do homem e das estruturas econômicas existentes. Procurar isto, na nossa profissão, já é um passo importante no sentido da construção de uma sociedade profundamente democrática apoiada em princípios éticos, humanizadores, na qual a referência principal é o bem-estar da população brasileira e, por que não, mundial.

Relatorio ambiental

0

Relatorio ambiental Premium SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TECNOLOGIA EM GES AO AL ALEX SANDRO HABECK DO AMARAL ar 2

Read More

Duplicação e replicação de dna

0

Duplicação ou Replicação do DNA Procariontes A síntese de uma nova cadeia de DNA nas células, também conhecido como polimerização,

Read More