Ed. física

Categories: Trabalhos

0

[pic IAbordagens metodológicas do ] ensino da Educação Física escolar I *Licenciado em Educação Física – ESEF-México; IGabriel Humberto Muñoz Palafox* I Mestre e Doutor em Educação: Currículo pela PUC-São S vien gabmpalafox@ufu. br I Paulo. I “Licenciado em I Especialista em I (Brasil) I Resumo I Juliano Nazari** UFIJ; 8 p I O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as recentes abordagens de ensino da Educação Física I Escolar, buscando compreender, em parte, a sua trajetória histórica, suas possibilidades e limites, bem como I descrever parte da sistemática de Planejamento Cole

Coletivo do Trabalho Pedagógico – PCTP desenvolvida pelo Núcleo Ide Estudos em Planejamento e Metodologias do Ensino da Cultura Corporal, da Universidade Federal de Uberlândia I – NEPECC/UFU num processo dialógico de formação continuada de professores das redes públicas de ensino. Unitermos: Planejamento educacional. Educação Física escolar. Metodologia do ensino. I Resumen EI objetivo de este trabajo es describir y analisar las recientes abordajes de la enseñanza de la I Educación Física Escolar, buscando compreender, en parte, su trajectoria histórica, sus posibilidades y

Ilimites, asi como describir parte de la sistemática de Planeación Colectiva del Trabajo Pedagógico – PCTP I Idesarrollada por el Núcleo de Estudios em Planeación y Metodologias de la Enseñanza de la Cultura Corporal, de 11a Universidad Federal de Uberlandia, Brasil – NEPECC/UFIJ en el interior de procesos de formación continua de I Iprofesores de los sistemas públicos de educación. Palabras clave: Planeamiento educativo. Educación Fisica escolar. Metodologia de Enseñanza. [pic lhttp://vwm. efdeportes. com/ Revista Digital – Buenos Aires – Aio 12 NO 112 – Septiembre de 2007 38 I [pil Introdução

A finalidade deste artigo é contribuir na aproximação do sentido/significado que poderia ter a análise histórico-crítical das mais recentes abordagens pedagógicas para o professor de Educação Física e sua prática cotidiana. A descoberta e sistematização das diversas formas sobre o porquê e como a Educação Física caracteriza a suas práticas pedagógicas é importante para reconhecer, compreender e avaliar quais princípios filosóficos, diretrizes e motivações ideológicas que fundamentam as suas bases ontológicas e epistemológicas.

A importância de reconhecer essas bases filosóficas reside o fato de que a partir do advento da modernidade e da transformação do “logos” (razão) numa forma de racionalidade orientada quase que fundamentalmente pela lógica do trato do conhecimento científico (bases epistemológicas), se perderam de vista, em grande parte, questões básicas que já fizeram parte importante do estudo da Filosofia no contexto da formação humana, e que nos remetem, historicamente, à tentativa de compreender a essência do conhecimento, suas contradições, limites e possibilidades.

A questão fundamental da Filosofia nos remete necessariamente a duas perguntas centrais na história da humanidade. Uma de natureza ontológica, isto é aquela relacionada com a necessidade de estudar a origem, a essência, a causa primeira do cosmos, da vida, do pensamento, assim como a relação entre o ser e o pensamento (somos alma, espírito, idéia imutável ou somos fruto do desenvolvimento e aprimoramento da matéria, dinâmica e mutável? Outra, a epistemológica, relacionada com a necessidade de conhecer a essência e a validade do conhecimento quanto propriedade dos 3 38 do conhecimento cientifico, enquanto propriedade dos organlsmos VIVOS. No processo de conhecimento participam os sentidos, a razão, e a intuição. Nesse sentido, pergunta-se: qual deles é a origem, a fonte a base principal do conhecimento humano? Na questão de saber o lugar e a importância deles no conhecimento da verdade há divergência de opiniões.

Na história da Filosofia apareceram diferentes doutrinas ao respeito (BASARIAN, 1988, p. 99), tais como o Empirismo, Racionalismo, Intuicionismo e o Materialismo Dialético. Para a Ontologia, a noção “o ser”, é um conceito utilizado para designar todas as coisas materiais: a matéria, a natureza, o mundo exterior, a realidade e todos os objetos, fatos e fenômenos materiais que existem ‘fora” do pensamento. Ao ser, e natureza material, contrapõe-se o pensamento, a idéia, isto é, a natureza imaterial, ideal ou espiritual.

O “pensamento” é outro conceito filosófico que designa a consciência do sujeito, a mente, o espírito, a alma e todos os fenômenos ideais e espirituais, ou seja, os conhecimentos considerados sens[veis e racionais tais como as sensações, as percepções, as representações, os sentimentos, as emoções, as idéias etc. A importância da ontologia e da epistemologia reside no fato, ainda que grande parte dos professores nao saiba disso, de que a partir dessas fontes de conhecimento são construídas as visões e mundo Idealista e Materialista de mundo como um todo.

Concepções que, em essência, caracterizam e sustentam grande parte das idéias ou representações que construímos ao longo das nossas Vidas pessoais e profissionais. A partir da ontologia estuda-se, assim, a essência, das coisas e indaga-se o que é primeiro o ser ou o espírito, a idéia, a alma? A epistemologia estuda a essência do conhecimento e a relação cognitiva que o sujeito estabelece com os objetos ou fenômenos naturai 4 38 do conhecimento e a relação cognitiva que o sujeito estabelece com os objetos ou fenômenos naturais e sociais.

Indaga, por xemplo, qual o fator primário e determinante do conhecimento humano: o objeto ou o sujeito? Tal como poderá ser verificado neste trabalho, conforme a resposta dada às questões ontológicas e epistemológicas colocadas pela Filosofia, será possível perceber de que forma se materializam na realidade social as duas grandes correntes ou doutrinas filosóficas predominantes no mundo contemporâneo, o Idealismo e o Materialismo.

Se a resposta for que o pensamento, a idéia, a consciência o sujeito é primário e determina o ser, a matéria, a realidade, teremos o idealismo filosófico com suas inúmeras variantes. Se, ao contrário, a resposta for que o ser, a matéria, a realidade, o objeto, é primário e determina o pensamento, a idéia, a consciência, o sujeito, teremos o materialismo filosófico e suas diferentes variantes (BAZARIAN, 1988, p. 53)2.

Dessa forma, o objetivo deste trabalho é descrever as principais abordagens de ensino da Educação Física da História na Educação Física, buscando compreender, em parte, a sua trajetória histórica, suas possibilidades e Imites, bem como apresentar parte da sistemática de Planejamento Coletivo do Trabalho Pedagógico desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Planejamento e Metodologias do Ensino da Cultura Corporal da Universidade Federal de Uberlândia – NEPECC/UFU em processos de formação continuada de professores das redes públicas de ensino.

Abordagens não propositivas e propositivas do ensino da Educação Física À luz das correntes epistemológicas do conhecimento científico, várias foram as abordagens constituídas na Educação Física ao longo da sua história. No quadro 1, abaixo, são apresentadas as abordagens de ensino surgidas a partir dos anos 1980 no Brasil, as quais continuam refletind as abordagens de ensino surgidas a partir dos anos 1980 no Brasil, as quais continuam refletindo, social e politicamente, a pluralidade de entendimentos a respeito de quais “devem ser” as funções sociais e quais as bases metodológicas do ensino da Educação Física. pic] Ao analisar o impacto social da produção de conhecimento decorrente dessas abordagens, verifica-se que elas não se manifestam no cotidiano escolar de forma homogênea ou consensual e sim sob diferentes lógicas de intervenção sócio- comunicativa nos contextos em que exercem sua influência, que incluem os mecanismos e os processos de definição de perfis profissionais, bem como as matrizes curriculares definidas para s cursos de formação de professores (MIJÑOZ PALAFOX, 2001).

Longe de se concretizarem as práticas destas abordagens em espaços pluralistas e democráticos de socialização do conhecimento, orientado para a transformação objetiva da prática do professor e da realidade escolar, pode-se observar que elas vêm se materializando na realidade concreta de forma mais ou menos autônoma, como campos em disputa por uma hegemonia teórico-instrumental que, em essência, caracterizam a existência diferenciada de projetos políticos de sociedade, educação e profissão docente, com suas respectivas lógicas de racionalidade eórica e de intervençao social (MUÑOZ PALAFOX, 1997 e 2001).

Para Valter Bracht (2007) o quadro das propostas pedagógicas em Educação Física apresenta-se hoje bastante diversificado e, embora considere que a prática pedagógica atual resista a mudanças4, ou seja, que a prática esteja acontecendo influenciada pelo paradigma da aptidão fisica e do esporte rendimento, reconhece que várias abordagens pedagógicas foram gestadas nas últimas duas décadas, as quais se colocam hoje como alternativas para o ensino da Educação Física. Reforçando estas questões, no Congresso B 6 como alternativas para o ensino da Educação Física.

Reforçando estas questões, no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, realizado em setembro de 1997 em Vitória/Espírito Santo, foi apresentado um relatório por Castellani Filho e Taffarel dentro do qual identificaram a existência de 3 grandes correntes de pensamento na Educação Física: a. Uma, com traços eminentemente positivistas, ainda impregnada do viés da neutralidade da ciência (relacionada com o modelo da Aptidão Física e do Esporte Rendimento); b. outra de caráter cientificista e historicistas onde o contexto sócio-histórico ou é subestimado ou relativizado, e; c. posição de minoria, a discussão da ciência e da Educação Fisica no âmbito da dialética materialista-histórica das suas relações de produção, na atualidade, nas relações capitalistas. Contrariamente às abordagens anteriores esta perspectiva epistemológica considera o trabalho humano e a práxis social fundamentos essenciais para a construção do cérebro, dos processos de pensamento e da consciência humana e, portanto, do caráter social irredutivelmente histórico do seu produto: o conhecimento.

Em outras palavras, para esta perspectiva a essência humana além de não ser fruto de uma abstração riada pelos indivíduos isolados é, na realidade, fruto histórico do conjunto das nossas atividades humano-sociais. Em resumo, a essência humana – onde se localiza a ação cognitiva que nasce da prática do ato de conhecer – é a soma das forças de produção da vida, que todos enfrentamos e que estão historicamente construídas.

A partir da utilização da perspectiva epistemológica “-c-“, Castellani Filho (1999) identificou uma série de propostas metodológicas de ensino da Educação Física com suas respectivas concepções de educação e sociedade, tomando como referência a literatura surgida no final dos anos 1980 literatura surgida no final dos anos 1980 e meados dos anos 1990. A partir da proposta de Castellani Filho (1999), Celi Taffarel (op. cit. apresentou uma ampliação da mesma a partir do reconhecimento das principais contribuições teóricas dos autores pesquisados, tal como apresentado no quadro 2, a seguir: Para Taffare16, as abordagens não propositivas e propositivas relacionam-se com a abrangência das proposições teóricas e metodológicas que cada uma das abordagens existentes apresenta para o trato com o conhecimento e a sistematização e organização dos processos de trabalho pedagógicos, que incluem avaliação, para viabilizar ou não, propostas concretas de ensino- aprendizagem na Escola.

Segundo a autora, um campo acadêmico pode ser delimitado a partir de três critérios de análise utilizados para identificar metodologicamente as naturezas: filosófica, política e pedagógica do mesmo. Tais critérios foram identificados ao estudar a produção de conhecimento de grupos, núcleos e laboratórios de estudos e pesquisas da área, publicações em revistas, livros e propostas curriculares das secretarias estaduais e municipais de educação, assim como nos planos e programas de ensino dos

Cursos de Licenciatura em Educação Física. O primeiro critério diz respeito à localização de possibilidades explicativas históricas de proposições epistemológicas que podem ser apreendidas a partir da consideração do que é ciência, e o que é Educação Física e seu objeto de estud07.

O segundo critério é a direção política do processo de formação humana assumido no interior de cada abordagem de ensino e que pode ser apreendida na análise das propostas curriculares, tanto da formação inicial quanto na formação continuada, e suas relações com um dado projeto Histórico de ociedade, subjace formação continuada, e suas relações com um dado projeto Histórico de sociedade, subjacente a tais propostas.

O terceiro critério refere-se às categorias que fundamentam teórico-metodologicamente cada uma das abordagens propostas, as quais podem ser Identificadas e descritas por meio do estudo das práticas pedagógicas que propõem: a) no processo de trabalho pedagógico instituído; b) nas formas de organização e sistematização dos saberes que defende e ministra com seus respectivos objetivos de ensino e, c) pela proposta de avaliação que defendem na sua estrutura curricular.

A partir da análise dessas indagações será possível, então, identificar e desvendar que fundamentos ontológicos e epistemológicos caracterizam os Projetos Históricos e seus respectivos Projetos Político-pedagógicos explicita ou implicitamente descritos em cada uma das abordagens propostas no campo acadêmico denominado Educação Física.

Abordagens recentes do ensino da Educação Física escolar Segundo Bássoli de Oliveira8, na atualidade podem ser encontradas as seguintes metodologias do Ensino da Educação Física, considerando que o ensino vem, historicamente, buscando rganizar meios e formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o mesmo (OLIVEIRA, 1997).

Estudos desenvolvidos pelo mesmo Oliveira (1 988; 1992), Bracht (1989; 1 992), Guilhermeti (1991), Kunz (1991; 1994) e outros, procuraram demonstrar que as denominadas Tendências Metodológicas de Ensino da Educação Física são propostas que, em vários casos, sucumbiram antes mesmo de serem testadas e colocadas efetivamente em prática devido a vários fatores dentre os quais podem ser encontrados: a falta de preparo dos professores para o enfrentamento de novas estratégias etodológicas; a falta de interesse em estimular novas abordagens metodológicas; a condição abordagens metodológicas; a condição de refratário do conhecimento que os docentes assumem no ensino; a estabilidade empregaticia que os docentes têm dentro do sistema educacional e do medo da instabilidade frente a novos conteúdos e estratégias metodológicas (OLIVEIRA, 1997).

Entretanto, mesmo frente a este quadro de dificuldades e incertezas na apresentação de propostas metodológicas, a área da Educação Fisica tem, nos últimos anos, procurado criar estratégias e apresentar novas formas reflexivas do ntendimento e aplicação da Educação Física na escola. Este esforço, mais uma vez, vemos que tem sido pequeno frente aos problemas gerais que a área possui em relação ao entendimento de toda a comunidade sobre a Educação Física. Infelizmente, a Educação Física é entendida como atividade dentro do processo educacional, é resolvida como uma prática sem interesse para a formação integral dos educandos e assim por diante (OLIVEIRA, 1997).

Para esse mesmo autor, a Educação Física conta na atualidade com quatro propostas de destaque: as Metodologias do Ensino Aberta; Construtivista; Crítico-superadora e Critico- Emancipatoria. Os dados apresentados a seguir foram coletados e descritos por Oliveira (1997) a partir de uma série de respostas oferecidas pelos próprios dealizadores ao autor. Metodologia do Ensino Aberto dealizadores: Reiner Hildebrandt & Ralf Laging (Alemanha) e Grupo de Trabalho Pedagógico (Brasil). Referencial Teórico • Teoria Sociológica do Interacionismo Simbólico (Mead/ Blumer). • Teoria Libertadora (Paulo Freire). • Interacionismo Simbólico (Blumer). a. O atributo simbólico é ‘ustificado pela premissa de que os homens agem baseados em relação a coisas e 0 DF 38

Fazendo um trabalho no padrão abnt

0

I PROJETO 02:136. Ol-OOl/1 INOV 12006 Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos — Desempenho I Parte 1: Requisitos gerais Origem:

Read More

Execicio de logica de programação

0

– acréscimo de para lucro Observe que o cliente informará as dimensões dos tanques cilíndricos. 1 passo – Descobrir que

Read More