Edipo rei

Categories: Trabalhos

0

Édipo Rei (Tragédia de Sófocles, autor clássico que viveu de 496 a 406 a. C. ) Composta por Sófocles, em data ignorada, e particularmente admirada por Aristóteles em sua “Poética”, esta obra-prima da tragédia grega, ilustra a impotência humana diante do destino. A estória começa quando Édipo, príncipe de Corinto, é insultado por um bêbado, que o acusa de ser filho ilegítimo do Rei Políbios. Embora Políbios procure tranqüilizar Édipo, o príncipe, perturbado, recorre omo Delfos.

O orác terrível informação d casar-se com a mãe. deixar que isso acont começa a tragédia. ar 2 Swipe to vie”. t page -s tarde conhecido dúvida, mas dá a do a matar o pai e enor intenção de e vai para Tebas. E aí Em uma encruzilhada, Édipo depara-se com uma carruagem. À frente vem o arauto, que ordena rudemente a Édipo que se afaste e tenta empurrá-lo para fora da estrada. O principe começa uma briga e termina matan Snipe tu page matando todo mundo que nela se envolve.

Para sua desgraça, um dos homens que vinha na carruagem era seu pai verdadeiro, o rei Laios de Tebas. Após resolver o enigma da esfinge e salvar Tebas desse flagelo, Édpo é proclamado rei e casa-se com a viúva de Laios, Jocasta, sua mãe verdadeira. Só depois que uma nova maldição cai sobre Tebas – maldição que seria afastada apenas quando o assassino de Laios fosse descoberto e expulso – é que os fatos vêm à tona. Édipo não consegue suportar a verdade e arranca os próprios olhos.

Antes que Édipo tomasse a decisão de fugir da profecia do oráculo, Laias, sua vítima já tinha cometido o mesmo engano. Apolo havia advertido L aios de que seu próprio filho o mataria e, quando Édipo nasceu, o rei mandou perfurar com um cravo um dos pés da criança e abandoná-la em uma montanha. Mas o menino foi encontrado por um pastor e levado ao rei Políbios, que o adotou. Essa foi a origem da confusão de Édipo e foi daí que veio seu nome: “oid[pous” significa “pé inflamado”.

Qualidade da água – parâmetros

0

Cl Explique quimicamente porque água dura dificulta a formação de sabão. Em certas regiões a água é rica em íons

Read More

Downsizing / reengenharia

0

SUMÁRIO I – DOWNSINZING 3 1 . l-lntrodução 3 1. 2 – Objetivos e Etapas 4 1. 3 — Conclusão

Read More