Educação corporativa

Categories: Trabalhos

0

Universidade Estácio de Sá Aluna: Cíntia Acioli de Lima Campos Professora: Ana Cristina fabbri Disciplina: Educação Corporativa 1. Quais as razões do ensino a distância estar em expansão? R. : O ensino a distância está expandindo-se por duas razões fundamentais: o uso da internet e das intranets e a evolução da tecnologia da informação (TI). As empresas e as universidades estão intensificando o ensino a distância em detrimento de aulas presenciais.

Por meio da Web, uma pessoa de qualquer lugar do mundo pode fazer u Cursos on line, MBAs reciclar funcionários, 2. Qual a especifici p u da empresa. judam a capacitar e imos custos, R. : É um tipo de educação profissional mais específico do que a formação profissional e aperfeiçoamento profissional. O treinamento é um processo educacional para gerar mudanças de comportamento. Se conteúdo envolve transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, de atitudes e de conhecimentos.

O treinamento é uma responsabilidade de linha e uma função de staff (quem administra o pessoal é cada gestor dentro de sua área de atuação). (linha – cada gestor) (staff — assessoria que o órgão de RH presta a cada gestor). . Defina os aspectos pertinentes às competências pessoas descritas abaixo: -lal Studia Conhecimento global dos negócios: R. : Cada vez mais, as pessoas deverão aprender novas técnicas e comerciais que levam em conta o ambiente competitivo global, que não permite prever com nenhuma certeza o que virá no futuro para a organização ou para o mercado.

Nesse ambiente global e volátil, a capacidade de ver o todo sistêmico em que a organização opera torna-se indispensável para cumprir a exigência de se agregar continuamente mais valor à organização. c) Auto gerenciamento da carreira: As organizações estão transferindo para as pessoas o auto desenvolvimento e o auto gerenciamento para que elas possam assumir o controle de suas carreiras e gerenciar seu próprio desenvolvimento pessoal.

Como as qualificações necessárias continuam a mudar e evoluir, as pessoas de todos os niveis da organização assumem o compromisso de assegurar que possuem as qualificações, o conhecimento e as competências exigidas tanto na atividade atual, como nas futuras. Assim, a capacidade de gerenciar a própria vida profissional passa a ser considerada uma competência adquirida e necessária para deslanchar todas s outras competências exigidas no novo ambiente de negócios. 4. Por que o T&D deve ser um processo continuo?

O conceito que predomina atualmente é que o treinamento e desenvolvimento deve ser um processo contínuo e nao um simples evento que ocorre apenas uma vez. Para que isso possa acontecer, algumas empresas estão partindo para universidades corporativas. Algumas são virtuais. Boa parte delas estende-se além das fronteiras da empresa, envolvendo também fornecedores e clientes nas duas pontas e utilizando metodologias da informação. O conceito de educação corporativa constitui u utilizando metodologias da informação.

O conceito de educação corporativa constitui um processo e não necessariamente um local, em que todos os funcionários, e algumas vezes clientes e fornecedores, participam de uma variedade de experiências de aprendizagem necessárias para melhorar seu desempenho no trabalho e incrementar seu impacto nos negócios. Em muitos casos, a função tradicional de T&D converte-se em uma universidade corporativa. Em outros, a empresa cria uma universidade corporativa com o intuito de enfrentar desafios e promover mudanças. . Em virtude de que as empresas estão se transformando em organizações educadoras? R. : Segundo Meister as empresas estão se transformando em organizações educadoras em virtude de emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível; Advento e consolidação da economia do conhecimento; Redução do prazo de validade do conhecimento; Novo foco na capacidade de empregabilidade/ocupacionalidade para a vida toda em lugar do emprego para a vida toda; Mudança fundamental no mercado da educação global. . O que você entende por gestão por competência? R. : A gestão por competência, visa um “aperfeiçoamento” do funcionário, agregando conhecimento; identificação de ontos fortes e fracos; definição de perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio. 7. Conceitue gestão do conhecimento: R. É uma mistura da experiência condensada, dos valores, de informações contextuais e discernimento de uma pessoa e que proporciona uma estrutura ara a avaliação e incorporação de novas experiências e in conhecimento está na 3 informações. O conhecimento está na mente das pessoas. Refere-se a criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.

Está voltada para a criação e organização de fluxos de informação dentro e entre os vários níveis organizacionais, para gerar, incrementar, desenvolver e partilhar o conhecimento dentro da organização, sobretudo para incentivar trocas espontâneas de conhecimento entre as pessoas. 8. Quais seriam os desafios da gestão do conhecimento? R. : Os três principais desafios da gestão do conhecimento são: Criar uma infra-estrutura administrativa do conhecimento; Construir uma cultura do conhecimento; Administrar resultados. 9. Quais as tendências nos processos de desenvolver pessoas?

R. : Os processos de desenvolver pessoas apresentam as seguintes tendências: Forte ênfase em agregar valor às pessoas e à organização; Participação ativa dos gerentes e suas equipes; Intensa ligação com o negócio da empresa; Aprimoramento pessoal como parte da melhoria da qualidade de vida das pessoas; Contínua preparação da empresa e das pessoas para o futuro e para o destino; Novas abordagens decorrentes da influencia da tecnologia da informação; Adequação das práticas de treinamento às diferenças individuais das pessoas; Ênfase em técnicas grupais e solidárias;

Utilização de mecanismos de motivação e de realização pessoal; Busca incessante da excelência; Compartilhamento da informação em substituição aos controles externos; Permanente fonte de ret troinformacao. 4 Discorra sobre a qualidade e excelência como busca das orgamzaçoes: R. : Em plena era da qualidade e da produtividade,torna-se indispensável a exigência pela excelência do produto final (ainda mais que o mercado está cada vez mais competitivo). Tudo dentro da empresa pode e deve ser melhorado continuamente. O sucesso empresarial não significa o ponto de chegada, mas o ponto de partida.

A excelência está constituindo o padrão básico de referência para essa mentalidade de mudança e de inovação para obtenção de competitividade. A contribuição que cada tarefa, cargo, função, pessoas, órgão ou área da empresa proporciona no alcance dos resultados organizacionais. E o treinamento também deve mostrar em que aspecto pode efetivamente contribuir de maneira direta ou indireta para os resultados do negócio da empresa. 11. De que maneira podemos observar a validade dos conhecimentos de um indivíduo? R. : Com a necessidade de formar pessoas com uma visão global dos negócios. m respostas rápidas (inseridas no turbulento ambiente empresarial) torna-se imprescindível a redução do prazo de validade do conhecimento (associado ao sentido de urgência). Na verdade o conhecimento tem um prazo de validade muito curto, e isso na verdade pode ser observado através da Era do conhecimento; da Rápida obsolescência do conhecimento; a educação para a estratégia global e etc. 12. Diferencie aprendizagem operacional para aprendizagem conceitual: R. : Aprendizagem operacional_ consiste na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produzir ações.

Aprendizagem conceitual_ ocorre com q aquisição e o desenvolvimento da capac icular conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência. 13. Quais seriam as novas competências exigidas pelos empregadores na atualidade? R. : Segundo Meister, as novas competências são: Aprender a aprender; Comunicação e colaboração; Raciocínio criativo e resolução de problemas; Conhecimento tecnológico; Conhecimento de negócios globais; Desenvolvimento da liderança; Autogerenciamento da carreira. 4. Fale sobre um tema transversal da era da informação e da era do conhecimento: R. : Ao contrário do que acontecia antigamente — quando as empresas guardavam e escondiam o conhecimento a sete chaves por meio da confidencialidade -, a gestão do conhecimento procura orientar a empresa inteira para produzir o conhecimento, aproveitá-lo, disseminá-lo, aplicá-lo e lucrar com ele. Cada pessoa precisa agregar valor aos processos e produtos da empresa. Há essa necessidade de Informação. Vlvemos a era do conhecimento.

E esse valos é alcançado mediante o compartilhamento do conhecimento e representa a essência da inovação. O segredo não mais está em deter o conhecimento nas mãos de poucos, as divulgá-lo em toda a organização, em distribuir e não retê- 15. Quais seriam as principais tecnologias de educação a distância? R. : O uso da Internet e das Intranets. funcionários. Em seguida,estudaria junto ao meu superior a possibilidade da criação de site especifico, onde os funcionários pudessem acessar a qualquer momento, (aprender) e tirar suas duvidas. om conhecimentos específicos na área em que trabalha e conhecimento geral nas áreas de administração e qualidade. 17. Discorra as principais mudanças no ambiente de negócios: R. : Uma tecnologia inadequada faz com que as mudanças de étodos de processos de trabalho sofram uma baixa eficiência. Produtos inadequados,estratégia mal elaborada,estrutura organizacional rígida,clima organizacional inadequado,perfis errados,llderança problemática faz com que o ambiente de negócio se torne muito competitivo.

Se uma empresa não oferecer boas condições para seus funcionários, estas perdem seus colaboradores para a concorrência,diminuindo o ritmo de produção e perdendo mão de obra qualificada. 18. Por que a visão holística é fundamental no desenvolvimento de pessoas? R. : por ser uma visão ampla, o gestor consegue visualizar a rganização como um TODO. Enxergando assim, as necessidades da empresa e do funcionário.

Para um bom desempenho organizacional, a empresa precisa investir em treinamento ombro-a-ombro, oferecer um bom ambiente de trabalho, oferecer equipamentos e utensílios necessários para que os funcionários possam executar suas funções, saber recompensar os funcionários pelo trabalho bem feito, saber passar um feedback quando necessário sem constranger o mesmo… por isso a visão holística é tão importante para o desenvolvimento de pessoas e do desenvolvimento organizacional. Educação Corporativa

Eumesmo

0

ÉDIPO DO NASCIMENTO REIS Solteiro, brasileiro, 23 anos Rua Paulo Augusto de Andrade, 228 – JD SÃO JUDAS TADEU CEP

Read More

Manual de normalização

0

BIBLIOTECA CENTRAL GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS São paulo 2010 Colaboradores: Ana Lucia Evangelista Pires – Bibliotecária

Read More