Educação escolar: políticas, estrutura e organização

Categories: Trabalhos

0

Desde de o início de minhas anotações referentes a matéria de filosofia da educação, foi proposto o exercicio do pensar, mas não o pensar por pensar, pensar com intenção de entender e localizar nesse pensamento o que é realmente o objeto deste pensamento, e qual a base, o alicerce deste pensamento. De onde se origina os conceitos deste pensamento, com isso se descobre que a filosofia é o exercício de “pensar o próprio pensamento”(Kant). Com o intuito de chegar ao conhecimento. ma vez posto o exercicio da filosofia de “pensar, para se chegar ao conhecimento, vimos os tipos de conhecimento, para e chegar ao pensar filosófico, sendo os tipos divididos em: Educação escolar: políticas, organização Premium Sy Vafeitoza2010 anpexn 09, 2012 4 pages S ta n ut gage estrutura e 1. Senso comum: c humano absorve sozi sem, sem método, s 2. Mito: forma narr base com a razão e s 4 Swipe to r. t page com u seja que todo ser entação, corriqueiro verdade menos naturais sem verdade. 3. Religioso: busca as explicações do fenômenos na divindade, usa-se da fé, também sem compromisso com a verdade. 4.

Ciência: busca do conhecimento sistematizado, racional com a preocupação de chegar a uma verdade. . Filosofia: busca do conhecimento através do ato de pensar, em um processo dialético constante, na busca da verdade. Todos os tipos de conhecimento buscam uma ordem, no sentido de buscar conhecer ordenadamente as as ideias e os fatos que cercam a humanidade e seus conflitos, uma vez que o homem busca explicar sua existência no mundo, e isto não acontece de uma hora pra outra, pois toda a mudança na humanidade depende do conjunto de fatores que façam o homem mudar o meio em que vive para sua própria utilização. ara que o desenvolvimento do pensamento humano seja ntendido não podemos nos esquecer da influência da mitologia grega, e de sua transição para a filosofia, para isso lembremos algumas características do mito: o mito vinha de uma tradição mítica que significava narrativa, onde a autoridade estava no narrador, que anunciavam em seus poemas, tendo como grandes expoentes Homero e Hesíodo, onde as divindades que eram em sua maioria antropormóficas, ou seja metade homem e metade animal, buscavam explicar o (caos) desordem, como por exemplos os fenômenos naturais.

Também os mitos tentavam explicar o que os gregos chamavam de cosmogomias onde osmos significam universo + gomia nascimento, geração, onde também se encontravam o conceito de teogomia que sigficavam deuses e suas influencias no mundo.

Contudo com o passar dos séculos o contexto sócio-econômico- político e social começa a contribuir para o surgimento da filosofia, prmeiro com a necessidade das navegações, com fins comerciais, e o descobrimento de novas terras, e o sistema escravista, começa a colocar em cheque os conceito dos deuses e seus guardiões presentes nos mares e nos céus, começando a dar lugar a abstração d conceito dos deuses e seus guardiões presentes nos mares e os céus, começando a dar lugar a abstração do pensamento, e o fato de a maioria da população ser de mais ou menos noventa por cento de mulheres crianças e escravos, e somente dez por cento de homens livres com acesso ao conhecimento, isto tudo por volta do século VI a. C. criam o contexto para o surgimento do pensamento filosófico. ? nesse contexto que surge em Mileto(Jônia) o os historiadores chamam de primeira escola filosófica que tem como primeiro expoente Thales, primeiro filósofo pré-Socrático, que inaugura um novo modo de pensar a cosmologia(cosmos-ordem do niverso), através da Physis(natureza física) através de um pnnc(pio arcké(princípo original), que para Thales seria a água o princípio original do universo. Sendo logo seguido por outros dois pensadores Amaximandro, que defendia que a arcké seria o áperon(uma substância inderterminada), que estaria presente em todas as coisas, mas que não poderia ser vista, e Amaximines que dizia que a arcké seria a pneuma aperon(ou seja o ar), que estaria presente e formaria todos os elementos do universo, sendo considerados assim como a primeira escola filosófica chamada e Escola de Mileto. Também conhecidos como filósofos da natureza.

Posterior a escola de Mileto, mas ainda do grupo dos pré- Socráticos temos outro pensador importante que se chama Pitágoras, conhecido até hoje pelo teorema matemático que leva seu nome, considerado sábio por seus conterrâneo hoje pelo teorema matemático que leva seu nome, considerado sábio por seus conterrâneos dizia que era somente um amigo da sabedoria(philo+sophia), dando assim origem ao termo conhecido como filosofia. para Pitágoras todas aas coisas são números, representando a essência dos seres. Não podemos também deixar de citar Empédocles que propõe uma cosmologia um pouco diferente buscando a arcké em quatro elementos, terra, fogo, ar e água, que se misturavam e formavam todas as coisas que encontramos no mundo, pois todos esses elementos sofriam constantes transformações.

Em contradição a esse pensamento temos os atomistas Leucipo e Demócrito que formularam a ideia do princípio de todas as coisa seria o átomo(substância Indivisível, presente em todas as colsas inclusive no vácuo, também diziam que tudo acontece de acordo com as leis naturais. Já com Heráclito de Éfeso trata do devir que é a ideia de movimento, é a ideia que tudo flui, nada é imóvel, ou seja define o movimento, tudo é movimento na natureza devir(ou seja vir a ser), para Heráclito o ser é um constante devir, como um exemplo do próprio Heráclito “ninguém se banha no mesmo rio duas vezes, e o movimento se dá pelo conflito do contrário, e que a harmonia nasce da própria contradição e também é assim que as coisas se transformam, para Heráclito “a guerra é o pai de todos”. Outro pré-Socrético importante é Parmenides de Eléia

Tema leishimaniosis

0

Tema: Leishmaniasis Subtema: Incidencia de Leishmaniasis en el municipio de Wiwilí en el periodo comprendido entre Enero 2003 hasta Mayo

Read More

Negociação

0

Segundo Desafio Neste segundo desafio, o grupo vai ampliar o tema ao conhecer as habilidades dos negociadores, o planejamento da

Read More