Educação especial – inclusão escolar

Categories: Trabalhos

0

[pic] COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA CRIC ORIENTAÇOES PARA ELABORAÇAO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 2011 A real expansão do Centro Universitário Claretiano para os próximos anos direciona a necessidade de se estabelecerem prioridades no campo da investigação, ou seja, o fortalecimento da Iniciação Científic ors Os cursos ofereci s contemplam em sua desenvolvimento em itário Claretiano rriculares o rabelho de Conclusão de Curso.

Desse modo, o principal objetivo relacionado ao referido trabalho é viabilizar ao discente a possibilidade de proximar teoria e prática, condição que permitirá a exploração e o aprofundamento da teoria apresentada em sala durante o processo de formação e de capac tação do educando de forma real, em que poderá observar metodologicamente a aplicabilidade do teónco ao prático de modo sistematizado.

O contexto atual possibilitou uma nova formatação para os Trabalhos de Conclusão de Curso, em que a clássica monografia deverá ser substituída por uma das formas a seguir: • Artigo Cient[fico de Revisão Bibliográfica: é o resultado de uma investigação bibliográfica que procura explicar um problema om base em referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. A pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência e constitui o procedimento básico para os estudos, pelos quais se busca o domínio sobre determinado tema. ?? Artlgo Cientifico de pesquisa de Campo: é o resultado de uma investigação em que o aluno assume o papel de observador e explorador, coletando os dados diretamente no local (campo) em que se deram ou surgiram os fenômenos. Portanto, o trabalho de campo caracteriza-se pelo contato direto com o fenômeno de estudo. ?? Relato de Experiência: divulgação de experiências profissionais elou acadêmicas desenvolvidas ou em andamento que, por suas propostas, tragam contribuições para a área na qual o aluno se insere. ?? Estudo de Caso: é a pesquisa sobre determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade que seja representativo de seu universo, a fim de se examinarem aspectos variados relacionados à sua vida. Estrutura básica para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso O Centro Universitário Claretiano normatiza que os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelo seu corpo discente sejam laborados sob a forma de artigo científico. Ressalta-se que o artigo cientifico é um documento utilizado para a divulgação de estudos acerca de um tema, com estrutura definida e dimensão reduzida. ? fato que a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT define os elementos que compõem um artigo na NBR 6022. Entretanto, a divulgação do conhecimento produzido ocorre por meio dos periódicos, que costumam apresentar normas especlf conhecimento produzido ocorre por meio dos periódicos, que costumam apresentar normas específicas (política editorial). Portanto, os trabalhos desenvolvidos no Centro Universitário Claretiano deverão seguir as normatlzações propostas na política editorial de suas revistas. Elementos pré-textuais A primeira página deverá conter a identificação do trabalho.

Identificação: a. Nome do autor com respectlvo RA grafados em caixa alta na parte superior da página e centralizado; logo abaixo, deve constar o curso ao qual o autor está vinculado (fonte Times New Roman, corpo 14, somente iniciais em maiúsculas). b. No centro da página (centralizado), deve ficar o título do rabalho, em caixa alta e em negrito (Times New Roman, corpo 16). Tecle “enter” duas vezes e digite o nome do orientador, precedido de respectiva titulação, com iniciais em maiúsculas, negrito, tamanho 14. Exemplo: “Orientador: Prof. Dr. Alvarez de Azevedo”. c.

Tecle “enter” duas vezes e digite o nome da instituição com iniciais em maiúsculas, negrito, tamanho 14. Exemplo: “Centro Universitário Claretiano”. d. No final da página (centralizado), deve ser acrescentado o nome do polo (cidade) em caixa alta e, logo abaixo, o ano de conclusão do trabalho, ambos em negrito, tamanho 14. Segunda página — reapresente o título do trabalho segu’do do resumo. Resumo – é a apresentação concisa do texto, com destaque para seus aspectos mais relevantes. E-le deverá ser elabor apresentação concisa do texto, com destaque para seus aspectos mais relevantes.

Ele deverá ser elaborado entre 100 e 150 palavras (Times New Roman, corpo 12, parágrafo simples e justificado), seguldo de três (03) a cinco (05) palavras-chave. Elementos textuais – são aqueles que compóem o texto do artigo, dividindo-se basicamente em introdução, desenvolvimento e conclusão. Utilize fonte Times New Roman, centralizado, corpo 12 e entre linhas 1,5. Os elementos textuais deverão compreender de 08 a 15 páginas. Introdução – expõe o tema do artigo, relacionando-o à revisão da literatura realizada. ? a etapa em que se contextualiza o tema, processa-se um encadeamento de ideias. Portanto, o tema é situado em relação à literatura. Outro aspecto importante dessa etapa é a possibilidade de se justificar o tema escolhido, bem como apresentar os objetivos do trabalho. Metodologia — nessa etapa, apresenta-se uma descrição precisa e detalhada dos métodos, materiais, técnicas e quipamentos utilizados no estudo. fundamental que fique claro ao leitor a real possibilidade de reprodução dos passos que conduziram o autor aos resultados.

A maneira de proporcionar ao leitor um adequado entendimento dos detalhes do trabalho é dar-lhe primeiro uma noção geral do todo. Não se esqueça de que a metodologla pode ser interpretada como um conjunto de métodos e técnicas utilizados para a condução da pesquisa e deve ser apresentada na sequência cronológica em que o trabalho foi PAGF a condução da pesquisa e deve ser apresentada na sequência ronológica em que o trabalho foi construído. É preciso dar atenção às variações de terminologia relacionadas a essa etapa: • Metodologia – termo empregado pela área humanistica e áreas afins. ?? Material e Métodos – termos empregados pela área tecnológica e áreas afins. • Casuística e Métodos – termos empregados pela área biomédica e áreas afins. Resultados – apresentam os dados encontrados durante o desenvolvimento do trabalho. podem ser descritos elou ilustrados com quadros, tabelas, gráficos, entre outros recursos. Discussão — é a etapa em que se confrontam os dados ncontrados no desenvolvimento do trabalho com os apresentados pela literatura relacionada a este. ? fundamental lembrar-se de que é na discussão que o autor deve mostrar ao leitor por que ele deve acreditar nos resultados apresentados e por que estes sustentam as conclusões apresentadas. Conclusão — nessa etapa, são destacados os resultados obtidos no estudo ou pesquisa. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área. Conclua fundamentado em evidências. Mostre que sua conclusão corrobora conclusões mais amplas. Elementos Pós-textuais

Projeçoes geograficas

0

Projeção Cilíndrica Projeção Cil(ndrica: o plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Depois de realizada a projeção

Read More

Banda marcial

0

Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889 Fernando Pereira Binder VOLUME I São Paulo setembro de 2006 –

Read More