Educação especial no df

Categories: Trabalhos

0

Distrito Federal (Região Centro-Oeste) A Educação Especial no DF conta com um órgão responsável e usa como legislação a resolução 02/98, por meio da qual estão declaradas as diretrizes da Educação Especial na Educação Básica e orientações pedagógicas das diversas áreas de conhecimento – deficiências auditiva, visual, mental, física e múltiplas. As politicas públicas da capital para inclusão de alunos com deficiências são norteadas pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica do DF, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil.

A rede de ensino do DF é composta por 592 escolas regulares, 13 especiais e 57 inclusivas. Desse total, apenas 06 oferecem acesso físico para usuários de cadeiras Swipe to page de rodas ou com difi 449. 379 alunos dito de ensino. Do total d Infantil, 3. 700 no Ensi No DF, é mais comu ors Iur,-‘- – tc view next*ge stão matriculados essidades especiais estão na Educação o Ensino Médio. muns com apolo da Educação Especial e de classes especiais. Há ainda escolas especiais na rede de ensino e instituições conveniadas. Na tarefa de inclusão de alunos com necessidades especiais, o DF conta om cerca de mil professores capacitados.

A formação desses profissionais é feita em parceria coma UNB e outras instituições afins. Educação Especial Modalidade de educação escolar ofertada na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal para estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/ superdotação, de a acordo com recomendação da legislação em vigor. Neste sentido, a SEDF tem reafirmado o compromisso com a ampliação do atendimento educacional especializado, assegurando, assim, a igualdade de condições para acesso e permanência na escola.

A educação especial oferece atendimento educacional especializado aos estudantes com: * Deficiência intelectual, * Deficiência auditiva, * Deficiência visual, * Deficiência física, * Transtorno global do desenvolvimento (TGD), * Deficiência múltipla, e Altas habilidades/superdotação, * Surdocegueira. Esses estudantes são matriculados em turmas do Ensino Regular ou, em decorrência de suas necessidades, em caráter temporário, em turmas de atendimento exclusivo ou ainda nos Centros de Ensino Especial, além de outras formas de atendimento.

A educação especial é oferecida em: Classes comuns do Ensino Regular, * Salas de Recurso, Itinerância, * Classes especiais, ‘k Classes de integração inversa, * CEEs – Centros de Ensino Especial, * CEEDV – Centro de Ensino Especial de Deficiência Visual, * CAP – Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual, * CAS – Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez , Programa de Educação profissional Especial, * Centro de Iniciação Desportiva – CID Paraolímpico, ‘k Classes Hospitalares Instituições Educacionais Especiais I DRE I NO Inst.

Nome das Institui ões Plano Piloto/ Cruzeiro 3 grado Ensino Especial – Centro de Ensino Especial 02 de Brasília I Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais I Brazlândia | 1 Centro de Ensino Especial 01 de Brazlândia I Ceilândia 2 | Centro de Ensino Especial OI de Ceilândia Centro de Ensino Especial 02 de Ceilândia I Gama | 1 | Centro de Ensino Especial OI do Gama Guará I 1 | Centro de Ensino Especial OI do Guará Núcleo Bandeirante | 0 Planaltinal 1 | Centro de Ensino Especial 01 de Planaltina Sobradinho | 1 Centro de Ensino Especial 01 de Sobradinho Taguatinga | 1

Centro de Ensino Especial OI de Taguatinga I Samambaia II Centro de Ensino Especial 01 de Samambaia paranoá o I – Santa Maria I Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria I São Sebastião O I – Recanto das Emas I O -l Total 1131 Fonte: censo Escolar/ 2008 Programas Especiais Educação precoce Programa de atendimento a crianças entre zero e três anos e 11 meses de idade com necessidades educacionais especiais decorrentes de deficiência intelectual, visual, auditiva, física/ motora e múltipla; transtorno global do desenvolvimento (TGD); superdotaçào e altas habilidades.

Atende também crianças prematuras, consideradas de risco por serem vulneráveis e apresentarem atraso no seu desenvolvimento global, com base na legislaçãoem vigor .

O objetivo deste atendimento é promover o desenvolvimento das potencialidades da criança no que se refere aos aspectos físicos, cognitivos, psicoafetivos, sociais e culturais, priorizando o processo de interação e comunicação, mediante atividades significativas e lúdicas, assim como a orientação, o apoio e o suporte à família e ao estu significativas e lúdicas, assim como a orientação, o apoio o suporte à famllia e ao estudante no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

O programa de Educação precoce está presente em todas as Regionais de Ensino do Distrito Federal: Locais de Atendimento DRE I Contato das Instituições de Ensino I Plano Piloto | 3901-7608 (CEE 02) / 3901-7607 (CEEDV) Braziândia 3901-3665 (CENEBRAZ) Ceilândia 3901-8345 / 3375-2321 (CEE 02) / 3901-6870 (CEE 01) | Gama | 3901-8124 (CEE) I Guará | 3901-3709 (CEE) I Núcleo Bandeirante | 3901-4350/3901-4351 (CAICJK) I Planaltina | 3901-4475 (CEE) I sobradinho | 3901-4104 (CEE) Taguatinga 3901-6679 (CEI 04) amambaia | 3901-7744 (CEE) Paranoá 3901-7557 (CEI 01) santa Mana | 3901-6614 (CEE) São Sebastião 3901-7701 (CAIC UNESCO) Recanto das Emas | 3901-3659 (CEI 304) | ponte: SEDF/SUBEB/DEE Programa Classe Hospitalar Atendimento a crianças e adolescentes que estão em situação de internação.

O Programa é fruto de convênio firmado entre as Secretarias de Estado de Educação e de Saúde, cuja história remonta aos primeiros anos apás a inauguração de Brasília. O atendimento é realizado por professores especializados. O objetivo principal é favorecer a continuidade da escolarização, e modo a garantir inclusão ou reinserção destes estudantes na escola em relação ao processo ensino-aprendizagem, evitando a evasão, a repetência e o fracasso escolar destes, bem como estimular sua socialização e seu desenvolvimento global, por meio de atividades educativas ada tadas às suas necessidades. Locais de Atendimento – F EB/DEE necessidades.

Locais de Atendimento – Fonte: SE/SUBEB/DEE * Hospital de Apoio de Brasaia, Hospital de Base de Brasília, * Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional da Asa Sul, * Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Regional do Gama. Atendimento Educacional Especializado a Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação Confira as apresentações da Prop Dra Angela Virgolim Consiste no atendimento às necessidades educativas dos estudantes identificados com potencial de talento em salas de aula do ensino regular. Fundamenta-se no desenvolvimento de estratégias diferenciadas de abordagem das habilidades e competências do currículo comum, com vistas à suplementação, diferenciação, modificação e ao enriquecimento curricular.

O atendimento no Distrito Federal acontece em 43 Salas de Recursos de altas habilidades distribuídas em 15 unidades de ensino, de nove DRES – Diretorias Regionais de Ensino: * Ceilândia, Gama, * Guará, ‘k Planaltina, * Plano Piloto/Cruzeiro, * Samambaia, * sao sebastião, * Sobradinho, * Taguatinga. Os estudantes frequentam normalmente as atividades na sala de aula do Ensino Regular e são atendidos no contraturno, de uma a duas vezes por semana, em salas de recursos de altas habilidades. A equipe de atendimento é formada por psicólogo, professor itinerante e professor tutor, responsável pelo desenvolvimento das atividades na sala de recursos.

Resenha

0

Resenha do texto: “Raça e história ” Strauss. (1952), de Claude Lévi- Em um capitulo do livro de Lévi-Strauss, republicado

Read More

Filosofia do direito

0

colégio da policia Militar Rômulo Galvao Data: 27/03/2012 Aluna: Marina Cunha Rosário Levita Circuito Fechado (reprodução do texto) Ricardo tinha

Read More