Educação psicomotora

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇAO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA CLAUDIONY HENRIQUE DANTAS DE SOUSA AZEVEDO ar 3 to view nut*ge EDUCAÇÃO PSICOMOTORA é único, diferenciado e especial) e levando a autonomia do individuo como lugar de percepção, expressão e criação em todo seu potencial. Dentro da educação psicomotora deve-se alcançar três metas básicas (objetivos): • A aquisição do domínio corporal: definindo a lateralidade, a orientação espacial, desenvolvendo a coordenação motora , o equilíbrio e a flexibilidade. ??? Controle da inibição voluntária: melhorando o nível de abstração, concentração e desenvolvendo as gnosias. • Desenvolvimento socio-afetivo: reforçando as atitudes de lealdade, companheirismo e solidariedade. Vygotsky afirmou que: “No inicio da idade pré escolar , quando surgem os desejos que não podem ser imediatamente satisfeitos ou esquecidos, e permanece ainda a característica do estágio precedente de uma tendência para a satisfação imediata desses desejos, o comportamento da criança muda.

Para resolver essa tensão, a criança em idade pré-escolar envolve-se num mundo lusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo. A imaginação é um processo psicológico novo para a criança. Com todas as funções da consciência, ela surge originalmente da ação”. (Formação social da mente, p 122) O brinquedo é, portanto, o reflexo do inconsciente da criança. Este também pode ser denominado como fantasmas, ou seja, uma produção imaginária do inconsciente, capaz de motivar o comportamento cem que o indivíduo tenha consciência deles.

E através da ação, a criança sai descobrindo suas preferências adquirindo a consciência dos esquemas corporais, para isso é necessário que ele vivencie diversas situações durante o seu desenvolvimento, nunca esquecendo que a afetividade é a base de todo o processo de desenvolvimento e principalmente ensino- aprendizagem, que por sua vez é favorecido, se a criança adquire um bom desenvo principalmente ensino-aprendizagem, que por sua vez é favorecido, se a criança adquire um bom desenvolvimento de todo seu esquema corporal.

Atividades psicomotoras Para se realizar uma atividade de educação psicomotora, é ecessário que haja um local apropriado, onde existam vários materiais para serem utilizados (cordas, bolsa, colchão para saltos, jogos de montar, etc. ). Durante uma atividade deve ser desenvolvidas três momentos distintos: • Iniciação (entrada): tem como objetivo reunir as crianças para que se descreva o que vai ocorrer durante a sessão.

Este momento é importante porque permite que criança se identifique verbalmente e respeite o momento de inicio da atividade • Desenvolvimento do jogo: Nesse momento a criança pode atuar livremente nos brinquedos (jogando, se expressando, ulando, etc. ). • Termino ou saída: O grupo se reúne novamente para dizer o que fez, ou seja, fazer um resumo das atividades.

Lembre-se que podemos utilizar outras maneiras de iniciar e de terminar uma atividade, como por exemplo: contar histórias, rodas cantadas, jogos e etc. Desta forma, a criança será estimulada e ficará “acordada” para a atividade proposta. para a criança interagr neste processo é necessário que o professor saia de sua postura e assuma uma postura de observador, para que a partir daí possa interferir no processo de desenvolvimento. PAGF3ÜF3

Sintaxe da oração: termos integrantes

0

Como a própria denominação já denuncia, os termos integrantes aparecem completando o sentido de outros termos. São fundamentais para o

Read More

Modelo de fichamento

0

Modelo de fichamento para livros. MODELO DE ACHAMENTO DE LEITURA caro aluno, Tenho a satisfação de apresentar-lhes um modelo de

Read More