Elaboração projetos de pesquisa

Categories: Trabalhos

0

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Informática Curso de Engenharia de Produção COLOQUE AQUI O TITULO DO SEU TRABALHO Área de conhecimento da EP:[Consulte www. abepro. org. br] Sub-área de conhecimento da EP: [Consulte V. ww. abepro. org. br] Swipe to view page Proje apresentado como r em Engenharia de Pr – IJEM. crs usão de Curso curso de graduação Estadual de Maringá Aluno(a): [Coloque aqui o seu nome] Orientador (a): [Coloque aqui o título e o nome do (a) seu (sua) orientador (a)] MARINGÁ PARANÁ – BRASIL 2010 l. INTRODUÇÃO (0 que se vai fazer? e “por que”? ) Segundo Gil (2007, p. 1 ): “a primeira seção do projeto é constituída por sua introdução, que define brevemente os Trata-se de uma apresentação inicial do projeto, que pode incluir: • fatores que determinaram a escolha do tema, sua relação com a experiência profisslonal ou acadêmica do autor, assim como sua vinculação à área temática e a uma das linhas de pesquisa do curso; • argumentos relativos à importância da pesquisa, do ponto de vista teórico, metodológico ou empírico; • referência a sua poss[vel contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não solucionada. 2.

Definição e delimitação do problema Nesta parte, deve-se deixar claro o problema que se pretende responder com a pesquisa, assim como sua delimitação espacial e temporal. Cabe também esclarecer o significado dos principais termos envolvidos no problema, sobretudo quando podem assumir significados diferentes em decorrência do contexto em que são estudados ou do quadro de referência adotado. 3. Objetivos Procede-se nesta parte à apresentação dos objetivos da pesquisa em termos claros e precisos. Recomenda-se, portanto, que em sua redação sejam utilizados verbos de ação, como identificar, verificar, descrever, analisar.

Quando a pesquisa envolve hipóteses, é necessário deixar explícitas as relações previstas entre as variáveis. Os objetivos podem ser: 1. 3. 1 Objetivo geral Indica de forma genérica qual o objetivo a ser alcançado. É único, claro e preciso com no máximo três linhas. Indica a finalidade global do trabalho de pesq da busca por uma pretende alcançar com a pesquisa. Devem ser formulados de tal forma que contribuam para o objetivo geral na medida em que forem atingidos. 2. REVISÃO DE LITERATURA (0 que já foi escrito sobre o tema? Esta parte é dedicada à contextualização teórica do problema a seu relacionamento com o que tem sido investigado a seu respeito. Deve esclarecer, portanto, os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e as contribuições proporcionadas por investigações anteriores. Nesta seção você realizará uma análise comentada do que já foi escrito sobre o tema de sua pesquisa procurando mostrar os pontos de vista convergentes e divergentes dos autores. A referência bibliográfica do projeto há de ser apenas a essencial.

A própria pesquisa, necessária ao desenvolvimento do trabalho, encarregar-se-á do levantamento mais completo e atualizado. As citações feitas nesta etapa do projeto deverão obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (N BR 10520)] 3. METODOLOGIA (como? onde? com que? ) Não basta mostrar a cientificidade e a aplicabilidade do projeto (o que se consegue na formulação do problema, na apresentação do marco teórico de referência e nos objetivos). Faz-se necessário explicitar detalhadamente a metodologia que funciona como suporte e diretriz da pesquisa a ser realizada.

Nesta parte, descrevem-se os procedimentos a serem seguidos na realização da pesquisa. Sua organização varia de acordo com s peculiaridades de cada pesquisa. Requer-se, no entanto, a apresentação de informações acerca de alguns aspectos, como os que são apresentados a se apresentados a seguir: • tipo de pesquisa: deve-se esclarecer se a pesquisa é de natureza exploratória, descritiva ou explicativa. Convém, ainda, esclarecer acerca do tipo de delineamento a ser adotado (pesquisa experimental, levantamento, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, etc. ; • população e amostra: envolve informações acerca do universo a ser estudado, da extensão da amostra e da maneira como será selecionada; ?? coleta de dados: envolve a descrição das técnicas a serem utilizadas para a coleta de dados. Indique como pretende coletar os dados e que instrumentos de pesquisa pretende usar: observação, questionário, formulário, entrevistas; • análise dos dados: envolve a descrição dos procedimentos a serem adotados tanto para análise quantitativa (p. ex. testes de hipóteses, testes de correlação) quanto qualitativa (p. ex. : análise de conteúdo, análise de discurso). 4. CRONOGRAMA (quando? em quanto tempo? ) Seu projeto não deve se resumir a um mero “projeto de intenções” uma vez que tem de ser tecnicamente redigido e presentado a uma banca para avaliação do mesmo de acordo com o calendário previamente definido para esta disciplina. [Neste item você deverá apresentar um cronograma estimando o tempo necessário para executar cada uma das etapas do seu trabalho de conclusão de curso. ? importante lembrar que tal cronograma deverá ser formulado em conformidade com o calendário da disciplina que prevê a apresentação da versão final do trabalho escrito para os dias 23 a 25 de setembro de 20091 Atividades Mês ‘Jun I Mar I Abr Maj IJuI Ago I Set 5. REFERÊNCIAS (que materiais foram citados? ) Seu projeto deverá indicar o material bibliográfico utilizado para a elaboração do mesmo, o qual certamente será enriquecido no momento da elaboração do trabalho, em função de novas consultas bibliográficas realizadas. As referências bibliográficas devem, obrigatoriamente, ser feitas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023)] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos Apresentação. Rio de Janeiro, 2001. 6 p. GIL Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesqulsa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007. 175 p.

Sistema finandeiro

0

SISTEMA FINANCEIRO MOÇAMBICANO Sistema financeiro é o conjunto de instituições financeiras que fazem a intermediação É o conjunto de Instituições

Read More

Aplicações de representações dinâmicas no ensino de geometria

0

Aplicações de Representações Dinâmicas no Ensino de Svipe nextp Geometria Orientador: Jorge Bernard Estudante: Fillipe Alves Leite Curitiba 2008 OF5

Read More