Eletrotecnica

Categories: Trabalhos

0

A engenharia eletrotécnica (AO 1945: engenharia electrotécnica) é o ramo da engenharia elétrica que estuda a produção, o processamento, o transporte, a distribuição e o armazenamento de energia elétrica, bem como os aparelhos elétricos ligados áqueles sistemas, incluindo geradores, motores elétricos e transformadores. A eletrotecnia (AO 1945: electrotecnia) constitui o conjunto das ciências e técnicas estudadas pela engenharia eletrotécnica. A eletrotecnia preocupa-se sobretudo com as correntes trifásicas, que constituem o sistema padrão de transmissão e de istribuição de energia na maior parte do mundo moderno.

Uma importante fração da eletrotecnia também se preocupa com a conversão entre as c bem com o desenvol potência tais como o ue ferroviárias. Nalguns países, o ter PACE 1 orfi rrentes contínuas, ecializados de ronaves e em redes cnicai’ é usado num sentido mais amplo, abrangendo a totalidade da engenharia elétrica. Por outro lado, ocasionalmente, a engenharia eletrotécnica também é referida como “engenharia de sistemas de potência”, ainda que em outros casos este termo se refira a apenas um dos ramos daquela. Engenharia eletrotécnica Vista em corte de um transformador trifásico, refrigerado a óleo.

A engenharia eletrotécnica lida com a produção, a transmissão e a distribuição da eletricidade. A engenharia eletrotécnica também lida com o projeto de uma ampla gama de equipamentos relacionados com Swlpe to vlew next page com aquelas, onde se incluem os geradores, os transformadores, os motores elétricos e componentes de eletrónica de potência. A rede elétrica constitui o sistema que liga uma variadade de geradores elétricos aos consumldores da eletricidade. Os consumidores compram eletricidade à rede, evitando os levados custos decorrentes de a terem que produzir eles próprios.

Os enegenheiros eletrotécnicos podem trabalhar no projeto e manutenção da rede elétrica, bem como no projeto e manutenção dos sistemas de potência a ela ligados. Os sistemas de potência ligados à rede destinam-se a fornececer energia ? rede, a retirar-lhe energia ou ambas. Os enegenheiros eletrotécnicos podem também trabalhar em sistemas não ligados à rede. Os sistemas fora da rede podem ser preferíveis aos sistemas ligados à rede por várias razões. por exemplo, em locais remotos, pode ser mais economico m utilizador gerar a sua própria energia do que construir uma ligação à rede.

Por outro lado, na maioria das aplicações móveis, uma ligação à rede não é, simplesmente, prática. Hoje em dia, a maioria das redes elétricas adoptam o sistema trifásico com corrente alterna. Esta escolha pode ser parcialmente atribuída à facilidade com que este tipo de energia pode ser produzlda, transformada e utilizada. Frequentemente, a energia é convertida de trifásica para monofásica, antes de chegar ao consumidor, cuja maioria das aplicações de baixa potência funcionam em sistema monofásico.

Contudo, a maioria das indústrias e das grandes instalações preferem receber diretamente eletricidade trifásica, uma vez que esta é utiliza grandes instalações preferem receber diretamente eletricidade trifásica, uma vez que esta é utilizada pelos motores elétricos de alto rendimento, como é o caso dos motores de indução trifásicos. Os transformadores desempenham um importante papel na transmissão de energia elétrica, uma vez que permitem que a energia possa ser transformada entre altas e baixas tensões. Isto é importante porque as altas tensões originam menores erdas durante a transmissão da energia.

Isto acontece porque tensões maiores permitem que uma corrente com menor intensidade entregue a mesma quantidade de potência, uma vez que a potência elétrica resulta do produto das duas anteriores. Assim, mantendo-se a mesma potência, à medida que a tensão aumenta, a intensidade da corrente diminui. É a circulação da corrente ao longo dos componentes que origina tanto as perdas como o aquecimento subsequente. Estas perdas – ocorrendo sob a forma de calor – são matematicamente iguais à corrente elevada ao quadrado vezes a resistência elétrica do componente través do qual a corrente circula.

Assim, à medida que é aumentada a tensão, as perdas diminuem acentuadamente. Por estas razões, ao longo das redes elétricas são instaladas subestações, onde a eletricidade é transformada para alta tensão antes de ser transmitida e para baixa tensão depois de ser transmitida e antes de ser entregue ao consumidor. Engenharia e Produção Engenharia Elétrica Bacharelado Engenharia Elétrica é o curso para mim? É a engenharia que lida com geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica. O engen

PAGF3rl(F6 com geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia. Ele está habilltado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências.

Além das concessionárias e energia, o graduado encontra emprego em empresas de telecomunicações (desde fábricas de celulares até operadoras de sistemas de comunicação), indústrias de equipamentos, automação, fábricas de motores e geradores, consultorias ou em empresas prestadoras de serviços em computação. O mercado de trabalho “A engenharia como um todo está crescendo muito no país, e isso inclui a elétrica. Há cerca de dez anos que não temos problemas com empregabilidade, e isso acontece porque a Engenharia Elétrica lida com dois aspectos essenciais para a sociedade, que são a energia e a informação”, afirma José

Antenor Pomilio, coordenador do curso da Unicamp. A área de transmissão e distribuição vive um momento importante de renovação dos profissionais que ocuparam os cargos nos anos 1970, quando o setor teve um crescimento muito grande. Além disso, as áreas de pesquisa e desenvolvimento em empresas de energia, computação e telecomunicações também contratam o profissional. Setores alternativos, como o mercado financeiro, procuram por esse engenheiro. Concessio PAGF procuram por esse engenheiro. Concessionárias de energia, construtoras, empresas de tecnologia da informação são empregadoras do bacharel.

Existe oferta de vagas em todo o país. Apesar disso, as regiões Sul e Sudeste possuem polos industriais bem desenvolvidos e concentram as melhores oportunidades. O curso Prepare-se para enfrentar muito cálculo. O currículo começa com disciplinas básicas, como matematica, física e informática. As contas acompanham o aluno também nas aulas de economia e administração. A parte mais interessante fica por conta das aulas práticas e dos experimentos em laboratório, que costumam aparecer desde o início da graduação.

A formação profissionalizante tem Início no tercelro ano, com aulas de rojetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras. No último, além das disciplinas, os alunos se dedicam ao trabalho de conclusão do curso. O estágio é obrigatório e, geralmente, feito a partir do quarto ano. Duração média: cinco anos. Outros nomes: Eng. Elétr. (autom. ind. ); Eng. Elétr. (autom. ); Eng. Elétr. (comput. ); Eng. Elétr. (eletrôn. ); Eng. Elétr. (eletrot. ); Eng. Elétr. (ênf. em comput. ); Eng. Elétr- (ênf. em sist. de energia); Eng.

Elétr. (sist. de energia e autom. ); Eng. Elétr. (telecom. e eletrôn. ); Eng. Elétr. (telecom. ); Eng. Elétr. (telecom. , eletrôn. e sist. de potência); Eng. Elétr. (telecom. , sist. de potência e eletrôn. ); Eng. Elétr. (telemática); Eng. Elétr. e das Energias; Eng. Elétr. e Eletrôn. ; Eng. Elétr. Elet (telemática); Eng. Elétr. e das Energias; Eng. Elétr. e Eletrôn. ; Eng Elétr. Eletrot. ; Eng. Elétr. Ind. ; Eng. Eletrot. ; Eng. Ind. Elétr. O que você pode fazer Automação Projetar equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial.

Eletrônica Desenvolver circuitos eletrônicos para aquisição de dados (por xemplo, áudio, temperatura, umidade, pressão), transmissão de dados por radiofrequência, entre outros. Eletrotécnica (potência e energia) Planejar e operar sistemas elétricos, desde a geração até a transmissão e a distribuição de energia. Projetar e construir usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e também máquinas elétricas. Ampliar as redes de alta tensão e dar manutenção a elas. Engenharia biomédica Especifi car e gerenciar a utilização de equipamentos médico- assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios.

Projetar, onstruir equipamentos e fazer a manutenção deles. Hardware e programação Desenhar componentes e desenvolver sistemas. Instrumentação Projetar e desenvolver equipamentos para a realização de medidas, registro de dados e atuadores. Microeletrônica Projetar, fabricar e testar circuitos integrados (chips) para sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento, entre outros. Telecomunicações Desenvolver serviços de expansão de telefonia e de transmissão de dados por imagem e som. projetar e construir equipamentos para telefonia e comunicação em geral e de processamento digital de sinais.

Estrutura

0

SISTEMA EDUCATIVO NACIONAL DE BRASIL 4. ESTRUTURA GERAL DO SISTEMA EDUCACIONAL 4. 1 A ESTRUTURA DO SISTEMA EDUCACIONAL A atual

Read More

Direito a propriedade

0

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO CURSO DE DIREITO TRABALHO DIREITO CIVIL IV 50 SEMESTRE BRAGANÇA PAULISTA 2011 BÁRBARA DE AQUINO BORGES R.

Read More