Empreendedorismo

Categories: Trabalhos

0

[pic] WALDECI RAIMUNDO DE ARAÚJO oras to view nut*ge EMPREENDEDORISMO: EMPREENDEDORISMO E O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ? Universidade Norte do Paraná – UNOPAR – como requisito parcial prof. I Universidade Norte do Paraná Bandeirantes, de NOVEMBRO de 2010. PAGF 43 que preocupar-se e ver a vida passar; é melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder. prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver… ” Martin Luther King

ARAUJO, Waldeci Raimundo. Empreendedorismo: Empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. 2010. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais) – Sistema e Ensino Presencial Conectado, Universidade do Norte do Paraná, Bandeirantes, 2010. RESUMO Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com a contribuição de vários autores sobre o empreendedorismo, buscando mostrar o surgimento do empreendedorismo no mundo no Brasil e sua Importância para o desenvolvimento econômico e social, a geração de emprego e renda.

O ritmo das mudanças no mercado de trabalho exige do individuo atitudes e comportamentos necessários para direcionar a sua vida profissional. Existem muitos pontos em comum no que diz respeito as caracter[sticas dos empreeendedores, e essas características tem contribuido para a identificação e compreensão do comportamento dos empreendedores. Buscamos também mostrar as características e o perfil dos empreendedores, os mitos que os cercam.

O empreendedorismo é o motor que impulsiona a economia de um país, mas nem sempre é facil ser um empreendedor de sucesso devido a ompetitividade existente nesse meio. entrepreneurshp in the world in Brasil and its importance for the economic and social development, the generation of employment and income. The pace of change in employment requires the indlvidual behaviors and attitudes required for professional to lead your lite.

There are many items in common with regard to the features of entrepreneurs, and these characteristics has contributed to the identification and understanding of the behavior of entrepreneurs. Also we seek the show features and profile of entrepreneurs, the myths that surround. Entrepreneurship is the engine that drives the economy of a country, but neither is always easy to be an entrepreneur success due to existing competitiveness through this. Keywords: Entrepreneurship; Entrepreneur; Economic Development. uvir Ler foneticamente Dicionário – Ver dicionário detalhado 43 RENDA….. … 37 1 1 A NECESSIDADE DE EMPREENDEDORISMO 39 12 METODOLOGIA 41 13 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 42 14 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 44 15 CONSIDERAÇÕES FINAIS 46 REFERÊNCIAS 47 ANEXO 50 APÊNDICES 53 PAGF s 3 instituições educacionais é imprescindível para a formação de um rofissional mais preparado para o atual mercado de trabalho, seja como empreendedor conduzindo o seu próprio negócio, ou mesmo um funcionário inserido no competitivo mercado de trabalho.

De acordo com Dornelas, o momento atual corresponde à era do empreendedorismo. a. ) são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturals, encurtando distância, globalizando e renovando conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riquezas para a sociedade. (DORNELAS, 2001, p. 21)

E nesta era do empreendedorismo que se revela o momento propicio para o surgimento de mais empreendedores. O século XX passou por radicais transformações sociais e econômicas, e na linha desta revolução econômico-industrial, as estruturas de produção, distribuição e concorrência, criaram um novo ambiente competitivo, com maiores exigências em velocidade, tecnologia e flexibilidade.

O investimento em recursos humanos é fundamental para atravessar a competitividade dos mercados. Ainda que seja dificil definir o conceito de empreendedorismo, os economistas reconhecem s empreendedores como indivíduos criativos e pesquisadores, que estão em constante busca por novos caminhos e novas soluções, sempre amparadas na identificação das necessidades das pessoas, gerando riquezas e empregos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

Esse trabalho busca mostrar de uma for ngente como o sejam muitas vezes utilizadas alternadamente, existem algumas distinções que deveriam ser consideradas Enquanto crescimento econômico refere-se a capacidade de uma nação se tornar mais rica através da maior produção de bens e serviços, (Abramovitz 1989), desenvolvimento conômico, em ultima análise, significa que os cidadãos desta nação desfrutarão de um mais elevado padrão de vida.

No Relatório Mundial de Desenvolvimento de 1991, a melhoria da qualidade de vida é apresentada como sendo o principal desafio do desenvolvimento – um processo multidimensional que envolve grandes transformações na estrutura social, nas crenças e atitudes populares, e nas instituições nacionais. Além disso, envolve também a aceleração do crescimento econômico, a redução de desigualdades e a erradicação da pobreza.

Neste trabalho buscamos mostrar também que o ontexto atual é extremamente favorável ao crescimento do empreendedorismo no nosso país, sendo uma alternativa viável ao combate do desemprego e a possibilidade de aquecimento do mais diversos setores produtivos. No nosso país o fator empreendedorismo está fortemente ligado a criação de novos postos de trabalho a geração de oportunidades através das micro e pequenas empresas que são as maiores criadoras de emprego em nosso país.

O empreendedorismo é, portanto, um dos elementos centrais do processo de geração de empregos e riquezas através da inovação. O empreendedorismo tem se ornado um termo muito popular no Brasil pela preocupação por parte do governo e de entidades de classe com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade de combater o desemprego e as altas taxas de mortalidade dessas empresas.

Este trabalho busca também mostrar que os empreendedores são pessoas especiais para a sociedade, pois os mesmos são responsáveis pelo desenvolvimento de uma empresa, de uma cidade, de uma região, e PAGF 7 43 os mesmos são responsáveis pelo desenvolvimento de uma empresa, de uma cidade, de uma região, e responsáveis também pelo desenvolvimento da nação. Podemos afirmar também que o avanço de uma economia depende também dos pequenos negócios, que respondem por grande parte da geração de empregos, riquezas e inovações tecnológicas. empreendedoras isoladas. Bom Ângelo (2003, p. 5) adotou como conveniente ? definição de um relatório da Accenture (pesquisa internacional conduzida entre janeiro de 2000 e junho de 2001) onde o empreendedorismo “é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformação e desejo de tornar aquilo que comumente se chamaria de risco” Segundo Fernando Dolabela (1999), “Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução de entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação, e complementa que o empreendedor é antes de tudo aquele que se dedica ? geração de riquezas em diferentes níveis de conhecimento, inovando e transformando conhecimento em produtos ou serviços em diferentes áreas. ” Empreender tem a ver com fazer diferente, antecipar-se aos atos, implementar idéias, buscar oportunidades, criar valores, gerar empregos e colaborar para o desenvolvimento do país. Para Dornelas (2005), “Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que em conjunto; levam à transformação de idéias em oportunidades. É a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso”. Dornelas (2005) explicita que: para atingir uma base cientifica apesar de muitas revistas e publicações a respeito. Está atravessando um crescimento inesperado em todas as dimensões.

Trabalho sobre empreendedorismo

0

EMPREENDEDORISMO Prof. José Newton Pires Reis – UFC/DEA 1. INTRODUÇÃO: TALENTO, COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO Ser um empreendedor é: 1) Criar

Read More

Violencia nas escolas

0

A economia estava presente no dia-a-dia das pessoas no mesmo mundo antigo, quando a segurança física, a manutenção da vida,

Read More