Enfermagem

Categories: Trabalhos

0

A história da saúde publica no Brasil (resumo) O Brasil no início do seu descobrimento, facinou o estrangeiro com sua beleza, riquezas, águas cristalinas os unicos habitantes os índios, eram fortes e saudavas o que aumentou ainda mais o seu facinio, só que esse paraiso não durou muito logo uma nuvem de doenças e peste assolavam o Brasll, não existia muitos médicos esses eram caros e raros e poucos aceitavam sair da eroupa e vim para a colônia cuidar das infermidades, a baixo custo e auto risco, os escravos e outros muitas vezes, recorriam aos curadores ou padres .

A principal causa de morte ue assolava as cidades e vilas era á variola, chamada de mal de bexiga que provávelmente tenha vindo com os escravos da to view época no caso de epi podiam fazer o unico certamente mornam Em 1813 era fundad médico-cirurgião do orfi randeiros pouco ontaminados, que imeiras academias 015 vlnam se transforma nas duas primeira escola de m dicina, uma das explicações dadas pelos médicos da corte em relação as epidemias, seriam as embacaçóes que viam do estrangeiro e em 1 928 todas as embacações eram obrigadas a ficarem em quarentena em uma ilha proxima a baía de Guanabara.

Por fim lguns médicos diziam que as enfermidades eram causada pelas “miasmas” a fase imperial encerrou-se sem que soluclonasse os graves prob Swipe to víew next page problelmas de saúde e a fama do Brasil era de insalubree pestilento, aconselhava-se aos viajantes que evitassem visitar os portos nacionais.

Bastante deficiente as juntas e inspetoria de higiene foram substituidas pelos serviços sanitários estaduais tais serviços pouco resolveu as questoes de saúde, desorganizado facilitou as novas ondas de epidemias no país entre 1890 e 1 900, o Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras continuavam a er castigadas por Varilo, febre amarela e peste bubônica a cólera matou milhares de pessoas, em 1892 foram criados os laboratórios bacteriológico, vacinogênico e de analise clínicas e farmacêutica, depois se trasformou no intituto Butantã.

Os pesquisadores desse instituto desmistificaram as miase, quando ficou comprovado que a causa da febre amarela conssistia na picada de um mosquito, no Rio de janeiro o principal instituto soroterápico era o de Manguinhos seu principal objetivo era produzir vacinas e soros, dirigido por Pedro Afonso que depois eria sucedido por Oswaldo Cruz com ele o institutose tornou um dos mais conceituado do mundo reunia destacados cientitas entre eles Carlos Chagas, Arthur Neiva e Rocha Lima, em 1908 0 instituto de Manguinhos transformou-se em instituto Oswaldo Cruz que permanece até hoje como principal centro de pesqusas epidemiológica do país. ? vacina contra varíola era obrigatória, o que não agradou muito a população nem aos militares positivistas, o povo respondeu a questão com a revolta da vacina.

Na era Vargas que começou em 1 Na era Vargas que começou em 1930 e durou até 1945 foi esponsavél por uma grande reforma polltica e também na saúde, as reformas em São paulo simplesmente decretaram o fim dessa experiência descentralizadora, em lugar do atendimento ágil e voltado para a população os interventores sanitário optaram pela organização centralizada dos serviços, estes foram orientados para tratar de enfermidades especificas como o tracoma, a lepra e a ancilostomose. governo Vargas representou um avamço a saúde dos trabalhadore, graças a nova legislação que possibilitavaa assistência médica a muitos que antes eram totalmentes desamparados o que fez com que presidente ganhace uma certa confiança do povo e passou a ser chamado de pai dos pobres foi atraves dele tambem que vinheram outras legislação, como oito horas de jornada de trabalho licença renumerada e depois anos seguintes tornou- se obrigatorio o pagamento de salário minimo e indenização aos acidentados .

Em 1953 foi criado o ministério da saúde, resultado de 7 anos de debates, á falta de funcionarios capacitados, equipamentos e dinheiro empedia que o estado atuase com eficácia. O ministerio falhou porque em nenhum momento patrocinou reformas fundamentais ou organizou uma politica de aúde de fato eficiente, o ministerio da saúde ficou responsavél em combater a doença de chagas, a malária, o trocoma e a esquistossomose.

Em 1 945 existiam cerca de dois milhões de trabalhadores vincul PAGF3rl(F6 esquistossomose. Em 1945 existiam cerca de dois milhões de trabalhadores vinculado aos institutos previdenciario , precionada pelas leis a previdência assumiu a prestação da assistência médlco-hospitalar aos trabalhadores, a custa do rabaixamento da qualidade do serviço, o que tornou constante a precariedade no atendimento, era comum a morte de trabalhadors enfermos.

O etor privado queria se beneficiar dessa situação pressionoando o governo federal e estadual na intenção de cancelas a contrução de hospitais públicos assim só teria acesso ao atendimento aqueles que poderiam pagar, em 1960 0 governo federal sancionou a lei orgânica da previdência social (Lops) com essa lei as taxas paga pelos trabalhadores seria cobradas igualmente um valor de 8% do salario para a previdência social, mais nem Isso resolveu o problema financeiro nem os serviços prestados.

Em 1956 0 ministerio da saúde ficou responsavel em elaborar um progama para a assistência a criança, multiplicaram os erviços de hingiene infantil e os postos de puericultura que incluia nas suas atividades acompanhamento, vacinação, e o tratamento das crianças doentes e também assistência as mães. Mais pouco foi feito para o saneamento básico e ainda a maior parte da população principalmente os mais pobres continuava bebendo águas polu(das, o que era a maior causa de morte das crianças, assim como a mortalidade infantil a fome assolava maior parte dos brasileiros.

No dia 31 de março de 1964 ocorreu o que ficou conhecido como golpe de 64, chefes PAGF brasileiros. No dia 31 de março de 1964 ocorreu o que ficou onhecido como golpe de 64, chefes das forças armadas pois fim a democracia e começou um regime ditador eles foram responssaveis em boa parte pelo “milagre enconômco” que entre 1968 e 1974 as taxas do produto interno bruto chegaram proximo aos dos pises mais rico o que deixou o Brasil na oitava potência mundial, mais o ministério da saúde teve redução das verbas o que recaiu ainda mais a saúde.

Em 1966 0 Instituto Nacional de Previdência Social (INAPS), unificando todos os orgãos previdênciarios que funcionavam desde 1930,0 INAPS, deveria tratar dos doentes individualmente, nquanto c Ministério da saúde deveria pelo menos em teoria< elaborar e executar progamas sanitários e assistir a população durante as epidemias. O INAPS firmou convênios com 2. 300 dos 2. 00 hospitais instalados no pais , utilizando o setor privado para atender a massa trabalhadora. Em 1974 foi criado o Ministério da Previdência e Assistência Social (MAPS), para tentar conter a onda de fraudes e corrupção dos hospitais privados e renovar a promessa de garantir saúde dos segurados, para não acontecer fraudes novamentes o governo criou a Empresa de

Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev), em 1971 funcionava o progama de assistencia ao trabalhador rural (Funrural), alguns anos depois foi a vez do Plano de Pronta Ação (PPA), que tinha como objetivo acelera atendimento dos casos médicos de urgência ficando responsavél pelo pagamento dos hospitais privado o M atendimento dos casos médicos de urgência ficando responsavél pelo pagamento dos hosp tais privado o Ministério da Previdência e Assitência Social.

Por fim em 1975 foi criado o sistema nacional da assistência projeto que tinha finalidade de baratear as ações m todo país . Nos anos 80 e 90 0 país continua sendo castigado pelas doenças, epdemias que poderia ser evitadas como o surto de cólera, dengue, tuberculose, trocoma, doença de chagas e doenças mentais confirmam a permanência histórica da precariedade da saúde popular. Nasce o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (Suds).

Baseado no princípio de integração de todos os serviços de saúde, públicos e particulares, o Suds deveria contituir uma rede hierarquizada e reglonalizada, com a participação a comunidade na administração da unidades sociais, em consequencia, o Suds antem-se atualmente apenas como um objetivo futuro, sem a participação das empresas privadas surgiu o Sistema Unificado de Saúde (SUS), encarregado de organizar, no plano regional, as ações do Ministério da Saúde, do Inamps e dos serviços de saúde estaduais e municipais.

Em São Paulo o prefeito Paulo Maluf propôs o Plano de Assistência a Saúde (PAS), cada distrito sanitário do município sena responsavél por cooperatlvas, formadas por profissionais da saúde ou por empressas médicas que contariam com verbas públicas para oferecer um serviço mais racional e produtivo aos paulistanos.

Manifestacao artistica

0

Trabalho de português ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto sanvu:b 303H11K_na OLLJ116Ka. noETopVITe nonblTKY. noETopVITb nonbITKy 3asepu_JeFMe ceasca Nome:

Read More

Depositario infiel

0

Essa resenha tem por objetivo analisar de forma clara e simples o conflito existente entre os tratados internacionais de direitos

Read More