Ergonomia

Categories: Trabalhos

0

ergonomia Neste capitulo, serão apresentadas formas de aplicar os dados antropométricos em projetos. Como se vera, nem sempre os dados encontrados em tabelas podem ser diretamente aplicados. Além disso, há casos em que é conveniente usar a média de (50%) e, em outros casos, o extremo superior (95%) ou inferior (5%) da distribuição das medidas.

Usos de dados antropométricos uso de tabelas Antes de se usar tabelas de medidas antropométricas, é necessário verificar c dessas medidas, tais medidas antropomét as; p profissões; C] Faixa et continuamente com nos resultados étnicas das ca as diferenças das o do corpo variam didas evoluem com o tempo; Condições especiais : as condições em que as medidas foram tomadas, se as pessoas estavam vestidas, nuas, semi-nuas, com sapatos, descalços, etc.. Antropometrias estática e dinâmica Cuidados na escolha entre antropometria estática e dinâmica.

C] Para projetos de produtos e equipamentos que exigem relativamente poucos movimentos, podem ser usados os dados de antropometria estática; Cl Em equipamentos que exigem maiores movimentos corporais, é conveniente utilizar os dados da antropometria dinâmica, rincipalmente para se determinar os alcances e as faixas de movimentos. antropométricos Do ponto de vista industrial, o ideal seria fabricar um único tipo de produto padronizado, pois isso reduziria os custos.

Contudo, do ponto de vista do usuário/consumidor, isso nem sempre proporciona conforto e segurança. A falta dessa adaptação pode reduzir a eficiência do produto, justificando-se os custos industriais envolvidos. Para fazer essa adaptação, há 5 princípios para aplicação das medidas antropométricas: 10 Princípio: Os projetos são dimensionados para a média da opulação. Exemplo : produtos de uso coletivo, que devem servir diversos usuários, como o banco do ponto de ônibus. ” Princípio: Os projetos são dimensionados para um dos extremos da população. Emprega-se um dos extremos, superior (95%) ou inferior (5%) para dimensionamentos de projetos. Por exemplo: se dimensionássemos uma saída de emergência para uma pessoa média, em caso de acidente, simplesmente 50% da população não conseguiria passar. Isso se aplica também a altura de portas. A rigor, uma porta de 1,82 m seria suficiente para acomodar 95% da população.

Entretanto, nesse caso, aumentou- se essa altura para 2,10 m para permitir também a passagem de cargas. 3a Princípio: Os projetos são dimensionados para faixas da população. Alguns produtos são fabricados em diversos tamanhos, de modo que cada um acomode uma determinada parcela da população. Exemplo : Camisas são fabricadas nas dimensões P (pequeno), M (médio) e G (grande). 40 Principio: Os projetos apresentam dimensões reguláveis. Alguns produtos podem (médio) e G (grande). 4a Princípio: Os projetos apresentam dimensões reguláveis.

Alguns produtos podem ter certas imensões reguláveis para se adaptar aos usuários individuais. 50 Principio: Os projetos são adaptados ao indivíduo. São os casos de aparelhos ortopédicos, roupas feitas sob medida, pessoas que tenham pé maior que 44 ou que tenham algum tipo de deformidade ffsica. Medidas mínimas e máximas Em muitas aplicações de medidas antropométricas, há necessidade de combinar as medidas mínimas e máximas de uma população. O posto de trabalho do exemplo é destinado tanto aos homens como às mulheres.

A B, Ee G correspondem às máximas (95% dos homens); C, D, e J pelas minimas (5% das mulheres); O espaço de trabalho É um volume imaginário, necessário para o organismo realizar os movimentos durante o trabalho. Postura – o fator mais importante no dimensionamento do espaço de trabalho é a postura. Existem 3 posturas básicas para o corpo deitada, sentada e de pé. Superfícies horizontais 0 1 As dimensões do assento devem ser adequada às dimensões antropométricas do usuário. A dimensão antropométrica crítica é a altura poplítea, que determina a altura do assento; – para acomodar as diferenças individuais, a altura do assento deveria ser regulável, entre no ínimo de 35,1 cm (5% das mulheres) até o máximo de 48,0 cm (95% dos homens); – a largura do assento deve ser adequada ? largura toracica do usuário (cerca de 40 cm); – A profundidade deve ser tal que a borda do assento fique 3 do usuário (cerca de 40 cm); – A profundidade deve ser tal que a borda do assento fique pelo menos 2 cm afastado, para não comprimir a parte interna da perna (fig. . 11); – A norma NBR 13962 recomenda largura de 40 cm e profundidade útil entre 38 a 44 cm para o assento. O problema do assento Principio 1 As dimensões do assento devem ser adequada às imensões antropométricas do usuário. principio 2 O assento deve permitir variações de postura – As frequentes variações de postura servem para aliviar as pressões sobre os discos vertebrais e as tensões dos músculos dorsais de sustentação, reduzindo-se a fadiga. Grandjean e Hutinger (1977) observaram 378 pessoas trabalhando em um escritório e constataram que em apenas 33% dos casos as pessoas mantêm a postura ereta, ocupando toda área do assento; – Para os postos de trabalho em que a pessoa passa horas a fio sentada, como no caso de controle operacional e call enters, é recomendado colocar apoio para os pés, com dois ou três níveis diferentes, para facilitar as mudanças de postura. Princípio 2 O assento deve permitir v stura movimentos relativos, não são recomendados. Principio 3 O assento deve ter resistência, estabilidade e durabilidade. Para ser resistente, o assento deve ter solidez estrutural suficiente para suportar cargas. A norma NBR 14110 recomenda resistência a uma carga minima de 1100 N (cerca de 112 Kg); – Estabilidade é a característica do assento que não tombe facilmente; – Durabilidade é a característica do assento de ão se danificar com o uso contínuo. Recomenda-se que essa durabilidade seja de pelo menos 15 anos. Principio 4 Existe um assento mais adequado para cada tipo de função Isso quer dizer que não existe um tipo absoluto de assento, ideal para todas as ocasiões.

Mas há um assento recomendável para cada tipo de tarefa. – Assim, um assento de automóvel pode ser confortável para dirigir, mas provavelmente seria desconfortável para uso em escritório, e vice-versa; – Uma cadeira confortável para um digitador nao seria adequada para ser instalada em um automóvel. Principio 5 O encosto e o apóia-braço devem ajudar no relaxamento – Em muitos postos de trabalho, a pessoa não usa continuamente o encosto, mas apenas de tempos em tempos, para relaxar.

Deve ter a forma côncava. De forma plana são desconfortáveis; – O perfil do encosto também é importante, porque uma pessoa sentada apresenta uma protuberância para trás, na altura das nádegas e a curvatura da c varia bastante de uma S altura das nádegas e a curvatura da coluna vertical vana bastante de uma pessoa para outra; – Os apóia-braços também não são usados continuamente. Servem para descansar os antebraços e judam a guiar o corpo durante o ato de sentar-se e levantar-se.

Princípio 5 Princípio 6 Assento e mesa formam um conjunto integrado – A altura do assento deve ser estudada também em função da altura da mesa, de modo que a superfície da mesa fique aproximadamente na altura do cotovelo da pessoa sentada; fig. 5. 4 – Os apóia-braços da cadeira devem ficar aproximadamente à mesma altura ou um pouco abaixo da superfície de trabalho para dar apoio aos cotovelos; – Entre o assento e a mesa deve haver um espaço de pelo menos 20 cm para acomodar as coxas, permitindo certa movimentação das mesmas.

Principio 6 Dimensionamento de assentos – Deve-se considerar que muitos projetos são baseados nas respectivas normas técnicas. – No Brasil, existem as normas NBR 13962 e NBR 14110. esta última descreve os ensaios de estabilidade, resistência e durabilidade das cadeiras. – A fig. mensionais da cadeira 5. 15 apresenta as principai recomendações apresentadas por autores de ergonomia e normas técnicas sobre essas dimensões A postura semi-sentada – Os postos de trabalho apresentam, em geral, duas posturas básicas: de pé e sentado. Cada um com suas vantagens e desvantagens.

Contudo, há trabalhos que exigem frequentes mudanças entre as duas posturas . Para este casos, desenvolveu- se a cadeira semi-sentada. Exercícios para entrega em 03/04 Em grupo de no máximo 4 alunos. 1. Quais são os principais cuidados que se devem tomar no uso da dados antropométricos? 2. Explique os principios para aplicação dos dados antropométricos. 3. Como se devem usar medidas antropométricas máximas e mínimas? 4. Como se determina o espaço de trabalho? Exemplifique. 5. Como se determinam a altura da mesa de trabalho e da bancada para trabalho em pé? 6.

Explique como o assento suporta o peso do tronco. 7. Explique os princípios gerais sobre os assentos. 8. Em que situações recomenda-se o uso da posição semi-sentada? Exercícios para entrega em 03/04 – continuação 9. Realizar em sua casa e em seu trabalho : – Faça medidas das alturas de três assentos, para diferentes funções (sala de estar, sala de jantar ou cozinha, escritório ou seu ambiente de trabalho). A seguir, meça a sua própria altura poplítea. – Avalie as diferenças encontradas quanto ao desempenho e conforto de cada assento. Este deverá ser individual.

Exercícios redes

0

200. 129. 200. 2 Faça o mesmo que acima, supondo agora que a máscara da sub-rede é 255. 255. 255.

Read More

O aluno e arealidade social

0

O ALUNO E A REALIDADE SOCIAL A modernidade se apresenta como uma revolução no campo pedagógico, a educação está permeada

Read More