Espiritismo

Categories: Trabalhos

0

Durante o século XIX houve uma grande onda de manifestações mediúnicas nos Estados Unidos e na Europa. Estas manifestações consistiam principalmente de ruídos estranhos, pancadas em móveis e objetos que se moviam ou flutuavam sem nenhuma causa aparente. Entre eles destacou-se o suposto caso das Irmãs Fox, nos EUA. Em 1855, o professor Denizard Rivail, que depois adotou o pseudônimo de Allan Kardec, pretendia ter investigado o fenômeno, que multas pessoas afirmavam ter experimentado na ?poca, das mesas girantes ou dança das mesas, em que mesas e objetos em geral pareciam animar-se de uma estranha vitalidade.

Apesar de inciais afir quando vir e quando dispõe de cérebro e até que isso se dê, d mais que um conto p OF2 Swipe nentp céticas”Eu crerei que uma mesa nar sonâmbula; nao enxergar nisso gurava que após dois anos de pesquisas, não tinha visto constatação de fraudes e nem um motivo para englobar todos os acontecimentos dessa ordem no âmbito das falácias elou charlatanices.

Pessoalmente onvencido não só da realidade do fenômeno, que considerou essencialmente real apesar das mistificações existentes, mas também da possibilidade de ele ser causado por espíritos, Rivail, em lugar de SV’ipe to klew next page de dedicar o resto de sua vida à busca por “provar cientificamente” a explicação mediúnica para esses pretensos fenômenos, sagrou-se a explorar as consequências da hipótese de que fossem causados pela ação de espíritos.

Quanto à sua formação, pretendia ser discípulo de Pestalozzi, iscípulo por sua vez de Rousseau, apesar da sua teórica pesquisa não seguir métodos estritamente científicosnaturalista. O seu intuito era dar algum suporte à espiritualidade humana numa época em que a ciência avançava a passos largos e as religiões perdiam cada vez mais adeptos. Kardec julgava ter encontrado um novo modo de pensar o real, que uniria, de forma ponderada, a ascendente Ciência e a decadente Religião.

Assim, Kardec defendia que fazia uso do empirismo científico para investigar os enômenos, da racionalidade filosófica para dialogar com o que presumiu serem espíritos e analisar suas proposições, e buscou extrair desses diálogos consequências ético-morais úteis para o ser humano. Surgia aí, mais precisamente em 18 de abril de 1857, a doutrina espírita, sistematizada na primeira edição de O Livro dos Espíritos. Bibliografia AKSAKOF, Alexandre. Animismo e Espiritismo. Rio de Janeiro, FEB, 1956. CASTELLAN, Yvonne. Le Spiritisme. 50 ed. paris, Presses Universitaires de France, 1974.

Projeto rolenozes

0

eder de paula santos ered2012 [Digite o título do [pic] leder de paula santos I PROJETO ROLENOZES or6 to view

Read More

Plinio marcos

0

Plínio Marcos “Os males de que padece o ser humano, em seu maior número, vêm dele mesmo”. vêm dele mesmo

Read More