Estação de tratamento de agua

Categories: Trabalhos

0

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA Na região metropolitana de São Paulo a Sabesp conta com oito sistemas produtores, o maior e mais importante deles é o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água tratada para 9 milhões de habitantes da grande São Paulo.

O sistema Cantareira é um dos maiores do planeta, com capacidade para tratar 33000 litros de água por segundo, esta égua vem quase da divisa com o estado de Minas Gerais, um complexo sistema de represamento em diferentes níveis arantes que desde a Represa Cachoeira, Atibainha, Paiva Castro, chegando a estação elevatória de Santa Inês onde é a água é bombeada a uma altura de 120 metros até o alto da serra e enviada ao reservatór- Guaraú.

A água chega a ETA a velocidade dissipada da água é com a colo ar 2 ando a ETA de ante, sendo esta o do tratamento Ifato de Alumínio ou Sulfato Férrico), a aplicação na entrada da ETA na bacia de tranquilização. A água sai por um canal onde telas retêm os materiais sólidos, omo folhas e gravetos, sendo que na fase seguinte a água recebe a aplicação de cloro, o bactericida que elimina os organismos vivos. Depois, a água segue para o tanque de Floculação, onde ela é movime Swipe page movimentada para que o coagulante faça efeito, fazendo com que as partículas de sujeiras se juntam formando flocos.

No tanque de decantação a sujeira mais pesada vai para o fundo formando uma camada de lodo, este lodo é recolhldo por uma pá removedora. O lodo acumulado é liberado para o canal de esgoto cada duas horas. A água da superfície é recolhida através de canaletas e escoada para os filtros onde as sujeiras que ainda restam ficam retidas entre o carvão e a areia. Dentro de um tempo determinado, a sujeira acumulada é removida por um processo de retro lavagem. Após a filtragem é feita outra aplicação de cloro que garante a qualidade da água ate o consumidor final.

Toda água tratada recebe a adição de flúor, reduzindo 65% os índices de caries na população. Antes de seguir para os consumidores, a água recebe a adição da cal, servindo para elevar o pH da água e reduzir a sua acides, protegendo a tubulação contra corrosão. A água limpa e tratada é levada para os reservatórios espalhados pela cidade onde é efetuada a distribuição para nossas casas. Todas as etapas do tratamento da água são acompanhadas por profissionais especlallzados que cuidam da qualidade da água através de análise no próprio laboratório da estação com teste de degustação e odor.

A historia da escrita

0

A utilização da escrita para o registro do saber produzido pelo homem é acompanhada por uma transformação gradativa nos mecanismos

Read More

Gás natural

0

Gás Natural Problemas na produção de gás natural “Esse empreendimento é muito importante, é a garantia de mais empregos e

Read More