Estacas frank

Categories: Trabalhos

0

NOÇÕES DE ORÇAMENTO Orçar é quantificar insumos, mão de obra ou equipamentos necessários a realização de uma obra ou serviço bem como os respectivos custos e o tempo de duração dos mesmos. NOÇÕES DE ORÇAMENTOOBJETIVOS São 02 os objetivos a serem observados: Como processo – define as metas do empreendimento em termos de custo, faturamento e desempenho e define a equipe de elaboração e os responsáveis pela tarefa. Como produto – o orçamento definirá o custo e , dependendo da situação, o preço de venda de algum bem ou serviço que possa ser realizado pela empresa.

NOÇÕES DE ORÇAMENTO TIPOS DE ORÇAMENTO PRODUTO Na arquitetura, o orç o custo e, por extens a) Elaboração de proj Cadernos de Encargo Técnicos; d) Serviços técnica; e) Etc… 12 do visando a definir rviços tais como: d rçamentos, to view oração de Laudos ou assessona NOÇÕES DE ORÇAMENTO GRAUS DE PRECISÃO O grau de precisão obtido pelo orçamentista é função direta do grau de detalhamento do projeto e das informações disponíveis. ) As avaliações constituem-se na valoração de empreendimentos através de parâmetros genéricos; b) As estimativas de custo determinam o valor das obras a partir e projetos incompletos, cujas deficiências são supridas com a adoção de parâmetros particulares e; c) O orçamento é a expressão quantitativa expressa em unidades físicas e valores monetários, referidos a uma unidade de tempo, dos planos elaborados para o per[odo (ou per[odos) subsequente(s).

NOÇOES DE ORÇAMEN ORÇAMENTO FASES -a) Fase de Concepção – nesta fase é definido o escopo do empreendimento, o tamanho da planta a ser desenvolvida e o reconhecimento das principais variáveis a influr na sua realização. b) Fase de Consolidação – nesta fase é definido o produto desejado consubstanciado no Projeto Básico, que permite esenvolver o estudo de viabilidade técnico-econômico do empreendimento, bem como dar in[cio aos projetos exigidos para aprovação nos organismos fiscalizadores. ) Fase de Desenvolvimento – Projeto Oficial: após definido o Projeto Básico é possível desenvolver os demais projetos e especificações, o que permite Instruir o processo de construção e fornecimento de equipamentos. NOÇÕES DE ORÇAMENTO DEFINIÇÕES APLICÁVEIS Termos de Referência – documento destinado a explicitar os objetivos do projeto, o que dele se deseja, seus destinos e usos, a qualidade esperada, o desempenho bem como o rendimento do roduto final. Se possível esse documento deve conter eventuais óbices à execução do projeto (design).

Enfim, o objetivo da emissão do Termo de Referência é orientar o profissional quanto à elaboração do projeto. NOÇÕES DE ORÇAMENTO DEFINIÇÕES AP ICÁVEIS Memorial Descritivo – representa a relação dos materiais e equipamentos que irão constituir cada parte da obra, devendo constar todos os detalhes que possam interessar à gestão eficiente do empreendimento. Caderno de Encargos – é o conjunto de informações, complementar ao projeto, que define como deve ser procedida a execução. O Caderno de Encargos define os métodos de execução, ou seja, como se deve construir.

Normalmente é fornecido pelo contratante, englobando as Especificações Técnica 12 construir. Normalmente é fornecido pelo contratante, englobando as Especificações Técnicas e o Memorial Relatório de Impacto Ambiental — RIMA — é um documento onde constem os Impactos, óblces e vantagens propiciados pelo projeto para o meio ambiente, bem como conste a recomendação e solução apresentada. Especificação Técnica – são aquelas que definem métodos e técnicas para a execução de serviços de construção, descritos u não nos projetos.

As especificações técnicas devem, ainda, providenciar a indicação correta de locais de aplicação de cada um dos tipos de serviços, indicar as normas para verificação específica de materiais, elementos, instalações, equipamentos. Descritivo, bem como demais determinações estabelecidas no contrato entre as partes. NOÇÕES DE ORÇAMENTO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Para se elaborar as especificações técnicas de uma obra, há necessidade de identificar, a partir das plantas dos diversos projetos que compõem a obra, os elementos que podem ser considerados relevantes de serem especificados.

Entre estes elementos podemos citar: detalhamento dos projetos; equipe de administração; projeto do canteiro de obra; trabalhos em terra; tipo de fundação, tipo de estrutura; elevadores; alvenaria; soleiras, rodapés e peitoris; esquadrias; ferragens; vidros; cobertura; tratamentos; revestimentos; pinturas; pavimentação; instalações: elétricas, hidráulicas, telefone, gás, incêndio; esgoto sanitário; águas pluviais; lixo; aparelhos; elementos decorativos; complementação da obra; fachadas, dimensionamento e detalhes de fixação de mobiliário, etc.

NOÇOES DE ORÇAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO O Memorial Descritivo consubstancia a relação dos 19 O Memorial Descritivo consubstancia a relação dos materiais, insumos e equipamentos que irão constituir cada parte da obra, devendo dele constar todos os detalhes que possam interessar à gestão eficiente do empreendimento. Estas informações são primordiais para a elaboração de um orçamento de obra e a realização de acompanhamento físico financeiro do empreendimento, já que estabelecem, primordialmente, a qualidade dos insumos ou equipamentos a serem aplicados.

O documento deve caracterizar as condições de execução e o padrão de acabamento dos serviços. Vários são os critérios a serem usados para a definição dos acabamentos do projeto. Podemos citar, entre outros: • Conforto na sua utilização • Aspecto estético; • Facilidade de conservação e manutenção dos materiais e equipamentos; • Redução de custos de implantação ou manutenção; • Limitação da legislação local; • Característica de comercialização do empreendimento NOÇOES DE ORÇAMENTO CADERNO DE ENCARGOS É um documento normalmente fornecido pelo contratante.

Neste documento são consolidados as Especificações Técnicas, o Memorial Descritivo, o detalhamento de partes do projeto e specificações de equipamentos e serviços auxiliares, tamanho e complexidade das instalações do canteiro de obras, bem como complementa outras determinações técnicas e gerenciais estabelecidas em contrato. NOÇÕES DE ORÇAMENTO CUSTO UNITÁRIO . ? o valor correspondente a cada unidade de serviço. As unidades de serviço são aquelas constantes na discriminação orçamentária. a) 1 m2 de tapume de madeira; b) 1m3 de escavação manual; c) 1 m2 de parede de meia vez de ti’olo cerâmico tapume de madeira; b) 1m3 de escavação manual; c) 1m2 de parede de meia vez de tijolo cerâmico 10x20x20 cm; d) 1m2 de adrilho cerâmico, etc.

NOÇOES DE ORÇAMENTO COMPONENTES DO CUSTO UNITARIO a) Índices ou coeficientes de aplicação de materiais; b) Índices ou coeficientes de aplicação de mão-de-obra ou de produção; c) Índices ou coeficientes de aplicação de custo horário; d) Preço unitário de material; e) Preço unitário de mão de obra; f) Taxa de encargos sociais; g) Benefícios e despesas Indiretas (BDI) NOÇÕES DE ORÇAMENTO COEF. DE APLICAÇÃO DE MATERIAIS São as quantidades de materiais aplicadas na execução de determinado serviço de construção, demolição ou conservação.

Exemplos: ) Armação de Ikg de aço CA 60A Aço CA60A 1,10kg; Arame recozido – 20g ou 0,02kg b) Preparo de 1 m? de concreto estrutural com 350kg cimento/ Cimento – 350kg; Areia grossa – 0,600m3; Pedra britada — 0,800m3 NOÇOES DE ORÇAMENTO COEF. DE APLICAÇAO DE M. O. Sao as quantidades de mão-de-obra aplicadas na execução de determinado serviço de construção, demolição ou conservação. São obtidos por manuais de apropriação de serviços ou diretamente na execução do serviço.

Exemplos: Armador – 0, 10h; Ajudante – O, 10h. b) Preparo de 1 m3 de concreto estrutural com 350kg cmento/m3: servente – 6,00h NOÇÕES DE ORÇAMENTO INDICE DE APLICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS É o tempo de utilização do e ui amento para a execução do sen,’iço. Exemplos: em caminhão basculante — DMT — 0,5kmCaminhão basculante – 0,034h NOÇÕES DE ORÇAMENTO PREÇO UNITÁRIO DE M. o. Fornecidos diretamente pelo depto. De pessoal da empresa ou pelo sindicato dos trabalhadores da construção civil SINDUSCON. ) servente: R$ 40,00 b) pedreiro: R$ – valores de exemplo NOÇOES DE ORÇAMENTO TAXAS DE ENCARGOS SOCIAIS São as despesas correspondentes com encargos trabalhistas, conforme legislação em vigor que incidem sobre o custo de mão- e-obra. Ex. : a) previdência Social; b) FOTS, c) Salário-educação; d) INSS; e) Férias; f) Licença maternidade, etc. NOÇÕES DE ORÇAMENTO BDI Taxa correspondente a despesas indiretas e lucro, para a execução de serviços, incidentes sobre a soma dos custos de materiais, mão-de-obra, equipamentos, etc.

Esta taxa tanto pode ser inserida em cada serviço como também pode ser aplicada diretamente ao final do orçamento, com a finalidade de conseguir o preço de execução de obra por terceiros. Preço de execução Custo do serviço + BDI NOÇÕES DE ORÇAMENTO BDI – FATORES A CONSIDERAR ) Despesas eventuais; b) Quebra de material; c) Riscos – chuvas, perda de eficiência de mão-de-obra, erro de execução, problemas de fundação ou estrutura, compra errada de materiais, greves, etc. d) Rateio pé.

CANTEIRO DE OBRAS • Definição: (NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção): Área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. (NBR 12264/99 – Áreas de vivencia em canteiro de obras): Conjunto de áreas destinadas a execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de v PAGF 19 execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivencia-la Adm.

Do escritório central; e) Impostos; f) Despesas financeiras, g) Bonificação; h) Contribuições federais. OBJETIVO DO CANTEIRO DE OBRAS • Planejar o uso do terreno nao ocupado pelo empreendimento ou parte dele para locação de: a) máquinas e equipamentos; b) instalações físicas; c) redes de água, esgoto e energia; d) acessos e vias de circulação. ESCOPO APLICÁVEL – APOIO A OBRA • Materiais que serão armazenados em canteiro: Esquadrias; Ferragens; Vidros; Pisos; Paredes; Forros.

IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE CANTEIRO DE OBRAS • PROCESSOS e MÉTODOS CONSTRUTIVOS EMPREGADOS • Ex. : PRÉ-FABRICAÇÃO Possibilidade de pré-fabricação de componentes no local da obra – necessidades de áreas de estoque • CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS (a granel, ensacados) – ARMAZENAGEM. • PRAZO DE EXECUÇÃO DA OBRA • Frequência e volume de fornecimentos de materiais; • Necessidade de recursos humanos; • Necessidade de materiais.

ASPECTOS DO ARRANJO Fisco DO CANTEIRO DE OBRAS • Organização e limpeza • Verificar acessos adequados para pessoas e materiais • Otimizar o fluxo de materiais ?? Evitar interferências com a vizinhança • Evitar interferências com a obra. Impede a ociosidade de equipamentos e de mão-de-obra; • diminui os tempos de deslocamento; • racionaliza as atividades; • impede operações semelhantes em locais espaçados; • minimiza as interferências: materiais x mão-de-obra. FATORES DE ANALISE DO CANTEIRO QUALIDADE: Pela retroalimentação das informações trocadas entre os agentes executores. ?? PRODUTIVIDADE: trocadas entre os agentes executores. Em função do conhecimento do custo real que compõem os preços p aticados. ETAPAS DE INSERÇÃO DO ESTUDO DE CANTEIRO ?? Estudo de viabilidade; • Anteprojeto; • Projeto executivo. FUNDAÇOES Fundação é o elemento estrutural que tem por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo. FUNDAÇOES – CONSIDERAÇOES Convencionalmente, o projetista estrutural repassa ao projetista de fundação as cargas que serão transmitldas aos elementos de fundação.

Confrontando essas informações com as características do solo onde será edificado, o projetista de fundações calcula o deslocamento desses elementos e compara com os recalques admissiVeis da estrutura, ou seja, primeiro elabora-se o projeto strutural e depois o projeto de fundação. São diversas as variáveis a serem consideradas para a escolha do tipo de fundação. Numa primeira etapa, é preciso analisar os critérios técnicos que condicionam a escolha por um tipo ou outro de fundação.

Os principais item a serem considerados: Topografia da área, Características do solo, Dados da estrutura, Dados sobre as construções vizinhas,Aspectos econômicos- ELEMENTOS DE INFLUENCIA NA ESCOLHA DE FUNDAÇOES Topografia da área e Necessidade de efetuar cortes e aterros, Dados sobre erosões, ocorrência de solos moles na superfície, Presença de obstáculos, como aterros com lixo Características do solo Variabilidade das camadas e a profundidade de cada uma delas; Existência de camadas resistentes; Resistência do solos; A posição do nível d’ água.

FUNDAÇÕES – CLASSIFICAÇÃO De acordo com a profundidade do solo resistente, onde está impla implantada a sua base, as fundações podem se classificadas em: Fundações Superficiais Fundações Profundas Fundações superficiais (diretas): Estão assentadas a uma profundidade (H) de até duas vezes a sua menor dimensão (B) em planta, ou se encontram a menos de 3 metros de profundidade. (TERZAGHI 1945) . H ; 23 0 que caracteriza principalmente uma fundação superficial ou direta é o fato da distribuição de carga do pilar para o solo ocorrer pela base do elemento de fundação.

Distribuição de carga do pilar para o solo ocorre pela base do elemento de fundação, sendo que, a carga aproximadamente pontual que ocorre no Pilar, é transformada em carga distribuída, num valor tal, que o solo seja capaz de suportá-la. Fundações profundas (indiretas): É aquela em que o elemento da fundação transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superffcie lateral (resistência de atrito ) ou ainda or uma combinação das duas.

Grande capacidade de carga devido ao atrito lateral do corpo do elemento de fundação com o soloFUNDAÇÕES – TIPOS FUNDAÇOES SUPERFICIAIS Alicerces Os alicerces na generalidade dos casos são executados de forma contínua, sob a linha de paredes de uma edificação, utilizando-se: a) Sistema de alvenaria de tijolos maciços, em bloco simples ou escalonado; b) Sistema de pedras argamassadas sobre lastro de concreto simples. É importante conhecer esse tipo de fundação pois foram muito utilizados nas construções antigas e se faz necessário sse conhecimento no momento das reformas e reforços dos mesmos.

Blocos: Elemento de fundação superficia conhecimento no momento das reformas e reforços dos Blocos: Elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Radier: Quando todas as paredes ou todos os pilares de uma edificação transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata. Sapata: Elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração produzidas equerem o emprego de armadura.

Portanto as sapatas são estruturas de concreto armado, de pequena altura em relação às dimensões da base. São estruturas “semfecháveis”; ao contrário dos alicerces e blocos que trabalham a compressão simples, as sapatas trabalham flexão. Sapatas corridas: Recebem as cargas diretas das paredes. A transferência de carga é feita linearmente. As sapatas corridas Sapatas associadas: Utilizadas quando há pilares muito próximos e as sapatas isoladas se sobrepõe. Além disso, podem ser necessárias quando as cargas estruturais forem grandes.

Como as sapatas isoladas, posicionamento da peça de fundação deve respeitar o centro descargas dos pilares. Cuidados na Execução •Executar o escoramento adequado na escavação das valas com profundidades maiores que 1,5 m, quando o solo for instável; •Consolidar o fundo da vala, com a regularização e compactação do material; •Executar o lastro de concreto magro, para melhor distribuir as cargas quando se tratar de alicerces de alvenaria de tijolos ou pedras, ou proteger o concreto estrutural, quando se tratar de sapatas; •Determinar um processo de impermeabilização da alvenaria acima do soco ou pedestal, pa

Empreendedorismo questões legais da constituição

0

Gestão e Empreendedorismo (Análise do Filme “Treinando Para a Vida” ) SUMÁRIO I • OBJETIVO. 4 3. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. org

Read More

Comportamento organizacional

0

1- INTRODUÇÃO O estudo do Comportamento organizacional é de extrema importância, principalmente para os Gestores, CEO’S, Diretores, Gerentes de empresas

Read More