Estado de sc

Categories: Trabalhos

0

Sumário: Introdução:- 5 1 Santa Catarina.. 6 1. 1 História. 2 Localização e divisa 8 3 Regiões…. 9 3. 1 Litoral. 3. 2 Nordeste. 0 p 3. 3 Vale do Itajaí…….. Geografia……. ” • 5. 1 Cilrna 3 5. 2 13 5. 3 Vegetaçao…. „. 14 5. 4 Hidrografia.. 5. 5 Fuso Horário… . 15 6 Características…… • 16 6. 1 Horário e voltagem elétrica…… 6. 2 Bandeira……. 20 10. 2 Principais produtos de exportação e seus respectivos percentuais… ….. …. …. … 11 Turismo. 22 12 Governo de Santa 24 .. 22 12. 1 Governadores de Santa Catarina . . . . . . . . . . . . . . . . . 12. 2 Candidatos ao Governo em 01 0.. 12. 3 Candidatos ao Senado em 201 0. • • 12. 4 30 Conclusão… Referências 31 Introdução: 20 com destino, principalmente, para o RIO da Prata, os primeiros habitantes de Santa Catarina foram náufragos e desertores. Após alguns anos, chegam a Santa Catarina 4500 colonos açorianos, que se estabeleceram principalmente no litoral do continente. A partir de 1 829 são instaladas várias colônias européias no estado, para os imigrantes de origem alemã, italiana e eslava.

Com a expansão das expedições bandeirantes, sobretudo as de bandeiras vicentinas (originarias da Capitania de São Vicente), região passou a ser percorrida. A Ilha foi ocupada em 1637, quando Francisco Dias Velho lá se estabeleceu com sua família e seus escravos, dando inicio a futura povoação Nossa Senhora do Desterro (atualmente Florianópolis). Em 1642 foi constru[da a primeira capela do estado, em um local denominado São Francisco, que passaria a vila em 1660 (aproximadamente).

A fundação de Laguna, em 1684, ocorreu após a pacificação dos índios habitantes da região. Em 1739 Santa Catarina passa a ser, oficialmente, o posto português mais avançado na América do Em 1777 os espanhóis invadem a Ilha com sucesso, e expulsam ropas e autoridades para o continente. A Ilha foi devolvida a Portugal após o tratado de Santo Idelfonso, nesse mesmo ano. Santa Catarina teve um papel importante na Revolução Farroupilha. Os catarinenses eram receptivos as idéias republicanas.

Com o objetivo de utilizar sua saída para o mar, em 22 de julho de 1839, os Farrapos tomaram a cidade de Laguna dos imperialistas. A cidade passou a chamar-se “Cidade Juliana de Laguna”, local onde se estabeleceu o Governo Provisório da “República Catarinense”, já articulando, democraticamente, a eleição provisória para Presidente da Republica Catarinense. A ocupação durou até o fim do mesmo ano, quando ocorreu a derrota naval dos Farrapos. Um capitulo a parte na Revolução Farroupilha teve como protagonista a catarinense Ana Mana de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi.

Tornou-se uma lenda ao lutar ao lado do italiano Giuseppe Garibaldi ela liberdade, seja nas América 4 20 Tornou-se uma lenda ao lutar ao lado do italiano Giuseppe Garibaldi pela liberdade, seja nas Américas (lutou no Brasil e no Uruguai), ou na Europa (lutou na Itália). O estado esteve envolvido ainda na Guerra do Contestado, entre 1912 e 1916. 2 Localização e Divisas Santa Catarina fica no Sul do Brasil, bem no centro geográfico das regiões de maior desempenho econômico do país, Sul e Sudeste, e em uma posição estratégica no Mercosul. O Estado faz fronteira com a Argentina na região Oeste.

Florianópolis, a Capital, está a 1. 850 km de Buenos Aires, 705 km de São Paulo, 1 . 144 do Rio de Janeiro e 1. 673 de Brasília. Sua posição no mapa situa-se entre os paralelos 25057’41 ” e 29023’55” de latitude SUI e entre os meridianos 4801 937″ e 5305000″ de longitude Oeste. 3 Regiões 3. 1 Litoral Os 500 quilômetros de litoral são um paraíso para quem busca elas praias e o contato com a natureza. Esta região, colonizada por açorianos no século XVIII, tem um relevo recortado, com baías, enseadas, manguezais, lagunas e mais de 500 praias. É, ainda, uma das mais importantes áreas de biodiversidade marinha do Brasil.

As principais cidades são Florianópolis, São José, Laguna, Imbituba, Itajaí, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul. A pesca e o turismo são atividades econômicas marcantes. Florianópolis, capital e centro administrativo do Estado, é uma cidade privilegiada: situa-se em uma bela ilha oceânica com 523 quilômetros quadrados. Ela é a capital brasileira que oferece melhor qualidade de vida e o terceiro município brasileiro mais visitado por turistas estran eiros atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo. A área do mu m inclui uma porção e próprias para banho. 3. Nordeste Com forte tradição germânica, o Nordeste do estado concilia uma economia dinâmica com o respeito à natureza exuberante. Indústrias do ramo eletro-metal-mecânico dividem espaço com as densas florestas da Serra do Mar e as águas da Baía de Babitonga. A região tem alto poder aquisitivo e excelente qualidade de vida. Suas principais cidades são Joinville (a maior de Santa Catarina, com 500 mil habitantes) e Jaraguá do Sul. 3. 3 Vale do Itajaí Um “pedacinho da Alemanha” encravado em Santa Catarina. Assim é o Vale do Itajaí, situado entre a Capital e o Nordeste do estado.

A herança dos pioneiros germânicos deixou marcas na arquitetura em estilo enxaimel, na culinária e nas festas típicas, nos jardins bem cuidados e na força da indústria têxtil. Sua paisagem de morros, matas, rios e cachoeiras é um forte atrativo para os ecoturistas. Os principais municípios são Blumenau, Gaspar, Pomerode, Indaial, Brusque e Rio do Sul. . 4 Planalto Norte Nesta região, rica em florestas nativas e provenientes de reflorestamento, concentra-se o pólo florestal catarinense – o mais expressivo da América Latina, abrangendo indústrias madeireiras, moveleiras, de papel e papelão.

Os principais municípios são Rio Negrinho, São Bento do Sul, Canoinhas, Corupá, Mafra, Três Barras e Porto União. 3. 5 Planalto Serrano O frio e o turismo rural são os grandes atrativos desta região, que tem como atividades econômicas a pecuária e a industria florestal. Por conta das paisa ens bucólicas e da neve que se precipita em algumas cida nos o Planalto recebe característica marcante da região. Quem a visita pode conhecer de perto as vinícolas e apreciar a cultura italiana em festas típicas.

Extrativismo mineral e indústria cerâmica são as principais atividades econômicas. O Sul do Estado tem estações hidrotermais e cânions ricos em biodiversidade. Suas principais cidades são Criciúma, Tubarão, Gravatal, Araranguá e Urussanga. 3. 7 Meio-Oeste Nesta região de morros ondulados localizada no centro do Estado situam-se comunidades de pequeno e médio porte, colonizadas por imigrantes italianos, alemães, austríacos e japoneses. Sua atividade econômica está baseada na agroindústria, criação de bovinos e produção de maça. mbém há indústrias expressivas do pólo metal-mecânico. As principais cidades são Joaçaba, Videira, Caçador, Treze Tílias, Curitibanos, Fraiburgo e Campos Novos. 3. 8 oeste Os campos do Oeste são o “celeiro” de Santa Catarina, de onde sai boa parte da produção brasileira de grãos, aves e suínos. Frigoríficos de grande e médio porte estão associados aos produtores rurais em um modelo bem-sucedido de integração: as empresas fornecem insumos e tecnologia e compram a produção de animais. A região também começa a explorar o potencial turístico de suas fontes hidrotermais.

Os principais municípios são Chapecó, Xanxerê, Concórdia e São Miguel do Oeste. Fonte: www. sc. gov. br 4 Municípios Os 293 munic[pios de Santa Catarina são as subdivisões políticas do estado brasileiro de Santa Catarina. O governo de cada município é responsável por lidar com os deveres a nível local. A administração do municí io é conduzida por um prefeito, uma Câmara de Vereador Municipal. desmembramentos das primeiras cidades catarinenses, em 1930, 1944 e 1954. O maior município do estado é Lages, que cobre uma área e 2. 644,313 km2, enquanto o mais populoso é Joinville com 492. 01 habitantes. O menos populoso é Santiago do Sul com 1 *450 habitantes, enquanto o menor em área é Bombinhas a qual possui somente 36,6 kmR. [PiC] 5 Geografia 5. 1 Clima O clima mesotérmico predominante em Santa Catarina proporciona temperaturas agradáveis, variando de 13 a 250 C, com chuvas distribuídas durante todo o ano. Ao contrário da maior parte do território brasileiro, aqui as quatro estações são bem definidas. Os verões são quentes, ensolarados. E a região do Planalto Serrano, com altitudes que atingem 1. 20 metros, é onde há a maior ocorrência de neve no inverno no Brasil. . 2 Relevo Com 77% de seu território acima de 300m de altitude e 52% acima de 600m, Santa Catarina figura entre os estados brasileiros de mais forte relevo. Quatro unidades, que se sucedem de leste para oeste, compõem o quadro morfológico: a baixada litorânea, a serra do Mar, o planalto paleozoico e o planalto basáltico. A baixada litorânea compreende as terras situadas abaixo de 200m de altitude. Ao norte, alarga-se bastante, penetrando no interior ao longo dos vales dos rios que descem da serra do Mar. Para sul, estreita-se progressivamente.

A serra do Mar domina a baixada litorânea a oeste. Salvo no norte do estado, onde forma o rebordo escarpado de u is ou menos regular, a pelos rios que correm para leste. O planalto paleozoico perde altura de norte para sul; na parte meridional do estado confunde- se com a planície litorânea, uma vez que a serra do Mar não chega até essa parte de Santa Catarina. O planalto basáltico ocupa a maior parte do estado. Formado por camadas de basalto (derrames de lavas), intercaladas com camadas de arenito, é limitado a leste por um rebordo escarpado a que se dá o nome e serra Geral.

No norte do estado, o rebordo do planalto basáltico se encontra no interior; para o sul vai-se aproximando gradativamente do litoral até que, no limite com o Rio Grande do Sul, passa a cair diretamente sobre o mar. A superfície do planalto é regular e se inclina suavemente para oeste. Os rios que correm para o rio Paraná abriram neste planalto profundos vales. O ponto mais alto do estado de Santa Catarina é o Morro da Boa Vista, situado entre os municípios de Urubici e Bom Retiro, com uma altitude de 1. 827 m. O segundo ponto mais elevado do estado é o Morro da Igreja, situado em Urubici, com 1. 2 m, sendo considerado o ponto habitado mais alto da Região Sul do Brasil. 5. 3 Vegetação A cobertura vegetal original do estado compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de devastação. Contudo, o plantio de árvores tem crescido, graças aos incentivos governamentais e ao desenvolvimento da indústria madeireira. No planalto, apresentam-se sob a forma de florestas mistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da serra do Mar, apenas como floresta atifoliada.

Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os mais importantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos. 5. 4 Hidrografia serra do Mar. O sistema da vertente do Atlântico é formado por bacias isoladas entre si, como as dos rios Itajaí-Açu, Tubarão, Araranguá, Tijucas e Itapocu. No interior do estado, duas bacias se unem para formar a bacia do Prata: a do rio Paraná, que tem como principal afluente o rio Iguaçu, e a do rio Uruguai, cujos afluentes mais importantes são o rio Pelotas, o Canoas, o Chapecó e o do Peixe.

O Itajaí é o principal rio dessa parte de Santa Catarina. No centro e no oeste, localizam-se afluentes do rio Uruguai, como o Pelotas, o Canoas, o do Peixe e o Chapecó. Esses cursos d’água pertencem à bacia do rio Uruguai. Originalmente, o estado era recoberto por florestas e campos. Nas serras litorâneas predominava a Mata Atlântica e, nos trechos mais elevados das regiões serranas, a Mata de Araucárias. Os campos aparecem em manchas esparsas por todo o estado. 5. 5 Fuso horário O fuso horário é mesmo de Brasília: três horas a menos em relação a Greenwich, UTC-3.

Uma vez por ano, em geral entre utubro e fevereiro, adota-se o horário de verão, no qual os relógios são adiantados uma hora para poupar energia. 6 Características 6. 1 Horário e voltagem elétrica O fuso horário é igual ao oficial do Brasil: três horas a menos em relação a Greenwich. Uma vez por ano – em geral entre outubro e fevereiro – adota-se o Horário de Verão, no qual os relógios são adiantados uma hora para poupar energia. A tensão elétrica no estado é de 220 Volts. 6. 2 Bandeira A Bandeira do Estado de Santa Catarina foi criada em 15 de agosto de 1895, no governo de Hercílio Luz. Significado dos elemen 0 DF 20

Estudo de caso: paciente portador da síndrome de parkinson

0

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA – UNIRON ÂNGELO RAFAEL DA SILVA CRUZ ELANE GUARDA DA COSTA DIEZ FREDSON O.

Read More

Resumo de tcc

0

c – resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusхes do documento, de tal forma que este possa,

Read More