Estagio curricular i

Categories: Trabalhos

0

[pic]UNlVERSlDADE LUTERANA DO BRASIL RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR Vanespa Maria Caeta oral to view nut*ge CAUCAIA, ABRIL, 2011 DEDICATÓRIA A Deus por mais uma conquista; Aos meus pais Valdenir e Raimunda pela confiança nas minhas escolhas; A meu amigo Jean por ter disponlbillzado vários dias para me ajudar, dado sugestões, e tido muita paciência durante o processo desse trabalho; Aos funcionários da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dom Antônio de Almeida Lustosa pela contribuição nas entrevistas, observações, informações e na minha prática docente;

Plano Político-Pedagógico/ Projeto Pedagógico da Escola/ Instituição.. … 16 3. 4 Leitura da realidade da Escola/ 3. 5 Relato das observações na turma da prática de estágio. 3. 6 Leitura da realidade da sala de … 22 3. 7 Caracterização dos alunos com ênfase específi cos . . . . . . . . 25 trabalhados 25 pedagógico.. 4. pROJETO…. „ 24 4. 1 Temas/ Temática 4. 2 Turma 4. 3 Duração 4. 4 Justificatlva 4. 5 Objetivo geral . 4. 6 Objetivos 4. 7 Referencial … 23 4. 8 Conteúdos propostos a serem 4. 9 Metodologia 30 4. 10 Recursos PAGF 4. 11 Avaliação 34 4. 12 Referências bibliográficas. ??? • • 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS……… ………………………………… 35 6. REFERêNCIAS BI 36 7. ANEXOS…….. 37 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome da instituição: Universidade Luterana do Brasil Título do trabalho: Relatório do estágio curricular Nome da aluna: Vanespa Maria Caetano do Nascimento Nome dos supervisores do estágio: Professora regente: Maria Elaine Safons Rodrigues Professora tutora virtual: Carla Conceição Souza Nunes Professora tutora presencial: Rosângela Couras Del Vecchio Nome da disciplina de estágio: prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental

Nome da instituição onde foi realizado o estágio: Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dom Antônio de Almeida Lustosa Semestre: 40 Ano: 2011 ano de 2011. O referido trabalho tem como objetivo mostrar a fundamentação teórica dirigida à educação infantil através das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Naclonal e do Referencial Curricular Nacional. Esclarecer os objetivos desse tipo de ensino, como deve ser a metodologia e o papel do professor. Na continuação é feito um relato sobre os aspectos mais relevantes que compõem a fundamentação teórica do trabalho realizado, qual tem como base as teorias de Vygotsky.

Também tem como objetivo Identificar a caracterização da realidade da escola/ instituição onde foi realizado o estágio, sua história, estrutura fisica, plano político pedagógico, leitura da realidade da escola, relato das observações na turma da prática de estágio, leitura da realidade da sala e caracterização dos alunos com ênfase pedagógica além do procedimento ocorrido durante a realização do projeto Literarte, que possibilitou que os alunos adquirissem prazer pela literatura infantil e as artes, mesmo nos primeiros anos da vida escolar. . DESENVOLVIMENTO . 1 Fundamentação teórica dirigida a educação infantil Com base na Lei no. 5. 692/71, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e nos estudos mais atuais sobre a criança, pode-se afirmar que a educação infantil tem como objetivo contribuir para a formação global e harmônica da criança, propiciando-lhe grande variedade de experiências concretas, selecionadas pelo adulto a partir do conhecimento de suas características e das necessidades de sua idade.

No parecer no 1 600/75 do Conselho Federal de Educação a professora Terezinha Saraiva afirma: “A educação infantil se baseia, obrigatoriamente, as necessidades e intere cas que atende. Nela não interesses das crianças que atende. Nela não se pretende ensinar, mas sim dar oportunidade para que adquiram habilidades que lhe permitam atitudes de expressão, de avaliar- se e aceitar crlticas, de aceitar responsabilidades, de prontidão para o processo de alfabetização, que se deve iniciar na primeira série do ensino de primeiro grau”.

A partir dessas afirmações, fica claro que a educação infantil possui objetos próprios, ligados à idade, às condições culturais e ao nível de desenvolvimento alcançados pelas crianças. Para estabelecer os objetivos da educação é preciso não perder de vista algumas considerações. Primeira condição para que a educação infantil possa alcançar resultados positivos reside na melhora do relacionamento entre adultos e cnanças. m relacionamento positivo é indispensável para estimular o desenvolvimento da criança. Nenhuma sugestão metodológica ou estudo teórico terá valor se os adultos não procederem a uma reflexão profunda sobre como se relaciona com ela e não se dispuserem a modificar tal relação. Além disso, a metodologia da educação infantil não deve dotar os princípios rígidos do ensino formal, mas também não pode sujeitar-se ao mero improviso, à atitude de deixar que as coisas simplesmente aconteçam.

A criança precisa de limites firmes para se sentir proteglda, inclusive ela mesma precisa de um espaço onde se sinta livre para agir acertando ou errando e deve ser o agente de seu desenvolvimento sem receber ensinamentos prontos e estereotipados. Finalmente o fato de sabermos que cada criança se desenvolve segundo um ritmo individual e o educador do ensino infantil não ensina, mas estimula o educando a ser o agente de sua rópria aprendizagem nos leva a concluir que existe uma grande dificuldade em trabalhar com objetivo dificuldade em trabalhar com objetivos terminais quantificados. ? praticamente impossível garantir que ao final do jardim de infância, todas as crianças terão desenvolvido, aprendido e conhecido o que quer que seja, por esse motivo prefere ser afirmar que cada criança estará desenvolvendo, aprendendo e conhecendo, vencendo etapas que só podem ser avaliadas quando comparadas com o momento em que a própria criança se encontrava no início do período para alcançar seus objetivos ais específicos.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional os objetivos gerais da educação infantil são: • Desenvolver uma Imagem positiva de se, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem- estar; • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo uma alto-estima e ampliando radativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; ?? Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, PAGF 6 oral e escrita) ajustada às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando diversidades. Com relação ao professor que trabalha direto com crianças equenas, o Referencial Curricular Nacional para educação infantil exige que o mesmo tenha uma competêncla pollvalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversa que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação bastante ampla do profissional que deve tornar-se também, um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famaias e a comunidade e buscando nformações necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para a reflexão sobre a prática direta com as crianças a observação, o regime, o planejamento e a avaliação. A implementação de uma proposta curricular de qualidade depende, principalmente dos professores que trabalham na instituição. Por meio de suas ações, que devem ser planejadas e compartilhadas com seus pares e outros profissionais da instituição, pode-se construir projetos educativos de qualidade junto aos familiares e as crianças.

A idéia que preside a construção de um projeto educativo PAGF 7 aos familiares e as crianças. A idéia que preside a construção de um projeto educativo é a de que se trata de um processo simples inacabado, provisório e historicamente contextualizado que demanda reflexão e debate constantes com todas as pessoas envolvidas e interessadas. para que os projetos educativos da instituição possam, de fato, representar esse diálogo e debate constante, é preciso professores que estejam comprometidos com a prática educacional, capazes de responder as demandas familiares e das crianças, assim como as questões especificadas relativas aos uidados e aprendizagem infantil.

Já os objetivos explicitam intenções educativas e estabelecem capacidades que as crianças poderão desenvolver como conseqüência de ações intencionais do professor. Os objetivos auxiliam na seleção de conteúdos e meios didáticos. A definição dos objetivos em termos de capacidade – e não de comportamentos – visam ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez em que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas. Ao estabelecer objetivos esses termos, o professor amplia sua posslbilldade de atendimento a diversidade apresentada pela criança podendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade.

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogenia, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias para que isso ocorra, faze-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento da capacidade nvolvendo aquelas de or necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento da capacidade envolvendo aquelas de ordem física, efetiva, cognitiva, ética, estética de relação interpessoal e inserção. • As capacidades de ordem física estão assocladas a possibilidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao autoconhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções, aos deslocamentos com segurança. ?? As capacidades de ordem cognitivas estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, ou uso e apropriação das formas de representação e comunicação envolvendo esoluções de problemas. • As capacidades de ordem afetiva estão associadas ? construção da auto- estima, as atitudes no convlVio social, a compreensão de se mesmo e do outro. • As capacidades de ordem estética estão associadas a possibilidade de produção artística e apreciação desta produçao oriundas de diferentes culturas. • As capacidades de ordem ética então associadas a possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças. • As capacidades de relação interpessoal estão associadas a possibilidade de estabelecimentos de condições para o convívio social.

Isso implica aprender a conviver com as diferenças e temperamentos, de intenções, de hábitos e costumes, de cultura • As capacidades de inserção estão associadas a possibilidade de cada criança percebe-se como membros participantes de um grupo de uma comunidade e de uma sociedade. 2. 2 Fundamentação teórica do trabalho realizado A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dom Antonio de Almeida Lustosa tem como base de ensino as teorias de Vygotsky. Acredita que a relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de cre ducador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento.

Diante disto a escola trabalha da seguite forma: Os professores trabalham de maneira que os alunos possam compreender os conteúdos através da realidade e da interdisciplinaridade em conjunto, pois acreditam que o não uso dos conhecimentos adquiridos na escola e a fragmentação dos conteúdos só dificulta o aprendizado do aluno, fazendo com que este fique desmotivado em aprender. Com a interdisciplinaridade as crianças aprendem de uma forma qualitativa e estimulam a nteração entre professores e alunos. Faz com que a realidade seja analisada por diferentes aspectos, sem fragmentação. para reallzar esse tipo de trabalho, são feitos projetos onde os alunos aprendem determinado conteúdo utilizando-se de diferentes disciplinas. pois, segundo Vygotsky, os sujeitos não são apenas ativos, mas interativos porque seus conhecimentos se estabelecem a partir das relações intra e interpessoais.

Considera que o desenvolvimento cognitivo é resultado do processo de internalização da interação social com os subsidios provenientes da cultura. Compreende que a causa a abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passa pelos horários de trabalho inflexlVel entre tantos outros motivos, porém como relata Delors (1988) é importante que a família participe constantemente das atividades proporcionadas pela escola, incentivando seus filhos para o mesmo, pois esta união de esforços enriquecerá todo o processo de aprendizagem, a família deve dar continuidade a esse processo iniciado. Já Negrine (1994) comprova que a educação que vem antes da escola, aquela herdada da familia é que vai definir a personalidade do indivíduo no contexto

Lista de geometria analitica

0

3a Lista de Exerc cios – Geometria Anal ‘tica Engenharia Civil – Turma Diurno Nome: Professor Alexandre Monteiro Turma: Data:26/03/2012

Read More

A depressão dos anos 30

0

Entenda o que foi a Grande Depressão dos anos 30 Mesmo com a atual crise, a quebra da Bolsa em

Read More