Estágio pedagogia

Categories: Trabalhos

0

ntroduçao Com o desenvolvimento desse Porfólio irei mostrar um maior conhecimento sobre as teorias que muito ajudaram à transformar a educação e mostrar na prática como elas podem ser colocadas no cotidiano. Com base na perspectiva socio cultural planejarei uma aula com argumentos relacionando a teoria de Vygotsky,como ele propoe trabalhar em grupos, faremos uma atividade com dominos, uma aula de matematica interativa, o que ira proporcionar um grande aprendizado para nossa formação, e ensinar a viver melhor em to vien sociedade.

OF6 Seguindo um mesm ott=. : a questão da inclusã na educação, inclusa aula falando sobre cesso de inclusão essidades especiais ou de disturbios na aprendizagem, assim dizendo vamos realizar uma atividade mais ludica como a brincadeira de mimica.

E por fim irei falar de Aristóteles que tinha como precursor Platão, apesar do seu ponto de vista ser um pouco contrario ao de Platão que valoriza o mundo das idéias, para Aristóteles o mundo deve se construir no que podemos experimentar, e tambem para ele o corpo e a alma dependem um do outro E a partir dessa concepção podemos observar como tudo está relacionado, como podemos veicular tudo que foi discutido e estudado e elaborar práticas pedagógicas que visem prendizagens democráticas, que tenham em vista à capacidade do do aluno e para que se possa trabalhar com eles conteúdos expressivos com base na boa convivência e no respeito ao diferente. Nessa etapa do portifólio, irei falar sobre Aristóteles, sua vida, suas idéias, e sobre o que ele discordara das idéias de Platão, apesar de ele ser seu mestre. Aristóteles teve suas proprias idéias e pensamentos, Aristóteles procurou tratar das coisas reais, dos sistema políticos existentes na sua época. Atentou por classificá- los, fixar suas características mais notaveis, separando-os em puros ou imorais. Assim vamos começar falando desse grande filósofo!

Aristóteles nasceu em Estagira, no norte da Grécia, seu pai era médico do rei Filipe, da Macedônias Aos 17 anos foi enviado para estudar na Academia de Platão, em Atenas. Permaneceu ali por 20 anos até a morte de Platão. Foi convidado para ser preceptor do filho do rei Macedônio. Aos4g anos voltou para Atenas e fundou o Liceu, foi acusado de impiedade, fugiu para não permitir que os atenienses “errassem duas vezes contra a filosofia”, mas morreu um ano depois de uma doença estomacal. O simples momento da obra de Aristóteles é admiravel, e s disciplinas e termos que utilizou deram até hoje: ética, lógica, metafísica, meteorologia, física, economia e psicologia.

Aristóteles suspeitava das idéias de Platão com respeito ao mundo dos sentidos, sua busca teve um caráter mais empírico e valoriza as investigações gradativas do cientista. O seu ponto de partida é contrário ao de Platão q partida é contrário ao de Platão que valorizava o “mundo das ideias”, Para ele o conhecimento deve se fundar no que podemos experimentar, ir além disso é se perder no misticismo. Os Europeus foram ionfluenciados por Aristóteles por mais de dois ll anos. Como seu papel é ajudar e não impor, ele despresa a ideia do Estado de Platão governado por filósofos, julgando a democracia mais preparada a alcançar seu objetivo. Aritóteles nos vê primordialmente como seres sociais, e o governo uma instituição que nos ajuda a alcançar a boa vida na sociedade.

Suas principais obras foram:Ética e Nicômano; Política; Órganon; Retórica das Paixões; A poética clássica; Metafísica; De anima (Da alma); O homem de gênio e a melancolia; Magna Moralia (Grande Moral); Ética a Eudemo; Física; Sobre o Céu. Pensamento de Aristóteles sobre a educação: A educação tem raizes amargas, mas os frutos são doces”. Aristóteles (DL 5, 18). Introdução Psicologia de Wgotsky O jogo faz com que a criança controle seu comportamento segundo as regras do jogo; implica também, que ela possua o domínio dos conceitos impostos nas regras. As regras dos jogos são generalizações que incluem abstrações e que normatizam ações apropriadas e inapropriadas.

De forma geral, se expressam da seguinte maneira: Todas as vezes (uma generalização de situações semelhantes, mas não idênticas) que acontecer X (um aspecto abstraido dos dema 3 ituações semelhantes, mas não idênticas) que acontecer X (um aspecto abstraído dos demais aspectos da situação e que serve como critério para a generalização), deve-se fazer Y (a ação apropriada). Tanto as regras quanto os conceitos implícitos nelas, são aprendidos pelas crianças nas interações com os companheiros, durante o jogo. Além disso, aprendem nestas situações estratégias para ganhar o jogo. Os primeiros jogos com regras são aprendidos no período pré- escolar. Entre eles, destaca-se o jogo de dominó. É possvel jogar dominó de diferentes maneiras (Correia & Meira, 1 997;

Macedo, Petty & Passos, 1997) e neste jogo pode-se aprender vários conceitos de diferentes áreas do conhecimento. Em sua forma mais conhecida, o dominó envolve regras simples e alguns conceitos que são ensinados na pré-escola: a correspondência entre cores, formas e quantidades. Pode-se preparar diferentes tipos de dominó, de forma que, sendo jogados com as mesmas regras, apresentem dificuldades conceituais crescentes. Desta maneira, o próprio jogo pode servir como contexto-suporte para novas aqu. s. çoes. Plano de Aula na Concepção Construtivista 20 Ano do Ensino Fundamental DATA: ASSUNTO: Aula de Lingua portuguesa com dominó ortográfico. OBJETIVO GERAL: Trabalhar o processo Leitura e encontro vócalico com os alunos através do lúdico.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: -Trabalhar em grupos, que na teoria de Vygotsky é muito importante para o desenvolvimento da criança, importante para o desenvolvimento da criança, além de promover o desenvolvimento sócioafetivo e cognitivo – Dividir a turma em grupos e promover o uso de jogos nas aulas ajuda bastante na aprendizagem das crianças. Ao Jogar com os colegas, elas precisam fazer negociações, considerar as opiniões das utras crianças e argumentar sobre suas posições. CONTEUDOS:Gramática, Encontro vocalico, Lingua Portuguesa METODOLOGIA: – A metodologia utilizada será através de atividade coletivas com a interação professor e alunos durante o desenvolvimento das atividades em sala. – No próximo momento o professor entregara as peças de dominó. Depois,explicara como se joga para os alunos. -Um aluno inicia o jogo colocando uma das peças do dominó na mesa; 2- O próximo a jogar verificará então, que neste dominó se encontram uma figura e uma palavra. 3- Deverá dizer o nome da figura em voz alta e ler a palavra escrita, evidenciando o ncontro vocálico da mesma. 4- Procurará então, dentre as suas peças, qual é a que corresponde a uma das duas opções (figura ou palavra). Caso tenha o complemento de uma delas, a dispõe junto à referida peça (ao seu par: figura/palavra). Caso não tenha o seu complemento deverá passar sua vez ao próximo jogador. 5- Como se pode ver o Jogo segue praticamente as mesmas regras do jogo de dominó tradicional. 6- É importante que as crianças falem e leiam em voz alta. – O jogo termina quando as peça S importante que as crianças falem e leiam em voz alta. 7- O jogo termina quando as peças houverem terminado. Este jogo foi encontrado em um site (… ) AVALIAÇÃO: Avaliar como os alunos se desenvolveu durante as atividades em sala de aula, analisando a participação de cada e o seu processo de assimilação dos conteúdos do dia. Posteriormente, será feito uma reflexão da aula do referido dia, levando em conta os pontos significativos e negativos. RECURSOS:Jogo de dominó ortográfico, papel, lápis e borracha. Socioantropologia Diversidade cultural Assunto: “Educar para o respeito à diversidade. ” Objetivos Especficos: Trabalhar com as crianças a diversidade.

Através da brincadeira da mímica,vamos fazer uma interação ntre o colega com deficiência auditiva com os demais, uma maneira de mostrar para os outros como esse colega entende o mundo. Tudo de uma forma lúdica e divertida. Conteúdos: Aula de Lingua Portuguêsa com mímica. Metodologia: Fazer com que cada aluno conte um trecho da história lida anteriormente, atravéz da mímica, em seguida pedir que os alunos discubram qual foi o trecho e escrevendo em um papel. Avaliação: peça que os alunos debatam sobre o que foi realizado no dia, pedir que descrevam a experiência de viver um dia sem escutar e só se comunicando atravéz de gestos e mímicas. Recursos: Caderno, láp•s e borracha.

Estrutura do sistema da educação

0

Desenvolvimento Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil Segundo as pesquisas que fiz em várias fontes , a atual estrutura

Read More

O uso dos por ques

0

“por qual motivo”: Exemplos: Por que v Não sei por que não er•: Quando for a junção O uso dos

Read More