Estagio supervisionado

Categories: Trabalhos

0

Relatório final do Estágio Supervisionado Curso de Química Licenciatura Trabalho acadêmico apresentado à UNESP – Campus de Presidente Prudente, do curso de licenciatura plena em química, como parte dos requisitos para a aprovação parcial na disciplina de Estágio Supervisionado I ministrada pelo docente Murilo F. Gromboni. PRESIDENTE PRUDENTE DEZEMBRO,’2009 Conteúdo Conteúdo 3 . IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO E DEMAIS ENVOLVIDOS 1. ESTRUTURA 1. 1 Sobre a químic 1. 2. ESTRUTURA PED 1-3. ESTRUTURA ORG I . a.

BIBLIOTECA 9 ar 17 to view nut*ge 1 S. MERENDA ESCOLAR 10 I . 5. OBSERVAÇAO DEA IVIDADES OFERECIDAS DURANTE O FINAL DE SEMANA 10 2. INTRODUÇAO 11 3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2 3. 1 . IDENTIDADE DAS CLASSES: 12 3. 2. Estágio de Observação: 13 4. Consideracões Finais 13 ANEXO 15 Diários de Classe 15 1 . IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO E DEMAIS ENVOLVIDOS As observações foram realizadas na Escola Estadual Prof” Lucia Silva Assumpção, situada na Rua: José de Alencar, no 830; no finalidade?

Através do FDE (Fundo do Desenvolvimento da Educação) e do MEC. Quem envia uma quantia x à escola a cada três meses. 3) Há quantos anos a Escola está em funcionamento? 50 anos. ) Durante sua construção foram levadas em consideração a condições climáticas do local? Sim, pois foi construída por um engenheiro da Secretaria da Educação. 5) Quantos computadores possuem a sala de informática? Quantos videos e televisões a escola possui?

A escola possui quatorze computadores e quatro aparelhos de televisões. 1. Sobre a química 7) Quais são os materiais disponíveis para as aulas de Química? Em 2008, com o auxílio de Ranulfo Cômbuca Junior e Alex Silva santos, ambos graduados no curso de Licenciatura plena em química na FCT-UNESP, o laboratório de química foi reativado. E desde então escola Lúcia Silva de Assumpção contam com apoio de recursos laboratoriais que permitem o desenvolvimento de aulas experimentais de química.

Informações Adicionais A escola possui: uma biblioteca, um anfiteatro, um estacionamento, a secretaria, a sala da diretora, a sala da coordenação, a sala de professores, 14 salas de aula (incluindo a sala de educação física que fica afastada destas e próxima à quadra), uma sala pra reuniões e HTP, um refeitório, um laboratorio de informática, um palco e um pátio, duas quadras sendo que uma é coberta, áreas livres, uma cantina, e um campo e futebol e um laboratório de química. Existem sete banheiros femininos e sete masculinos, dentre os quais dois são adaptados a pessoas com deficiência física.

Existem nestes banheiros quatro torneiras, e no pátio doze bebedouros. Através de observação também foi possível notar PAGF70F17 quatro torneiras, e no pátio doze bebedouros. Através de observação também foi possível notar que as carteiras e cadeiras estão rabiscadas com caneta, lápis e corretivo, pela ação delinquente dos alunos, e nas salas de aula o chão encontra- se visivelmente sujo em algumas salas (principalmente ao final o período, por ação dos próprios alunos); apesar de a limpeza das salas ser realizada ao final de cada período.

A escola possui também um considerável número de arvores, o que confere a ela um ambiente agradável e arejado. 1. 2. ESTRUTURA PEDAGÓGICA 1 )De quantos membros se constituem o corpo docente? Contamos atualmente com 57 professores. 2)E discente? São aproximadamente 940 alunos ao todo. 3)Quantos funcionários trabalham atualmente? Treze. 4)Existem aulas de recuperação? (Reforço escolar) Sim. A pedido da entrevistadora (autora deste trabalho) a coordenadora se dispôs a resumir a função geral dos cargos escritos a seguir, com base no Regimento Escolar.

Diretor (a): Administrar tudo que acontece no âmbito da escola (pedagógico, administrativo, pessoas, recursos). Representar a Escola. Vice Diretor (a): Substituir o diretor em sua ausência e dar assessoria quando este está presente. Coordenador (a): Coordenar a pedagogia geral da escola no apoio de docentes e discentes. Inspetores (as): Controlar e informar a direção sobre a movimentação dos alunos na escola. Atender professores e alunos. Zeladores (as): Zelam pela limpeza, higiene e conservação do prédio escolar e suas instalações. 1. 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ) Como são os in[cios de período? nicios de aula em cada período? Os professores acompanham os alunos (a respectiva turma) até suas salas. 2) Como são realizadas as trocas de aulas? Os professores trocam de sala, (o mecanismo de salas ambientes não é o vigente) e conseqüentemente este método evita a demora e desorganização típicas de quando as trocas são realizadas através da movimentação de um número elevado de 3) Em períodos de baixa umidade relativa do ar os professores são orientados quanto a estratégias que tenham por finalidade evitar a desidratação ou um possível mal estar por parte dos alunos? (Por exemplo. dir aos alunos que tragam garrafinhas com água; o professor levar toda a sala de uma vez para irem beber água a fim de alunos com sede não atrapalhem a todo momento o andamento da sala com interrupções) Não, os alunos têm liberdade pra irem beber água no momento em que sentirem sede. 4) Quanto tempo dura o intervalo? Quais são os serviços oferecidos durante o intervalo? Vinte minutos. Existe uma cantina que vende alimentos, bem como alimentos distribuídos gratuitamente que foram comprados com a verba enviada pela prefeitura. Existe ainda nesse espaço de tempo a utilização de música. ) Existe um grêmio estudantil? Como ele interage com a Direção? Sim, existe um grêmio para o ensino fundamental e um para o ensino médio. Ele é composto por treze alunos de diferentes salas, ele se comunica com a direção sempre que necessário, pra organizar atividades recreativas, palestras, enfim pra cumprir o papel de protagonismo juvenil. 6) Existem trabalhos que visem conscientizar os alunos a respeito da conservação do patrimônio público? (referente aos próprios materiais da escola 17 alunos a respeito da conservação do patrimônio público? (referente aos próprios materiais da escola) Quais são?

Como ele é realizado? Sim. Existe o projeto cidadania e conservação de patrimônio público. Através da exposição de argumentos em debates pelos professores, do incentivo à elaboração de trabalhos dos alunos como cartazes e paródias, bem como exposição de fitas de vídeo. 7) Houve métodos precedentes a este? Quais foram? Sim, houve um método que consistia em o aluno limpar sua própria carteira ao final do período, que tinha por finalidade fazê- lo compreender a importância da manutenção da higiene do ambiente escolar. 8) Quem os propôs? E qual foi o seu nlVel de eficiência?

Foi proposto por um consenso numa reunião de professores. Sua eficiência não foi confirmada, visto que os alunos continuaram a rabiscar carteiras, esse método logo foi suspenso, pois, o objetivo não era o de que os alunos limpassem as carteiras apenas, mas o fizesse de forma que se conscientizassem sobre a importância de conservá-las em bom estado. 9) Em que momento as salas são faxinadas pelos funcionários? Ao final de todo período (matutino, vespertino e noturno). IO) As reuniões de pais e professores para a divulgação de notas e faltas dos alunos ocorrem com qual periodicidade?

Os pais são avisados com antecedência? As aulas prosseguem normalmente esses dias após as reuniões? Bimestralmente. Sim, de uma semana a três dias antes. Sim, mas geralmente as reuniões são marcadas em períodos diversos para evitar que as aulas sejam prejudicadas, com exceção da turma noturna onde a realidade é diferente, uma vez que, muitas vezes sao os próprios alunos Já maiores e responsave. s por s realidade é diferente, uma vez que, muitas vezes são os próprios alunos já maiores e responsáveis por seu próprio desempenho escolar. 1) A frequência de participação dos pais às reuniões escolares é satisfatória? Quais benefícios essas participações trouxeram ? scola? Não. Poucos pais vêm às reuniões e eles não colaboram com nada neste sentido. 1 2) Os alunos são direcionados a esta escola segundo qual critério? Através de mapeamento de endereço. (Distancia da moradia até a escola). 1 3) O regulamento escolar foi elaborado sob quals condições? Ele é revisto constantemente? Em reuniões onde participaram pais, professores, a direção e funcionários.

Sempre que mostrar-se necessário, mas geralmente a cada dois anos. 14) Foi possível notar durante observação que as aulas devem ser sempre registradas no caderno, independente de terem sido ealizados debates, ou aulas práticas (como no caso das aulas de educação física). Essa exigência é uma diretriz superior ou dependente da deliberação docente? É dependente da exigência do professor em questão. Apenas o diário do professor deve ser preenchido por exigência da Secretaria Estadual da Educação. 1 S) Quanto às eventuais cabulações de aulas, quais são as providências tomadas? ? feito um registro que permanece como documento da escola. Os pais serão comunicados, e em casos extremos o conselho tutelar. 1 6) Qual o procedmento quando o aluno chega atrasado às aulas? Até IO minutos de atraso são toleráveis. Passados esses minutos eles entrarão na próxima aula. Em casos de atrasos com muita freqüência os pais são comunicados. 1 7) Outras ações indiscipli adas de que maneira? 1 7) Outras ações indisciplinares são tratadas de que maneira? Da mesma maneira, mas em caso extremos um boletim de ocorrência pode ser efetuado na delegacia. 8) Ações como mascar chicletes e usar bonés durante a aula são proibidos segundo o regulamento da escola? Não, fica a critério do próprio professor durante a aula, de acordo com sua capacidade de ser respeitado e obedecido. 19) Existe algum jornal interno que circule na escola? Não. Já houve projetos no qual um jornal foi editado uma vez por ano. 20) Como é aproveitado o espaço físico da escola? (Anfiteatro, sala de computadores) O Anfiteatro é utillzado pra reuniões com os pais, ou comunidade e eventualmente para a apresentação de peças teatrais realizadas por alunos da escola.

A sala de informática é eventualmente utilizada como apoio pedagógico para os professores durante aulas, bem como para a capacitação profissional de professores. As instalações podem ser utilizadas pela comunidade desde que não seja para fins lucrativos. 21) Já foram realizadas excursões através da escola? Quais? Os alunos já foram levados até a Usina, até a W Fronteira, ao cinema (quando está sendo exibido um filme com uma temática pertinente ao que tema está sendo trabalhado através de projetos ou mesmo às aulas em si), à Sabesp. I BIBLIOTECA 1. Quantos livros a biblioteca a possui?

Aproximadamente 14 000 livros. 1 . Como é a acomodação dos alunos na biblioteca? Existem oito mesas e cinquenta e três cadeiras. 3) Como são registrados os livros? Através de um livro de tombos. pela sequência de numeração, nome do autor, nome do livro, editor e data de publicação. 4) Como são realizados os empréstimos ent utor, nome do livro, editor e data de publicação. 4) Como são realizados os empréstimos entre alunos? Eles assinam seus nomes no livro e tem o prazo de sete dias pra devolução, podendo renovar mais sete dias (para isso precisam ir a biblioteca assinar novamente). ) Existe algum procedimento quando o aluno atrasa a devolução de livros? Não. Isso dificilmente acontece, mas quando ocorre com muitos dias de atraso o aluno fica um per[odo sem poder retirar livros. 1 . Todos os livros podem ser retirados? Não, apenas os de literatura. Os livros que tratam de temas relacionados a disciplinas específicas ou livros para realização e pesqulsas permanecem na biblioteca e podem ser apenas consultados. 1 . Pessoas que não estejam matriculadas na escola têm acesso aos livros também? Sim, a comunidade, apenas os alunos podem retirar livros, mas as outras pessoas podem fazer consultas. . Os professores costumam utilizar os recursos da biblioteca com frequência pra enriquecer suas aulas? Como os alunos procuram pelos livros? Sim. Os livros de literatura estão catalogados numa pasta em seqüência alfabética pelos títulos e os livros para pesquisa são separados em estantes de acordo com os temas sendo retirados pela própria bibliotecária quando solicitada. . Qual é o período de funcionamento da biblioteca? Funciona nos per[odos de aula (manhã, tarde e noite). 1. 5. MERENDA ESCOLAR 1) Qual o órgão responsável pela merenda escolar?

A prefeitura cede os alimentos que são entregues pela cozinha piloto e são preparados pela cozinheira contratada também pela prefeitura. 2) Existe algum período de aulas no qual há um maior número de crianças que desfrutam des crianças que desfrutam desse recurso? Sim. No período vespertino. 3) Cite três cardápios diferenciados que são concedidos. Pão com carne, mingau de chocolate, e arroz com batatas e carne. 1 S. OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADES OFERECIDAS DURANTE O FINAL DE SEMANA 1) Existem projetos realizados com os alunos e comunidade durante os finais de semana?

Quais são? Sim. Projetos vinculados à Bolsa escola da Família. 2) E quais semços oferecem? Bisquit; pintura de desenhos; pintura em tecidos; fuxico; utilização de pirógrafo (instrumento utilizado no processo da pirogravura); pintura em gesso; confecção de bonecas de pano; aulas de inglês; aulas de espanhol; violão; flauta; sopro; técnicas de voz; fanfarra; padaria artesanal; teatro; ping pong; aulas de capoeira; recreação; basquetebol; futebol de campo; break (dança do hip hop). ) Em que horários? Aos sábados e domingos das 9:00 hs as 17:00 hs.

A escola fica em funcionamento durante todo esse período por que as pessoas envolvidas nessas atividades alternam os horários que saem pra almoçar. 4) Quem os realiza? Alunos bolsistas de faculdades em Presidente Prudente, e alguns voluntários (pretendentes à bolsa de estudos ou não). 5) Qual é o número de participantes para cada atividade? Eles precisam estabelecer algum compromisso em relação ? assiduidade? O número varia e a maioria das atividades não possui um grupo fixo (excetuando as aulas de espanhol e inglês que são sequenciais). Não. 6) Quanto tempo é utilizado na realização das atividades?

As atividades duram até que o interesse decaia. PAGF40F17 atividades duram até que o interesse decaia. Os alunos bolsistas entregam um relatório ao final de cada semestre, à coordenadora do projeto, que será enviado às respectivas instituições superiores que cederam a bolsa de estudos. 2. INTRODUÇAO A observação da estrutura escolar possibilita identificar a complexidade dos processos envolvidos no ensino escolar, a responsabilidade inerente aos profissionais que a ele resolvem se dedicar com seriedade e além disso, compreender a relevância a escola enquanto instituição que atua em interação com a comunidade.

O estágio supervisionado apresenta-se como uma ferramenta que permite integrar o graduando com a estrutura escolar e ainda reconhecer nas aulas que são assistidas metodologias de ensino e a resposta dos alunos a estas. Na disciplina de química o estágio é um mecanismo imprescindível para que o futuro professor possa observar as aulas do ensino médio de uma forma critica e extrair informações de como se deve proceder durante a ministração de aulas e finalmente consolidar informações de didátlca e metodologia de nsino.

Atualmente, existe uma crescente preocupação governamental em contextualizar o ensino, e com a disciplina de química não é diferente. A atual proposta curricular visa integrar conhecimentos conceituais com os processos químicos, aplicações tecnológicas, ambientais aos quais a sociedade é exposta. Embora as escolas particulares também visem essa contextualização conceitual, devido ao fato de essa também ser uma proposta dos atuais vestlbulares e do exame nacional do ensino médio, ainda continua impossível fazer uma equiparação às escolar publicas e particulares visto q

Formação de preço

0

INTRODUÇAO Desde o século XX se observa a preocupação dos gestores com a formação do preço de seus produtos e

Read More

Manual de estágio supervisionado

0

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA HISTÓRIA 2010 INDICE APRESENTAÇÃO. .. 03 REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO a) Contextualizando………… „ 04 b)

Read More