Estágios da demanda

Categories: Trabalhos

0

Conceito de demanda A demanda é a procura de um indivíduo por um determinado bem ou serviço e refere-se à quantidade do que ele deseja comprar e se está capacitado a comprar. A demanda é uma aspiração, um desejo e não a realização deste. Ela é um anseio de comprar e realização dele se dá pela compra do bem desejado. Logo, concluímos que demanda é a procura e nao a compra. • É preciso que o consumidor tenha renda para participar do mercado do certo bem para assim poder comprá-lo. Na realidade, nem todo desejo do consumidor se manifesta no mercado sob forma de demanda.

O anseio de um consumidor comprar um bem somente influir desejo puder ser tra bem em questão. esse bem se tal monetária para o ora to view nut*ge • O Marketing tem a função de influenciar o desejo dos consumidores e não às necessidades destes. Ele faz de modo que o desejo por um produto específico se traduza por uma demanda. O Papel do Marketing é suscitar e entreter esta demanda. Estágios da demanda A administração de marketing é a parte do marketing que trata do gerenciamento da demanda.

E que pretende regular o nível, tempo e o caráter da demanda, a fim de ajudar a empresa a atingir seus objetivos. Para isso, são utilizadas várias estratégias: o marketing de conversão, de estímulo, de desenvolvimento, de sincronização ou sincromarketing, de manutenção, de redução ou demarketing e de estímulo. A demanda de um mercado pode se um determinado bem ou serviço. As principais formas como a demanda se expressa são: Demanda negatlva, inexistente, latente, declinante, irregular, plena, excessiva e indesejada.

Cada uma destas formas que a demanda pode apresentar exige uma tarefa especifica do profissional de arketing, para modificá-la para um patamar que atenda aos objetivos da empresa. Apresentaremos aqui os estágios da demanda e iremos comentar um pouco sobre eles dando alguns exemplos. Demonstraremos também como o Marketing seria utilizado em cada estágio: • Demanda Negativa: Os clientes não estão atraídos pelo produto, ou seja, quando uma parcela significativa do mercado não gosta e até evita o produto/serviço.

Ex. : Vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, etc. Podemos usar neste caso o Marketing de Conversão, pois a arefa dele é analisar por que o mercado não gosta do produto e desenvolver um programa de marketing, redesenhando o produto, balxando os preços e usando uma promoção muito efetiva a fim de mudar a crença e as atitudes do mercado. • Demanda Inexistente: Os clientes podem desconhecer ou não estar interessados em um produto/serviço. Ex. Agricultores podem não ter nenhum interesse em novas técnicas de produção ou cultivo, estudantes universitários podem não estar interessados em cursos de língua estrangeira. A tarefa do Marketing neste caso é encontrar alternativas de ssociar os beneficios do produto às necessidades e interesses naturais das pessoas. pessoas. • Demanda Latente: Quando muitos consumidores compartilham uma necessidade que nenhum produto existente é capaz de satisfazer plenamente. Ex. : Cigarros que não prejudiquem a saúde, carros mals econômicos, etc.

O Marketing de Desenvolvimento irá estimar o mercado potencial e facilitar o deslanchar do produto. • Demanda Declinante: Quando o número de consumidores diminui gradativamente em relação à demanda anterior. Ex.. Menor número de fleis nas igrejas, menor número de novos fumantes, etc. Neste caso, o Marketing utilizado será o Remarketing onde irá analisar as causas do declínio do mercado e determinar se a demanda pode ser revigorada através de novos mercados-alvo, mudanças nas características dos produtos ou através de uma comunicação mais eficaz.

A tarefa de marketing é reverter ? demanda declinante via outro marketing criativo do produto. • Demanda Excessiva: Quando o volume de consumidores é maior do que a empresa pode ou deseja atender. Ex. : Jogos de finais de campeonato, shows de artistas famosos e na moda, reservas ambientais, etc. PAGF3ÜFd arefa de marketing é fazer com que as pessoas que gostem de alguma coisa deixem de gostar, usando ferramentas, tais como: comunicações que atemorizam preços elevados e escassez de produto. ?? Demanda Irregular: Quando apresenta variações sazonais, diárias ou mesmo horárias, gerando picos e ociosidade. Ex. : Transporte coletivo, museus (Museus são pouco visitados durante os dias de semana e superlotados nos fins-de- semana) cinemas, shoppings, etc. A tarefa de marketing, chamada marketing de sincronização é encontrar alternatlvas de alterar o horário da demanda através de reço flexível, promoção e outros incentivos. ?? Demanda Plena: Quando o volume de consumidores é satisfatório para a empresa. Ex. : Empresas trabalhando a plena capacidade de produção e atendimento ao seu mercado, sendo necessários grandes investimentos para ampliar a demanda. A tarefa de marketing é manter o nível atual de demanda diante da mudança da preferência do cliente e da concorrência acirrada Bibliografia: http://www. administradores. com. br/informe-se/artigos/marketing -conceitos-definicoes/26275/ http://www. administrador orme-se/artigos

Normas din, jis, bs uns, afnor

0

FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES FACULDADE DE ENGENHARIA SOUZA MARQUES CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA -TURMA E341M org to view nut*ge ESTRUTURA

Read More

Gestao de pessoas em instituiçoes do terceiro setor;uma reflexao necessaria

0

TERRA E CULTURA, ANO XVIII, NO 35 40 GES AO DE PESSOAS EM INSTITUIÇOES DO TERCEIRO SETOR: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Read More