Estratégias de atuação proativa nas questões regulatórias: a experiência do núcleo de assuntos regulatórios de uma operadora de saúde na melhoria da qualidade rumo a acreditação (fgv)

Categories: Trabalhos

0

Estratégias de atuação proativa nas questões regulatórias: a experiência do núcleo de assuntos regulatórios de uma operadora de saúde na melhoria da qualidade rumo a acreditação (fgv) Premium ay edsonfferreira 08, 2012 2 pages Em onze anos de existência, a ANS vem ampliando sua atuação de um modelo de fiscalização para um modelo de qualificação de processos visando garantir a entrega e a qualidade do produto/ serviço para o consumidor, rumo a acreditação.

De um modo geral, essa movimentação, inicialmente, foi ntendida pelas operadoras e tratada apenas como cumprimento legal de normas, suje Analisando essa tend cia ar 2 oportunidade, a Ope cr questões regulatória Núcleo de Assuntos mo uma proativa nas atégico e instituiu o incipais atribuições dessa área são avaliar, apresentar e discutir o tema regulatório na Operadora e atuar junto às áreas de negócios para qualificar processos, sistemas e informações sujeitos à normatização, preparando para a acreditação. A partir de 2008, foi iniciado na Operadora um Projeto

Corporativo, coordenado pelo NAR, para promover mudança na cultura da empresa que tratava de forma fragmentada os processos e as informações regulatórias. Esse núcleo vem mobilizando e coordenando as áreas de negócios, através de um Grupo Técnico Multidisciplinar, acompanhando a agenda da ANS, possibilitando a atuação proativa nos eixos regulatórios e alavancando as ações para cumprimento das diretrizes da reguladora. O NAR estabeleceu pontos de controle de qualidade das informações desde a coleta de dados até o envio à ANS presentadas em atendimento às exigências regulatórias.

Através do monitoramento desses pontos de controle, foram identificadas adequações nos processos e implantadas pelos representantes das áreas de negócio que compõem o Grupo Técnico Multidisciplinar. O trabalho do NAR foi potencializado pela implantação simultânea do Sistema Integrado de Gestão (SIG), baseado em metodologias de qualidade e gerenciamento de risco, conforme as melhores práticas de gestão do mercado. As melhorias identificadas pelo NAR são sistematicamente inseridas nos rocessos da Operadora para garantir a conformidade legal, um dos requisitos do SIG.

As atividades exercidas pelo NAR provocaram a incorporação na rotina da organização o conhecimento e a prática da legislação vigente e trouxeram para a Operadora melhorias em diversos âmbitos. Destaque para as melhorias da gestão, obtidas pela análise crítica de processos internos visando atender a regulação. Quanto às melhorias das informações, essas foram alcançadas através da padronização e alinhamento interno de conceitos e tilização de sistemas de informação como ferramenta para gerar conhecimento com agilidade.

O resultado tanglVel da atuação inovadora do NAR e sua intervenção proativa nos processos foi a mudança do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) que saiu da faixa de 0,60 a 0,79, em 2008, para a faixa máxima de 0,80 a 1, em 2009. Essa atuação vem sendo mantida, visando à melhoria continua dos processos e indicadores que avaliam o desempenho da Operadora. Palavras Chave: Acreditação, Processos, Qualidade, Regulatório, Gestão, IDSS, ANS, Operadora.

Apicultura

0

[pic] or6 to view nut*ge Grosso tem apicultura diversificada. É uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais

Read More

Tecido conjuntivo

0

TECIDO CONJUNTIVO 1 ) Constituição do tecido O tecido conjuntivo é constituido por células bem diferenciadas e por abundante material

Read More